História EaD | História – Licenciatura – Uab

CONVITE: SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

Acontece nessa semana o Seminário de Apresentação do Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental, que será apresentado pelos alunos da primeira turma do Curso de Licenciatura em História EAD/UAB/UNIPAMPA.

A programação ocorrerá da seguinte forma:

Data Horário Polo
Dia 11/12 – Segunda – feira 20h30 São João do Polêsine
Dia 12/12 – Terça – feira 19h Seberi
Dia 13/12 – Quarta – feira 19h Sarandi
Dia 13/12 – Quarta – feira 20h30 Jacuizinho
Dia 14/12 – Quinta – feira 19h Candelária

 

As apresentações podem ser acompanhadas através do link:  https://meet.google.com/aba-enuy-iah?pli=1&authuser=1

 

 

 

Curso de História EAD/UAB abre edital para a seleção de coordenador de curso

Na última quarta-feira, dia 08 de novembro, foi lançado o Edital nº 445/2023, para a Seleção Simplificada para Coordenador de Curso de Graduação Licenciatura em História UAB/UNIPAMPA.

A inscrição é gratuita e ocorrerá através do formulário eletrônico conforme o endereço eletrônico https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/. As inscrições, conforme cronograma, podem ser realizadas das 14:00 do dia 10/11/2023 até as 14:00 do dia 10/12/2023, conforme horário de Brasília.

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas através do link: https://sites.unipampa.edu.br/prograd/coordenador-de-curso-ead/.

Pedidos de informações adicionais podem ser enviadas para o email: processoseletivouab@unipampa.edu.br.

Participe do XI Fórum EAD

Objetivo do XI Fórum:

Promover um espaço de reflexão e discussão onde educadores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados na EaD poderão compartilhar conhecimentos, trocar ideias, colaborar em projetos e explorar as melhores práticas relacionadas a essa área, visando aprimorar a educação a distância por meio do uso responsável e inovador da tecnologia.

Público-Alvo: Educadores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados na EaD.

Atividades síncronas pelo pelo canal Educação a Distância Unipampa no Youtube. Atividades assíncronas no MOODLE EaD.

Consulte a programação na página do XI Fórum EaD.

Formulário de inscrições disponível em: https://forms.gle/gjpe1Kop5vciQY9B9

Participe!

Semana da Acolhida Discente EaD

Entre os dias 27 de setembro e 04 de outubro, a Pró-reitoria de Graduação da UNIPAMPA irá promover a Semana da Acolhida Discente EaD.

No dia 27/09, às 19h30min, haverá a Aula Magna com a Profª. Cíntia Inês Boll (UFRGS), com o título: Educação a Distância na Licenciatura: Desafios e Estratégias para o Sucesso. A aula contará com a mediação da Profª. Drª. Fabiane Galafassi.

No dia 03/10, a programação inicia às 18h30min, com a palestra “Do ingresso à Diplomação: Boas-vindas da PROGRAD”, promovida pela Divisão de Educação a Distância (DED) – CG UAB. Após, às 19h30min, terá início uma Roda de Conversa, com o tema “Egressas da Unipampa: desafios e perspectivas da modalidade Ead”, com Camila Richardt, Nathália Martins e Taís Rodrigues.

No dia 04/10, encerrando a programação, às 18h30min, teremos a apresentação do “Sistema de Bibliotecas (SISBI) e os principais serviços oferecidos”, com as bibliotecárias Alexandra Porto e Silvia Betancourt.

Assista toda a programação em: https://www.youtube.com/progradunipampa

Coordenador do Curso realiza visita aos Polos

Foram realizadas,  durante os dias 30 de novembro a 3 dezembro do ano de 2022, visita presencial aos polos do Curso de Licenciatura em História das cidades de Candelária, Jacuizinho e São João do Polêsine. Durante a visita, o coordenador o Prof. Dr. Ronaldo Colvero, estabeleceu diálogo com as respectivas coordenação de polo e tutores presenciais e também pode ter contato com alguns alunos.
Houve também a entrega de materiais de consumo e camisetas para serem distribuídos para os discentes do curso e para a manutenção do polo.

Unipampa se prepara para processo de recredenciamento pelo MEC

A Unipampa irá receber, de 29 a 31 de maio, comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o processo de recredenciamento institucional realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Este processo é obrigatório para o funcionamento de todas as instituições de ensino superior do país, sendo que a última avaliação da Unipampa ocorreu em 2016.

Portanto, serão especialmente avaliados os últimos oito anos de atividades.

🌐 Confira o site do recredenciamento: bit.ly/3pKppTU

➡️ Saiba mais em: bit.ly/3o6LrzS

solicitação de aproveitamento e dispensa de componentes curriculares, referente ao semestre letivo 2022/1.

 Informamos que de 10 a 14 de janeiro de 2022, conforme o Calendário Acadêmico da Graduação 2022 para os cursos à distância UAB/Unipampa – Portaria n.º 1791, de 20 de dezembro de 2021-, é o período para a solicitação de aproveitamento e dispensa de componentes curriculares, referente ao semestre letivo 2022/1.
 
Para esta ação, a Prograd disponibilizou formulários, por campus proponente e por curso, para que os discentes possam realizar suas solicitações. A solicitação compreenderá no preenchimento do formulário e na anexação dos documentos solicitados no mesmo (histórico acadêmico que conste o componente cursado e ementa do componente cursado).
 
Para tanto, o discente deverá utilizar o seu e-mail institucional para o preenchimento. A utilização do login e da senha institucional servirá como elemento de autenticação e assinatura eletrônica, ficando dispensado, assim, o envio de documento físico assinado. 
Formulário do curso de licenciatura em História UAB: https://forms.gle/ZQB6TFKt9WVSA8G29

XI Seminário Internacional de Memória e Patrimônio. 26 a 29 de Outubro de 2021.

