Menu Principal:

Pesquisar


outubro 2014
D S T Q Q S S
« ago    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


Acad√™micos do Curso de PP participaram do 27¬į Fest’Up

Os acad√™micos do sexto semestre do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA participaram do 27¬į Fest’Up, realizado pela APP (Associa√ß√£o dos Profissionais de Propaganda) na cidade de S√£o Paulo. O evento contou com a presen√ßa de nomes como Zico Farina e Marcelo Passos da DM9DDB, Marcio Oliveira da LEW LARA/TBWA, Daniel Jotta da DPZ, Claudio Kalim da Africa, Roberta Hidalgo da Ag√™ncia Click, Pablo Arteaga da Leo Burnett, entre outros. Dividido em cores, cada audit√≥rio era regido por um profissional. Os participantes podiam escolher a programa√ß√£o de sua preferencia. A participa√ß√£o dos alunos em eventos fora do estado e com profissionais da √°rea aumentam seu conhecimento e amplia sua vis√£o de mercado.

Foto e texto: Bruna Ferracine

10646626_10204908653298974_5285369509016230613_n (1)

Alunos do Curso de PP recebem prêmio no SET Universitário da PUC

A campanha de doa√ß√£o de sangue A VIDA DE ALGU√ČM PODE ESTAR POR UM FIO foi realizada no terceiro semestre por alunos da s√©tima turma de PP para a disciplina de M√≠dia. Com o intuito de aumentar as doa√ß√Ķes de sangue na cidade de S√£o Borja bolsas de sangue falso foram penduradas nas cordas dos √īnibus para chamar a aten√ß√£o das pessoas. A campanha foi bem sucedida fazendo com que houvesse um aumento de 30% nas doa√ß√Ķes de sangue no munic√≠pio. A campanha foi inscrita no SET Universit√°rio da PUC/FAMECOS de Porto Alegre e foi contemplada com premia√ß√£o na categoria No Midia trazendo destaque para o Curso e para a Universidade Federal do Pampa visto que trabalhos de outros cursos tamb√©m foram premiados.

Foto e texto: Bruna Ferracine

10514462_545983455532329_6260765974186751721_o

Seleção para tutor remunerado para ensino presencial e EAD.

A Coordena√ß√£o do Projeto de Extens√£o Forma√ß√£o em Pedagogia Freireana, ligado ao Curso de Publicidade e Propaganda, campus S√£o Borja, torna p√ļblico que, no per√≠odo de 12 a 25 de agosto de 2014, estar√£o abertas as inscri√ß√Ķes para a sele√ß√£o de candidatos para a vaga de tutor remunerado para ensino PRESENCIAL e EAD no Programa de Extens√£o ‚Äď parceria Campus S√ÉO BORJA e Campus S√ÉO GABRIEL.
Mais informa√ß√Ķes:
Edital
Cartaz
Folder

Oferta 2014/1

Acesse AQUI a Oferta para 2014/1 do Curso de Publicidade e Propaganda.

Inscri√ß√Ķes para Ag√™ncia Experimental s√£o prorrogadas

Os professores coordenadores do Projeto de Ensino ‚ÄúAg√™ncia Experimental de Publicidade e Propaganda‚ÄĚ informam que as inscri√ß√Ķes para o processo seletivo de volunt√°rios foram prorrogadas conforme cronograma abaixo:

Divulgação do edital: 03/03/2014
Período para inscrição: de 03/03/2014 até 14/03/2014
Prova: dia 18/03/2014 (em hor√°rio a ser definido)
Entrevistas: dia 19/03/2014
Divulgação do resultado final: 28/03/2014

Acesse aqui a retificação do edital
Acesse aqui o edital completo e a ficha de inscrição

Agência Experimental de Publicidade e Propaganda abre edital para nova equipe

Os professores respons√°veis pela Ag√™ncia Experimental de Publicidade e Propaganda informam que estar√£o abertas, no per√≠odo de 03/03/2014 a 10/03/2014, as inscri√ß√Ķes para o processo seletivo de volunt√°rios. S√£o 06 (seis) vagas no total.
As inscri√ß√Ķes dever√£o ser efetuadas pelo e-mail¬†julianasalbego@unipampa.edu.br.
Est√£o aptos a candidatar-se √†s vagas alunos matriculados no Curso de Comunica√ß√£o Social ‚Äď Publicidade e Propaganda do campus S√£o Borja que estejam cursando entre o 2¬ļ (segundo) e o 7¬ļ (s√©timo) semestres.
Mais informa√ß√Ķes e formul√°rio de inscri√ß√£o no edital.

