Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) | Ciências Biológicas – Licenciatura

Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE)

LIFE – São Gabriel

Coordenador: Prof. Júlio Cesar Bresolin Marinho (juliomarinho@unipampa.edu.br)

Figura 1: Imagem dos ambiente interdisciplinares do LIFE. Fonte: Coordenação do Laboratório, 2023.

O LIFE-Unipampa propõe atividades na perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, transversalizando-se pelas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), da seguinte forma: com o desenvolvimento de atividades que propiciem a construção, reflexão e socialização de saberes produzidos na formação inicial e continuada de professores, assim como, nas articulações possíveis entre as propostas pedagógicas dos cursos de licenciaturas e das escolas de educação básica; com a proposição de práticas investigativas sobre as questões educacionais, no qual o investigar constituir-se-á num modo de aprender e de construir concepções e abordagens pedagógicas; com a interação Universidade-Escola, produzindo as condições para que os saberes e experiências interdisciplinares de ambas instituições, sejam compartilhados num processo cooperativo e colaborativo.
O LIFE-Unipampa potencializa a formação docente na perspectiva interdisciplinar, como um espaço-tempo dinamizador de abordagens e práticas pedagógicas transformadora da realidade educacional. Nele são desenvolvidas propostas pedagógicas e metodologias que visam: construir e experimentar novas metodologias que propiciem a construção de um conhecimento interdisciplinar; produzir e avaliar recursos didático-pedagógicos, numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar; problematizar e incentivar o uso das TIC, na interface com os modos de conhecer, aprender, ensinar na escola de educação básica e nos cursos de licenciatura; promover a integração entre os cursos de Licenciaturas da Unipampa, visibilizando e valorizando a formação docente na sociedade.

Os Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFEs) constituem espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências de Instituições Públicas de Ensino Superior, destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para: Inovação das práticas pedagógicas; Formação de caráter interdisciplinar a estudantes de licenciatura; Elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; Uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s); Articulação entre os programas da Capes relacionados à educação básica.

A proposta institucional LIFE-Unipampa, integra a construção de quatro subprojetos, em distintos Campi: LIFE-Unipampa-Bagé; LIFE-Unipampa-Caçapava do Sul; LIFE-Unipampa-São Gabriel; LIFE-Unipampa-Uruguaiana. Envolvendo 1277 acadêmicos e 43 professores de 10 (dez) licenciaturas, os subprojetos propõem ações interdisciplinares, investigativas, reflexivas e inovadoras, que contribuam para atualizar a prática docente frente aos desafios que se apresentam à sociedade contemporânea. Pela característica multicampi da UNIPAMPA, em processo de implantação, essa proposta institucional tem entre seus pressupostos a articulação dos subprojetos LIFE. O desenvolvimento do LIFE-UNIPAMPA prevê seis metas gerais e uma série de ações articuladas a essas metas. Conheça-as e compreenda melhor como o programa está sendo implantado:

META 1: Desenvolvimento e avaliação de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas escolares e acadêmicas, com elaboração de materiais didáticos numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Ações: Organização de Grupos de Estudos mensais em cada subprojeto para apropriação teórica e discussões sobre contextualização e interdisciplinaridade, bem como avaliação do desenvolvimento do LIFE-UNIPAMPA;
Elaboração de propostas metodológicas inovadoras de caráter interdisciplinar;
Elaboração e experimentação de materiais didáticos em atividades de ensino e extensão dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA;
Envolvimento de acadêmico-bolsistas em atividades de produção, conservação, organização, catalogação do acervo e empréstimo de recursos didáticos para uso cooperativo de acadêmicos e profissionais da educação;
Disponibilização de recursos didáticos numa Central de Empréstimos a ser criada experimentalmente pelo LIFE-Uruguaiana.

META 2: Proposições metodológicas para utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC) numa perspectiva inventiva, inclusiva e emancipatória da formação. Ações: Organização de oficinas para utilização das TIC com o objetivo de incentivar o uso dessas tecnologias em escolas de Educação Básica. Produção de vídeos, simuladores, hipertextos, entre outros recursos didáticos a partir de abordagens interdisciplinares dos objetos de conhecimento escolares e acadêmicos.

META 3: Articulação entre os programas CAPES relacionados à Educação Básica (PIBID, PRODOCÊNCIA) e demais programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão em desenvolvimento na instituição, de acordo com o PI/UNIPAMPA. Ações: Integração do LIFE-UNIPAMPA com os subprojetos PIBID das licenciaturas participantes; Integração do LIFE-UNIPAMPA com o programa PRODOCÊNCIA da UNIPAMPA; Integração do LIFE-Bagé com o Observatório da Aprendizagem;
Integração do LIFE-UNIPAMPA com a Feira de Ciências no âmbito do projeto Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha (aprovado pelo Edital MCT/CNPq/MEC/SEB/CAPES Nº 51/2010).

META 4: Articulação entre componentes curriculares: i) das licenciaturas da UNIPAMPA; ii) do curso de especialização Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade; iii) do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências; iv) da Especialização em Educação em Ciências. Ações: Estudos e produções orientados por componentes curriculares dos cursos de licenciatura participantes do LIFE-UNIPAMPA. Integração do LIFE-UNIPAMPA com componentes curriculares de cursos de pós-graduação da UNIPAMPA.

META 5: Articulação entre Ensino Superior e Educação Básica, focando parcerias e colaboração na educação pública, valorizando o sentido público, a relevância social do conhecimento científico e o compromisso com o desenvolvimento humano e social.

Ações: Produzir diagnósticos do contexto educacional das Licenciaturas e das Escolas parceiras para subsidiar as ações do LIFE-UNIPAMPA;
Organização de grupos de estudos orientados, com características investigativa e interdisciplinar, a partir da interação entre licenciandos e alunos da Educação Básica;
Estabelecimento de parcerias com as Secretarias Municipais de Educação e com as Coordenadorias Regionais de Educação, buscando investir na formação permanente dos professores da Educação Básica.
Interação entre acadêmicos das licenciaturas, professores da UNIPAMPA e professores da Educação Básica dos municípios abrangidos pelo LIFE-UNIPAMPA, através da organização de grupos de estudos, oficinas, cursos, seminários.
Promoção de ações de cooperação com outras universidades, tais como trabalho coletivo, organização e dinamização de eventos, articulação em orientações de trabalhos, entre outras.

META 6: Articulações e interações entre os subprojetos LIFE-Unipampa. Ações: Produção de visibilidades dos processos e resultados das ações do LIFE-Unipampa, gerando um novo plano de reflexão sobre o próprio laboratório. Divulgação das atividades realizadas pelos integrantes do LIFE (acadêmicos e professores) em eventos e artigos científicos, de forma a partilhar as ações desenvolvidas. Organização e dinamização dos seminários integradores dos subprojetos do LIFE-Unipampa.
Ações de integração do LIFE-Unipampa durante o Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), promovido anualmente pela Unipampa. Ações de integração através dos Fóruns das Licenciaturas da Unipampa. Organização de revista digital e de um portal institucional para veiculação das produções do LIFE-Unipampa.

Figura 2: Imagem de aula de práticas formativas e educativas. Fonte: Coordenação do Laboratório, 2023.