A chuva que caiu em Bagé na tarde dessa quinta-feira, 17, não desanimou a festa armada pelo Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) para recepcionar os alunos em sua nova casa. A acolhida a calouros e veteranos dos turnos diurno e noturno marcou o início das atividades no novo prédio recém entregue, no bairro Malafaia. Foi um dia marcado pela emoção dos membros da comunidade que deram seu depoimento sobre a importância da UNIPAMPA na vida da cidade e pela alegria de todos os estudantes, professores e servidores técnico-administrativos que passam a contar com um local definitivo para o desempenho de suas atividades.
A ação inaugural do semestre foi aberta com as boas vindas do diretor do Campus, Fernando Junges, que falou sobre a alegria dele e de todos os servidores em poder receber os 1.800 estudantes nas novas instalações. A reitora Maria Beatriz Luce aproveitou para agradecer a todos que se envolveram e apoiaram a instalação da UNIPAMPA em Bagé, e brincou com a condição climática atípica neste verão. “O céu chora lágrimas de alegria hoje”.
A comunidade acadêmica e de Bagé pode expressar seus sentimentos a respeito da implantação da Universidade e do Campus no bairro Malafaia em vídeo realizado por acadêmicos e em alguns depoimentos dados ao longo das apresentações. Entre os principais tópicos abordados, a oportunidade de conquistar um curso superior, antes uma realidade reservada a poucos, foi a mais evidente. Comerciantes falaram sobre o desenvolvimento tido com a movimentação provocada pela Instituição no município, e professores da rede pública falaram das esperanças renovadas de seus alunos e a vontade semeada em cada um de buscar um diploma.
Essa oportunidade para os estudantes de Bagé foi tematizada também pelo prefeito, Dudu Colombo, que se disse contente, como professor, em hoje encontrar ex-alunos no quadro discente da UNIPAMPA. “Antes eu os encontrava na rua e perguntava ‘o que tu estás fazendo’ e a resposta era ‘nada’”, contou. A supervisora da Escola Peri Coronel, do bairro onde está o Campus, Claudia Maydana, incentivou a todos, em sua fala, a persistirem em seu sonho e irem até o final. “Espero que todos que aqui adentram não desistam e cheguem no momento maior, a formatura”.
Cheiro de casa nova
Quem estudou nos prédios utilizados pela UNIPAMPA nos últimos anos se mostrava empolgadíssimo com o reinício das aulas. “Quando estava vindo para cá de ônibus, pude sentir bem o clima de Universidade, com todo mundo reunido conversando. E chegar aqui e ver as salas novas, prontas, agora sim dá vontade de vir e assistir as aulas até o fim”, comenta, entusiasmada, a presidente do Diretório Acadêmico da Engenharia de Computação (DAECOMP), Beatriz Carvalho.
Rafael Matielo e banda H1N2 animaram o evento
Os novos alunos também aprovaram as novas instalações. Gleice Simões Pires é caloura do curso de Química e afirma que as expectativas com a UNIPAMPA são as melhores, e espera que o ensino superior abra caminhos e traga uma vida melhor para ela e para a filha, Camila, veterana no mesmo curso da mãe. “Dizem que os filhos seguem os passos dos pais, mas aqui a mãe seguiu a filha”, diverte-se Gleice.
Gleice e Camila aproveitam a acolhida
A noite terminou com a apresentação com o rock da banda H1N2. A recepção especial aos alunos segue nesta sexta-feira, 18, com oficinas e apresentações dos cursos nos turnos de aula de cada curso.