ACG – ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO | Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

ACG – ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO

De acordo com as Normas Básicas de Graduação da UNIPAMPA, as Atividades Complementares de Graduação (ACG) são atividades desenvolvidas pelo discente, no âmbito de sua formação acadêmica, com o objetivo de atender ao perfil do egresso da UNIPAMPA e do respectivo curso de graduação, bem como à legislação pertinente.

As ACGs são normatizadas pela Resolução 29 de 28 de abril de 2011 e suas atualizações. 

As atividades complementares classificam-se em 4 (quatro) grupos:

a) Grupo I: Atividades de Ensino;
b) Grupo II: Atividades de Pesquisa;
c) Grupo III: Atividades de Extensão;
d) Grupo IV: Atividades Culturais e Artísticas, Sociais e de Gestão.

A carga horária mínima a ser cumprida pelo discente em ACG, como requisito
obrigatório para a integralização curricular e para a colação de grau é de 60 horas. O
estudante deverá cumprir no mínimo 10% (dez por cento) da carga horária em cada
um dos grupos I, II e IV, seguindo as orientações da Resolução CONSUNI/UNIPAMPA
n. 337/2022

As atividades do Grupo III: Atividades de Extensão, possuem regramento
próprio, conforme Resolução CONSUNI/UNIPAMPA 317/2021, e estão descritas no
Apêndice V.
As Atividades de Ensino incluem, entre outras, as seguintes modalidades:
a) componente curricular de graduação, desde que aprovado pela Comissão
do Curso;
b) cursos nas áreas de interesse em função do perfil de egresso;
c) monitorias em componentes curriculares de cursos da Unipampa;
d) participação em projetos de ensino;
e) estágios não obrigatórios ligados a atividades de ensino;
f) organização de eventos de ensino;
g) participação como ouvinte em eventos de ensino, pesquisa e extensão.
As Atividades de Pesquisa incluem, entre outras, as seguintes modalidades:
a) participação em projetos de pesquisa desenvolvidos na Unipampa, ou em
outra IES ou em espaço de pesquisa reconhecido legalmente como tal; b) publicação de pesquisa em evento científico ou publicação em fontes de
referência acadêmica, impressa ou de acesso on-line, na forma de livros, capítulos de
livros, periódicos, anais, jornais, revistas, vídeos ou outro material de referência
acadêmica;
c) participação na condição de conferencista, ou painelista, ou debatedor, ou
com apresentação de trabalho em eventos que tratam de pesquisa, tais como grupos
de pesquisa, seminários, congressos, simpósios, semanas acadêmicas, entre outros;
d) estágios ou práticas não obrigatórios em atividades de pesquisa.

As Atividades de Extensão incluem, entre outras, as seguintes modalidades:
a) participação em projetos e/ou atividades de extensão desenvolvidos na
Unipampa ou outra IES, ou em instituição governamental ou em organizações da
sociedade civil com fim educativo, de promoção da saúde, da qualidade de vida ou da
cidadania, do desenvolvimento social, cultural ou artístico; estágios e práticas não
obrigatórios, em atividades de extensão;
b) organização e/ou participação em eventos de extensão;
c) publicação de atividade de extensão ou publicação de material pertinente à
extensão em fontes de referência acadêmica, impressa ou de acesso on-line, na forma
de livros, capítulos de livros, periódicos, anais, jornais, revistas, vídeos ou outro
material de referência acadêmica;
d) participação na condição de conferencista, ou painelista, ou debatedor, ou
com apresentação de trabalho em eventos que tratam de extensão, como grupos de
estudos, seminários, congressos, simpósios, semana acadêmica, entre outros.

As Atividades Culturais e Artísticas, Sociais e de Gestão incluem, entre outras,
as seguintes modalidades:
a) organização ou participação ou premiação em atividades de cunho cultural,
social ou artístico;
b) participação na organização de campanhas beneficentes, educativas,
ambientais ou de publicidade e outras atividades de caráter cultural, social ou artístico;
c) premiação referente a trabalho acadêmico de ensino, de pesquisa, de
extensão ou de cultura; representação discente em órgãos colegiados; representação
discente em diretórios acadêmicos;
d) participação, como bolsista, em atividades de iniciação ao trabalho técnico profissional e de gestão acadêmica;                                                                                                                    e) participação em estágios não obrigatórios com atividades na área cultural,
social, artística e de gestão administrativa e acadêmica.
A solicitação, pelo discente, de reconhecimento de sua carga horária de
Atividades Complementares de Graduação (ACG) deve ser feita em período definido
pelo calendário acadêmico por meio de formulário disponibilizado pela Secretaria
Acadêmica.
O formulário de solicitação de carga horária de ACG deve ser entregue pelo
discente acompanhado da Planilha de Contabilização de Carga Horária de ACG. O
formulário poderá ser acessado na página eletrônica do curso.

Link para passo a passo da solicitação de ACG:

https://sites.unipampa.edu.br/prograd/files/2023/10/tutorial_como-solicitar-acgs-e-acees-portal-do-aluno-1.pdf