Corpo docente | Especialização em Políticas Públicas

Corpo docente

 

Me. Alex Sander Retamoso

Graduado em Administração com Habilitação de Empresas pela Universidade da Região da Campanha (2005) e mestrado em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é servidor público na Universidade Federal do Pampa campus São Borja. Professor da URI Campus Santiago. Possui experiência na área de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0901618842564347

Prof. Me. Augusto Clemente

Professor Assistente na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Bacharel em Ciência Política (2007) pela Faculdade Internacional de Curitiba, Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (2011) e Mestre em Ciência Política (2011) pela mesma universidade – UFPR. Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atuou como editor da seção Oficina de Pesquisa da Revista Eletrônica de Ciência Política da UFPR e como Professor Orientador (EAD) do curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal do Paraná – IFPR. Publicou 3 artigos em Periódicos Científicos, 1 capítulo de livro e organizou 1 Dossiê em Revista Especializada. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Política, Teorias da Democracia e Teorias da Cidadania.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8832541374007105

 

Prof. Dr. Cláudio Júnior Damin

Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política e doutor em Ciência Política pela UFRGS. Professor Adjunto de Ciência Política na Universidade Federal do Pampa, campus São Borja – RS. Áreas de interesse: política internacional, poderes de guerra nos Estados Unidos, poderes emergenciais em democracias, estado de exceção, sistema norte americano de checks and balances, neoconservadorismo, 11 de setembro de 2001, eleições.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1714025091700847

 

Prof. Dr. Daniel Etcheverry

É natural da República Oriental do Uruguai e cidadão brasileiro por naturalização desde setembro de 2010. É doutor e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. Fez doutorado sanduíche na Universidad Complutense de Madrid. A tese de doutorado, aprovada com distinção, foi um trabalho etnográfico comparativo entre os discursos migratórios em Porto Alegre, Madri e Buenos Aires por parte dos mediadores. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) desde junho de 2011, é responsável pelas disciplinas de Antropologia I e II e Movimentos Sociais do curso de Ciências Sociais – Ciência Política (CSCP) e de Antropologia Social no curso de Serviço Social. fundou e coordena o Grupo de Estudos em Antropologia Social e Pensamento Crítico (ASPEC) , é atualmente Coordenador da Comissão Local de Pesquisa e membro da Comissão Superior de Pesquisa. E também membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de CSCP da Unipampa, membro pesquisador do Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACi) da UFRGS desde 2005 e participou do Grupo de Apoio a Refugiados e Imigrantes (GAIRE- SAJU) da Faculdade de Direito da UFRGS. Desde 2004 tem-se dedicado ao estudo das migrações contemporâneas dentro e desde a América Latina, abordando os diversos aspectos da construção da cidadania e os Direitos Humanos. Pesquisou também sobre saúde pública, particularmente as questões relativas às DST/Aids e suas transversalidades com problemáticas raciais e de gênero, sobre movimentos sociais, participação política dos jovens e religiões de matriz africana. Interessa-se também por blocos regionais e processos políticos internacionais, especialmente latino-americanos e, atualmente, segue de perto o processo de paz da Colômbia. Participou em congressos e seminários em varias cidades da América do Sul e do Norte e da Europa. Trabalhei com tradutor e professor de inglês em algumas capitais da América do Sul e em Eau Claire (Estados Unidos).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6135006690906896

 

Prof. Dr. Davide Carbonai

Professor adjunto na Universidade Federal do Pampa (campus de São Borja-RS). Conseguiu Laurea Magistrale em Ciência Política em 2001 (Università di Firenze) e Doutorado em Sociologia Econômica (Università di Teramo; 2005). Em 2006 recebeu o prêmio “Giovani ricercatori”, pela revista italiana “Polis. Ricerche e studi su società e politica in Italia”. Sempre na Italia, lecionou Sociologia econômica e Sociologias das Organizações na Università di Teramo e atuou em vários institutos de pesquisa, principalmente na área de relações trabalhistas e de políticas públicas (2005-2009). Foi pesquisador visitante na Université Catholique de Louvain-la-Neuve (2009-2010) e na Università di Firenze (2012).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1654356891323370

 

Prof. Dr. Edson Romário Monteiro Paniagua

Possui graduação em História pela Universidade da Região da Campanha, URCAMP (1993), Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS ( 2013). Professor Assistente no Curso de Ciências Sociais (Ciência Política) e Professor Assistente e Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus de São Borja, Rio Grande do Sul, em regime de dedicação exclusiva. Experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteiras, violência, política e criminalidade na área platina durante o século XIX.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7079815998550043

 

Profa. Dra. Elisângela Maia Pessôa

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Contestado (1999), Especialista em Serviço Social e Políticas Sociais: mercado de trabalho (2001) e em Práticas Sociais com Famílias (2003). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS (2007) e Doutora em Serviço Social, também pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS (2010). Atuou como Assistente Social na Prefeitura Municipal de Santo Antônio das Missões e Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga – desempenhando a função de Supervisora de Campo de Estagiários em ServiçoSocial, níveis I, II e III. Trabalhou também como Perita do Judiciário Federal de Santo Ângelo e como Coordenadora do Curso de Serviço Social da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Coordenadora de Estágios em Serviço Social e docente com carga horária de 40 horas semanais. – extensão São Luiz Gonzaga. Ministrou as disciplinas de Ética Profissional e Política Social I, II , III, Políticas de Atenção a Criança e Adolescente, Pesquisa em Serviço Social II, Supervisão de Estágios I, II, III, Trabalho de Conlusão de Curso I e II, Supervisora Pedagógica de Estágio Curricular e Orientadora de TCCs I (projeto) e II (monografgia). Possui experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Educação e Formação Profissional de Assistentes Sociais, Práticas Sociais com Famílias, Gerontologia Social e Politicas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, política pública de Assistência Social e Sistema Único de Assistência Social, violência sexual, doméstica e infanto-juvenil (Sentinela e Medidas Sócio-Educativas), idoso – gerontologia social -, e dependência química – drogas. Fundadora da empresa Absoluta Consultoria Social, atendendo demandas interventivas no âmbito social de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em relação a projetos sociais, balanço social e responsabilidade social. Atualmente atua como docente e Coordenadora Acadêmica da Unipampa Campus São Borja. É membro do Comitê de Ética da Universidade Federal do Pampa. Atua como avaliadora ad hoc PROEXT MEC. Faz parte do NDE e Comissão de Curso do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3560576146942774

 

Prof. Dr. Evandro Ricardo Guindani

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no campus de São Borja-RS. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Graduado em Filosofia pela Unifai/SP(1995). Tem experiência na área da Educação com ênfase em sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, políticas de avaliação, educação e desenvolvimento econômico.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0392455526575019

 

Profa. Dra. Lisianne Pintos Sabedra Ceolin

É Doutora em Direito pela PUCRS, tendo sido aprovada com louvor em março de 2011, na Área de Concentração Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Direito Privado. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e mestrado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2006). Atuou como docente na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Campus Uruguaiana (2003-2009). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Borja.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4752000647024265

 

Prof. Me. Muriel Pinto

Professor Assistente da Unipampa – Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja-RS. Doutorando em Geografia pela UFRGS (2012). Mestre em Desenvolvimento Regional/ Bolsista CAPES pela Universidade de Santa Cruz do Sul RS (UNISC). Licenciado em Geografia pela (URI) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo/ RS (2007). Foi colaborador do IAPH (Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico de Sevilla-Espanha) e do IPHAN. Tem experiência em planejamento estratégico de diversas regiões do RS, através dos COREDES. Possui diversas publicações em revistas nacionais e internacionais. Integrante de Grupo de Pesquisa CNPQ, “O estudo do espaço social e suas transformações, implicações sobre a territorialidade e a gestão territorial”, vinculado a UFRGS. Atua nas seguintes temáticas: representações culturais; Patrimônio Cultural; Identidades socioterritoriais; Planejamento Regional; relações fronteiriças do Pampa.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4605424722032113

 

Prof. Dr. Ronaldo Bernardino Colvero

Possui graduação em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (2003) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). É professor adjunto na Universidade Federal do Pampa, atuando no curso de Ciências Sociais – Ciência Política e Licenciatura em Ciências Humanas. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas. Participa do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio da Prefeitura Municipal de São Borja; exerceu a função de coordenador do Curso de Ciências Sociais – Ciência Política da Universidade Federal do Pampa. Desde 2003 vem participando, elaborando e orientando projetos de pesquisa nas áreas de História, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Ciência Política, Educação, Memória e Patrimônio.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3017947075069963

 

Profa. Dra. Susana Cesco

Professora Recém-doutora (bolsista PRODOC/CAPES) no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – CPDA/UFRRJ. Possui doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental e História Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: migrações, agricultura, paisagem, mata atlântica, história do abastecimento. Atualmente é uma das coordenadoras do Laboratório de História e Ecologia (IH/UFRJ) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Ruralidades (CPDA/UFRRJ).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1534977452527340

 

Prof. Dr. Thiago Sampaio

Cientista Político, mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em opinião pública e comportamento político. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5732810793287055

 

Prof. Dr. Tiago Costa Martins

Bacharel em Comunicação Social, hab. Relações Públicas, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2014). Doutorado Sanduíche no Exterior (bolsista PDSE/CAPES) na Universidade da Beira Interior – UBI, Laboratório de Comunicação – LabCom, Covilhã, Portugal (2013). Consultor “ad hoc” do Conselho Regional de Desenvolvimento – COREDE Central no Plano Regional de Desenvolvimento da Região Central do RS e no Plano de Desenvolvimento Local – Itaara – RS (2010-2012). Integrante do Grupo de Pesquisa “Processos e Práticas em Atividades Criativas e Culturais” (Unipampa/CNPq). Atualmente é professor Assistente do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa – São Borja e integrante do Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais – OMiCult. Coordenador do projeto de pesquisa “A alocação de recursos públicos e a possibilidade de configuração de um arranjo produtivo da cultura regional: a Rota Missões no Rio Grande do Sul” (financiado pelo Ministério da Cultura e pelo CNPq). Atua nas áreas de relações públicas, cultura e desenvolvimento, com ênfase em agentes e instituições culturais, economia e política da cultura.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8453699175226274