Atividades Criativas e Culturais – Especialização em Atividades Criativas e Culturais

Atividades Criativas e Culturais

Atividades criativas e culturais são aquelas em que o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual realizam e potencializam a criação, produção e a distribuição de produtos e serviços com valor cultural e econômico.

Esta perspectiva tem origem no Plano Nacional da Secretaria da Economia Criativa, do Ministério da Cultura, no qual  os setores criativos são definidos como “todos aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo gerador de valor simbólico, elemento central da formação do preço, que resulta em produção de riqueza cultural e econômica” (MINC, 2011, p. 22).

E, é a partir desta compreensão, que as política públicas do MinC, norteadas pelos princípios de inclusão social, sustentabilidade, inovação e diversidade cultural, passam a contemplar como setores criativos, não apenas os popularmente reconhecidos como culturais (música, arte, dança, pintura, etc.), mas também as outras expressões e atividades relacionadas à mídia, à arquitetura, etc., ampliando o escopo de setores culturais, como apresenta a figura abaixo.

Escopo dos Setores Criativo – Ministério da Cultura, 2011.

Escopo Criativo Minc 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano da Secretaria da Economia Criativa: políticas, diretrizes e ações, 2011-2014. Brasília: Ministério da Cultura, 2011. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/documents/10913/636523/PLANO+DA+SECRETARIA+DA+ECONOMIA+CRIATIVA/81dd57b6-e43b-43ec-93cf-2a29be1dd071>. Acesso em: 10 de jan. de 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *