Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas

Apresentação – 2ª edição (2021/2022)

No contexto do fim da Guerra Fria e de expansão dos processos transnacionais compreendidos dentro das dinâmicas de globalização a partir de 1989, diversos prognósticos de paz, prosperidade e democracia foram feitos para o “novo milênio”. Alguns analistas chegaram a declarar o “fim da história”, no entanto, podemos observar que entre a última década do século XX e o início do século XXI o cenário internacional, ao contrário das previsões, seguiu altamente complexo no que tange aos desafios de compreender seus processos políticos, econômicos, culturais, militares e sociais.

Os confrontos internacionais seguiram em curso e sinalizaram a emergência de guerras e conflitos civis, novos tipos de violências, novos padrões de relacionamentos entre os Estados e novos temas na agenda da política internacional, como os direitos humanos, o meio ambiente, a defesa e segurança, a integração regional e o terrorismo, entre outros.

Assim,  o objetivo geral deste curso é analisar as Relações Internacionais Contemporâneas a partir da sua complexidade e oferecer conteúdos e ferramentas teórico-críticas para a compreensão do descompasso entre as previsões e o cenário real das relações internacionais.

No intuito de favorecer a competência nas dimensões do ensino, extensão e pesquisa, o curso priorizará a análise do atual sistema internacional, compreendendo o impacto das alterações econômicas, políticas, sociais, de segurança e defesa em todas as regiões do globo. Buscar-se-á compreender as respostas dos países/regiões aos desafios da década de 1990 e do início do século XXI,  analisando criticamente os processos e eventos das relações internacionais contemporâneas concernentes à história, política e economia política internacional, à globalização, ao regionalismo, à defesa e segurança internacional e à política externa.

Nesses aspectos, a segunda edição do curso (2021/2022) pretende oferecer formação continuada e especializada em relações internacionais contemporâneas a egressos da UNIPAMPA e de outras instituições de ensino superior.