 

“XI Seminário Internacional de Memória e Patrimônio” terá como eixo gerador a discussão da Memória e do Patrimônio em tempos de pandemia.
Ao anúncio feito em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde, de que estávamos diante de uma pandemia causada pelo novo Coronavírus, inúmeras medidas sanitárias foram instituídas nos países afetados, dentre elas o uso de dispositivos de proteção e higienização e o distanciamento social, que, em alguns locais, se caracterizou por um confinamento prolongado e medidas de bloqueio absoluto da circulação de pessoas no espaço social. Ao mesmo tempo em que tais medidas restritivas eram adotadas pelo poder público (não sem contradições e descumprimentos, como no caso brasileiro), crescia exponencialmente o número de contaminados e vítimas fatais da COVID-19.
A velocidade com que o vírus se propaga se fez sentir nas mudanças bruscas que se impuseram (e ainda se impõem) aos indivíduos em suas vidas cotidianas, na organização dos espaços coletivos, na morte como uma realidade devastadora e na ruptura com as formas sociais de lidar com ela. A morte por COVID-19 ocorre em geral no anonimato do ambiente hospitalar, sem presença dos próximos, sem rituais
fúnebres, sem os gestos que declaram socialmente a despedida e instauram o tempo do luto.
Quase imediatamente ao ordenamento social pautado pelo medo do contágio, por quarentenas prolongadas e estatísticas aterradoras, os meios de comunicação passaram a registrar obituários de mortos pela COVID-19, memoriais virtuais se proliferam no mundo todo, fazendo emergir novas formas de memorialização imediata em sites e redes sociais. A Internet assumiu rapidamente o papel de espaço público de compartilhamento do íntimo e privado, como a doença e o luto, bem como se constrói através dos novos dispositivos comunicacionais, mementos mori que buscam retirar as vítimas de suas mortes silenciosas e lançá-las também como atores da memória coletiva da pandemia.
Concomitantemente, museus, arquivos, bibliotecas, centros culturais, fecharam-se ao acesso público presencial seguindo os protocolos sanitários, lançando mão de formas alternativas remotas de gestão e comunicação, demonstrando resiliência, com a finalidade de cumprirem seus papéis sociais. Entretanto, tendo em vista as dificuldades com que já operavam algumas dessas instituições, em países como o Brasil, por exemplo, a difícil digitalização de conjuntos documentais e bibliográficos impede que o usuário tenha acesso aos seus acervos. É importante ressaltar também que muitas instituições foram severamente abaladas pelas consequências sociais e econômicas da pandemia, resultando no fechamento definitivo de tais espaços memoriais e patrimoniais.
Em abril de 2020, a UNESCO lançou uma declaração na qual conclamou os Estados Nação a que se lancem na tarefa de organizar o que denominou como “patrimônio documental sobre a pandemia” no intuito de registrar o grave problema mundial para gerações futuras. Porém, o ritmo com o qual a pandemia e seus devastadores efeitos agem sobre as sociedades e seus espaços memoriais e patrimoniais, é inúmeras vezes mais acelerado do que o movimento de constituição de acervos documentais, de registros dos desaparecimentos de vidas e dos impactos econômicos sobre comunidades que tinham nas manifestações patrimoniais formas de geração de economia. Ainda, tais efeitos se fazem notar de forma assustadora na pilhagem de bens culturais, sejam aqueles sob guarda de instituições como museus ou mesmo sítios patrimoniais. De acordo o subdiretor geral para a Cultura da UNESCO, Ernesto Ottone Ramirez, “a pandemia é um flagelo…mais pilhagens, menos informações, menos missões, menos controle”. Os sítios arqueológicos, os sítios patrimoniais, museus e outros bens culturais ao redor do mundo, foram esvaziados de público desde o começo da pandemia. A prioridade dos Estados voltou-se para o enfrentamento da crise sanitária, enquanto os bens patrimoniais passaram a ser alvo, em maior intensidade e com menor controle, dos saqueadores que, via de regra, utilizam-se do mesmo meio que, paradoxalmente, vem sendo um espaço de informação e mitigação dos efeitos danosos da pandemia sobre as comunidades, para comercializar bens culturais obtidos nas pilhagens: a Internet.
A precariedade e a vulnerabilidade cercam tanto a vida humana quanto os elementos patrimoniais que, dentro dos museus e das instituições de memória e patrimônio  que estiveram ou continuam fechados, sentem o peso da crise social, política e sanitária.
Assim, abordar estes temas, no contexto atual da pandemia da COVID-19, torna-se essencial no campo das Ciências Humanas e Sociais, e por isso o XI SIMP  busca conhecer e discutir as diferentes formas de constituir a memória coletiva do fenômeno da pandemia do novo Coronavírus. Que este evento possa ser um fórum no qual os temas da memória e do patrimônio devem convergir no intuito de serem propostos diagnósticos e possíveis formas de ações frente ao “flagelo” que se acometeu sobre nós desde março de 2020.
Comissão Organizadora:
Carolina Gomes Nogueira
Carolina Magalhães Falcão
Dani Marin Amparo Rangel
Darlan De Mamann Marchi
Giane Trovo Belmonte
Gisele Dutra Quevedo
Helena Amaral Guedes
Jaime Alberto Bornacelly Castro
Luciana de Castro Neves Costa
Maria Leticia Mazzucchi Ferreira
Olivia Silva Nery
Priscila Chagas Oliveira
Vanessa Patzlaff Bosenbecker
Fonte: site do XI Seminário Internacional de Memória e Patrimônio. 26 a 29 de Outubro de 2021. disponível através do link : https://eventos.congresse.me/xi-simp/edicoes/xisimp-1-edicao#schedule