Agência Experimental de PP desenvolve campanha para o IFF

Na √ļltima quinta-feira, dia 29 de agosto, os estudantes da Ag√™ncia Experimental de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Mazaah!, participaram de uma reuni√£o com a reitoria e a diretoria do Instituto Federal Farroupilha (IFF), em Santa Maria. Na ocasi√£o, os acad√™micos apresentaram o planejamento e a proposta de campanha para divulga√ß√£o do processo seletivo 2014 da institui√ß√£o.Participaram da reuni√£o os estudantes Fernando Santiago, Priscila de Castro, N√°talie Brombilla, Marco Aur√©lio Alves, Renata Cruchi Moraes e Vanessa Stoquero, acompanhados da professora Renata Coutinho. Ao t√©rmino, receberam a aprova√ß√£o da campanha que continua em desenvolvimento pela equipe sob a orienta√ß√£o dos professores Fernando Santor, Denise Lima, Merli Leal e Damaris Strassburger.


Universidade firmou parceria com o IFF para o desenvolvimento da campanha

Com informa√ß√Ķes de Vanessa Stoquero, Caroline Rossasi para Assessoria de Comunica√ß√£o Social

Ex-alunas de PP ingressam como professoras substitutas na UFSM

As ex-alunas formadas na primeira turma do curso de Publicidade e Propaganda do Campus São Borja, Tauana Weinberg Jeffman e Darciele Marques, assumem como professoras substitutas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no início do segundo semestre letivo de 2013.

Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), professor Fernando Santor, o fato de duas ex-acad√™micas ingressarem em uma nova universidade como professoras e levarem o nome da UNIPAMPA em sua forma√ß√£o, tem import√Ęncia n√£o √© s√≥ acad√™mica, mas tamb√©m simb√≥lica.

- Trata-se de alunas da primeira turma que conquistam um espa√ßo acad√™mico importante numa institui√ß√£o federal que possui mestrado e doutorado na √°rea de Comunica√ß√£o ‚Äď comenta Fernando ao contar que foi com grande satisfa√ß√£o que a coordena√ß√£o recebeu a not√≠cia e p√īde constatar que o curso tem uma forma√ß√£o qualificada.

No segundo semestre do curso de Publicidade e Propaganda na UNIPAMPA, Darciele Marques demonstrou interesse em trabalhar na pesquisa e iniciou seus primeiros passos na inicia√ß√£o cient√≠fica. Ao longo do curso, a pesquisadora conta que aproveitou todas as oportunidades que foram oferecidas e foi monitora de extens√£o com os professores Flavi Ferreira Lisboa Filho, Jo√£o Ant√īnio e Juliana Petermann com a ag√™ncia House e monitora de ensino nas disciplinas de Ag√™ncia I e II. Al√©m disso, Tauana participou de grupos de pesquisa e sempre desenvolveu produ√ß√Ķes cient√≠ficas que foram apresentadas em eventos e congressos.

A primeira formação de Tauana Weinberg Jeffman foi no curso normal e trabalhou alguns anos com educação infantil. A publicitária fez magistério e sempre gostou de dar aula. Tauana afirma que a UNIPAMPA foi essencial em sua escolha profissional, pois despertou o desejo de continuar estudando e de voltar à sala de aula. A nova professora da UFSM conta que a primeira turma de Publicidade e Propaganda era incentivada a produzir, pesquisar, publicar e ir a eventos, nutrindo o currículo Lattes da melhor forma possível.

- Nessa rotina entre leituras, artigos, apresenta√ß√Ķes e pesquisas, eu fui percebendo que ali era o meu lugar. N√£o queria parar de pesquisar, de estudar, e ent√£o, come√ßar a ensinar tamb√©m ‚Äď conta Tauana que, ao se formar, logo ingressou no mestrado e, logo ap√≥s de concluir o curso, j√° estava no doutorado.

Ao final do curso, Darciele descobriu que n√£o era o mercado que queria ‚Äúmas sim a academia. Queria poder retribuir todo o conhecimento que adquiri em uma universidade p√ļblica e de qualidade, al√©m de toda a dedica√ß√£o e empenho que os meus mestres haviam dedicado a nossa turma‚ÄĚ. A nova professora acredita que atrav√©s do exerc√≠cio da doc√™ncia poder√° retribuir todo o ensinamento e experi√™ncia que adquiriu no √Ęmbito da universidade, agora possibilitando aos seus alunos as mesmas oportunidades que obteve.

Quando ingressou no mestrado em 2011, Darciele Marques optou por seguir a linga de pesquisa sobre m√≠dia e identidades contempor√Ęneas, e no doutorado, o qual ingressou neste ano, pretende estudar as altera√ß√Ķes que a inser√ß√£o recursiva da autopromocionalidade efetua na narrativa da telenovela. Nas p√≥s gradua√ß√Ķes, Tauana Weinberg Jeffman segue a mesma linha de pesquisa do seu trabalho de conclus√£o de curso (TCC), onde estudou a presen√ßa de Get√ļlio Vargas nas redes sociais.

Darciele conta que encontrou desafios para se formar na UNIPAMPA, uma vez que na época a universidade ainda não era reconhecida e buscava sua legitimação. Hoje, a pesquisadora acredita que a UNIPAMPA está muito próxima de alcançar este objetivo.

