Estrutura Curricular | Especialização em Gestão Pública e Meio Ambiente

Estrutura Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO (EM ORDEM ALFABÉTICA)

1- Administração Pública

Ementa: Gestão pública. Processo administrativo na gestão pública: planejamento, organização, direção e controle. Grandes áreas de gestão pública (finanças, recursos humanos, marketing). Administração de materiais e serviços.

2- Degradação do solo

Ementa: Erosão do solo. Degradação física. Degradação química. Poluição do solo. Arenização.

3- Economia do Setor Público

Ementa: Funções do Governo; Política e desenvolvimento econômico; Conceitos de Formas de Governo; Desenvolvimento econômico Brasileiro; Desenvolvimento e gestão pública regional; Finanças públicas; Economia Brasileira contemporânea.

4- Gestão Ambiental Rural

Ementa: Propriedades rurais; Saneamento rural; qualidade da água no meio rural; caracterização dos sistemas de fornecimento de água no meio rural; resíduos orgânicos; tratamento de efluentes.

5- Gestão de Áreas Degradadas

Ementa: Gestão de áreas degradadas em ambiente urbano. Restauração ecológica de ecossistemas degradados. Uso de espécies nativas e plantadas para recuperação de áreas degradadas. Recuperação de matas ciliares. Uso de sistemas de produção na recuperação de áreas degradadas.

6- Gestão de Recursos Hídricos

Ementa: Caracterização da água como um recurso natural de interesse econômico, social e ambiental que envolve interesses difusos e necessidades de usos setoriais bem definidos, tais como para a irrigação, a geração de hidroeletricidade, o abastecimento urbano, o transporte fluvial e a diluição de efluentes entre outros. Análise critica de métodos de avaliação quantitativas dos recursos hídricos e o conhecimento dos sistemas institucionais de gestão.

7- Gestão Pública em Agronegócios

Ementa: Agronegócio: Conceituação, Vertentes e Importância. Sustentabilidade e Agronegócios. Caracterização da Gestão Pública em Agronegócios. Planejamento e a gestão de estratégias do agronegócio em organizações públicas. Políticas Públicas em agronegócios. Estudos de Casos.

8- Gestão Urbana

Ementa: Políticas Urbanas; Paisagem urbana; Mobilidade urbana; Dinâmicas urbanas.

9- Legislação Ambiental e Florestal

Ementa: Política Nacional do Meio Ambiente; Código Florestal Federal; Cadastro Ambiental Rural (CAR); Código Florestal do RS; Crimes Ambientais; Concessão de Florestas no Brasil; Mata Atlântica; Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

10- Logística Reversa na Gestão Pública

Ementa: Logística tradicional. Logística reversa. Logística reversa de bens de pós-consumo. Condições e objetivos da implementação da logística reversa. Logística reversa de bens de pós-venda.

11- Metodologia de Pesquisa

Ementa: Ciência, metodologia e conhecimento. Texto científico, metodologia e tipos de pesquisa. Métodos de Pesquisa. Técnicas de coleta de dados usados em ciências sociais. Tipos de publicações. Citações e Referências Bibliográficas.

12- Políticas Públicas e Meio Ambiente

Ementa:  Conceitos em Políticas Públicas. Visões do Estado e Análise Política. Implementação de Políticas Públicas Ambientais. Organizações e Políticas Públicas Ambientais. Análise de Políticas Públicas Ambientais.

13- Saúde Pública

Ementa: Saúde pública: conceituação, diferenças culturais e sua influência. Saneamento básico e sua relação com a saúde da população. Desenvolvimento e saneamento. Sistema Nacional de Saúde e políticas públicas.

14- Tópicos Especiais (Disciplina Eletiva)

Ementa: dependerá do tema a ser abordado

15- Trabalho de Conclusão de Curso 1 (TCC 1)

Ementa: Desenvolvimento das etapas que compõem o trabalho. Pré-projeto de pesquisa. Definição do problema a ser estudado. Pesquisa bibliográfica. Metodologia. Resultados esperados. Cronograma de atividades.

16- Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2)

Ementa: Coleta de dados.  Elaboração do Relatório Final. Apresentação do Trabalho perante a Banca.