Por onde andam os egressos? | Ciências Biológicas – Licenciatura

Por onde andam os egressos?

Conheça alguns dos egressos do Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura

Juliane Munhoz (graduada em 2010) – foi aprovada em concurso público para professora efetiva de Ciências no Ensino Fundamental.

“O curso de graduação me deu subsídios para realizar meu trabalho e também para cursar um curso de Especialização em Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade, também na UNIPAMPA” (Juliane).

 

Julio Cesar Bresolin Marinho (graduado em 2010) – realizou mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na FURG, desenvolvendo pesquisas sobre Educação em Saúde na escola. “O curso de licenciatura em Biologia da UNIPAMPA me forneceu subsídios para ingresso na pós-graduação, bem como iniciar a organização da minha carreira profissional. Em 2013, fui aprovado em concurso da área de Ensino de Ciências, para atuar no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do Campus Uruguaiana da UNIPAMPA. Desde 2018, sou docente do Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da UNIPAMPA/Campus São Gabriel. Pesquiso sobre Educação em Ciências, com ênfase na Educação em Saúde e no Ensino de Biologia” (Julio).

 

Liange Reck e Lisiane Löbler (egressas da primeira turma do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, formadas em 2010) – após a graduação, ingressaram no Programa de Pós- Graduação em Agrobiologia da UFSM, onde desenvolveram suas pesquisas de mestrado.

“Nosso curso de graduação oportunizou possibilidades nas diferentes áreas de pesquisa relacionadas à Biologia”.

Desde a graduação, me identifiquei com a Fisiologia Vegetal, motivo pelo qual optei pela linha de pesquisa em propagação, desenvolvimento e metabolismo vegetal, a fim de contribuir com a pesquisa nessa área (Lisiane)”.

Atualmente trabalho na pesquisa com qualidade de água das lavouras de arroz e locais de drenagem, setor primário fundamental para o Rio Grande do Sul, através de bioindicadores químicos, físicos e biológicos (Liange)”.

Renata Figueira (graduada em 2010) – após concluir a graduação ingressou no curso de mestrado em Biodiversidade Animal da UFSM no início de 2011.

“Foi no curso de Ciências Biológicas da UNIPAMPA que descobri o prazer de trabalhar na fascinante área da pesquisa científica, a qual me traz muitas realizações” (Renata). 

Marcela Pires (graduada em 2012) – após a conclusão do curso ingressou imediatamente no curso de Ciências Biológicas-Bacharelado, a fim de dar continuidade às pesquisas na área de Ecologia, as quais iniciou a desenvolver na licenciatura.

“Atualmente sou mestrando do programa de pós graduação em ecologia da Universidade Federal de Uberlândia” (Marcela).

Camila Pereira Burchard é egressa da 3ª turma de Ciências Biológicas-Licenciatura da Unipampa. É mestre em Educação em Ciências pelo PPGECQVS da Unipampa-Campus Uruguaiana e doutoranda do mesmo PPG.

“Em 2012 fui aprovada no concurso do Estado do RS como professora de Ciências e biologia, atuando até o presente momento. Durante a graduação, participei ativamente de monitorias de zoologia com o professor José Ricardo. E fui bolsista do PIBID, no qual foi fundamental para a minha formação profissional.
Sou muito grata a essa universidade pelo espaço de desenvolvimento profissional e pessoal junto a equipe de professores e técnicos. Lembro de cada um e cada uma que fez parte dessa história de minha vida.
Defendo a educação pública e principalmente a nossa UNIPAMPA que forma grandes profissionais que atuam em diversas áreas” (Camila).

Joseane Salau Ferraz (graduada em 2020) – um ano após concluir a graduação, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UNIPAMPA, aprofundando as pesquisas voltadas para a Paleontologia do Rio Grande do Sul.

“No intervalo entre a conclusão da graduação e início do mestrado, fui convidada a integrar um projeto de divulgação científica em meio virtual, chamado Arqueologia e Pré-história, no qual atualmente atuo como coordenadora. Quando eu optei pela licenciatura, não imaginava que seria possível me dedicar a duas paixões ao mesmo tempo, a pesquisa e ao ensino. Sem dúvidas, o curso permitiu explorar diferentes áreas de atuação, o qual gerou para mim, muitas oportunidades e vivências” (Joseane).