- Quando √≠amos para os congressos ningu√©m nos conhecia e muitas vezes n√£o nos davam credibilidade, mas a situa√ß√£o se modificava rapidamente quando apresent√°vamos nossos trabalhos ou √©ramos selecionados para concorrer em eventos com nossos trabalhos, concorrendo com universidades j√° renomadas ‚Äď conta Darciele ao afirmar que essas experi√™ncias refletem de forma positiva atualmente, quando p√īde ver as v√°rias conquistas dos alunos de comunica√ß√£o da UNIPAMPA no EXPOCOM da Intercom 2013.

Tauana afirma que chegou ao mestrado com uma boa bagagem acadêmica, pois a Universidade a preparou para isso.
- Obviamente, a universidade n√£o forma um profissional/pesquisador sozinha, cabe ao acad√™mico correr atr√°s e aproveitar as oportunidades que a institui√ß√£o oferece‚ÄĚ, conclui Tauana.

A expectativa em rela√ß√£o √† doc√™ncia de Darciele √© poder construir o conhecimento juntamente com os alunos, a partir da base te√≥rica/pr√°tica que adquiriu ao longo de seu percurso acad√™mico, projetando experi√™ncias e tamb√©m aprender com esta nova experi√™ncia. J√° Tauana pretende aproveitar ao m√°ximo a experi√™ncia na UFSM juntamente com a oportunidade de ser doutoranda da UNISINOS. ‚ÄúSei que ainda tenho muita coisa para aprender, mas tamb√©m sei que j√° posso compartilhar aquilo que j√° aprendi. Espero que o fa√ßa t√£o bem quanto os meus mestres‚ÄĚ, finaliza a doutoranda.

O professor Fernando considera que essa conquista seja reflexo de uma boa formação acadêmica no curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA, entretanto, afirma que é sempre importante reconhecer o mérito das alunas em buscar a formação continuada, ou seja: buscaram uma graduação de qualidade e seguiram seus estudos. Fernando conta que esta tem sido uma máxima dentro do curso de PP.

- Seja o objetivo do aluno o mercado ou a academia, √© sempre necess√°rio buscar uma forma√ß√£o continuada j√° que a √°rea exige atualiza√ß√£o constante ‚Äď conclui o coordenador.

Com informa√ß√Ķes de Aline Fabiano, Nycolas Ribeiro para Assessoria de Comunica√ß√£o Social.

Projeto de Extensão seleciona bolsista de Serviço Social

A Coordena√ß√£o do Projeto de Extens√£o “A produ√ß√£o Agroecol√≥gica e Org√Ęnica com pequenos agricultores familiares: certifica√ß√£o, comercializa√ß√£o e comunica√ß√£o popular” informa que no per√≠odo de 26 a 29 de agosto 2013, at√© 23h59min, estar√£o abertas as inscri√ß√Ķes para a sele√ß√£o de candidatos ao Programa de Monitoria de Extens√£o.
Para poder candidatar-se às vagas disponibilizadas no edital, os candidatos devem estar regularmente matriculado no Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa, ter disponibilidade de tempo para atender as atividades programadas,  demonstrar conhecimento relevante sobre os temas abordados no projeto ao qual está se candidatando para monitoria e gostar de atividades na área rural, ter interesse no desenvolvimento acadêmico-científico, estar disposto a acompanhar as atividades de monitoria propostas pelo professor e ter desejo pela docência.
Mais informa√ß√Ķes est√£o dispon√≠veis neste link.

Bate-papo do Curso de Publicidade e Propaganda

Na tarde da √ļltima quarta-feira, 21 de agosto, na C√Ęmara Municipal de Vereadores de S√£o Borja, ocorreu o Bate-papo do Curso de Publicidade e Propaganda. O evento teve como objetivo sanar d√ļvidas dos acad√™micos, apresentar informa√ß√Ķes e procedimentos da Universidade Federal do Pampa.
A conversa foi conduzida pelo Coordenador do Curso, professor Fernando Silva Santor e contou com a presença dos professores Gabriel Sausen Feil, que apresentou o Projeto Político-Pedagógico (PPC) do Curso e Sara Feitosa que falou sobre as formas de plágio e o cuidado necessário na elaboração de trabalhos acadêmicos.
Al√©m destas informa√ß√Ķes, o evento tamb√©m contou com a presen√ßa do Administrador, respons√°vel pela Divis√£o de Alimenta√ß√£o e Moradia da Pr√≥-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunit√°rios (PRAEC), Gustavo de Carvalho e da Assistente Social Katiucia Pletiskaitz, representante do N√ļcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE), que esclareceram ¬†d√ļvidas sobre o Restaurante Universit√°rio (RU), Casa do Estudante e tamb√©m sobre os aux√≠lios de instala√ß√£o, moradia, alimenta√ß√£o e transporte. Por fim, o Diret√≥rio Acad√™mico de Publicidade e Propaganda (DAPP) fez sua apresenta√ß√£o.

Texto e foto: Aline Fabiano da Silva