Publicidade e Propaganda | Campus São Borja

Egresso conta sobre trajetória em Rádio para alunos do 3º Semestre

Na última quarta-feira, dia 26, o componente de Produção em Áudio Publicitário, ministrado pela Profa. Lara Cezar, recebeu a visita especial de Jhandrei Nunes, egresso de Publicidade e Propaganda, que participou da aula de forma remota  para uma conversa sobre sua trajetória.

Foto: Lara Cezar

Jhandrei é graduado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, e atualmente é mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possuindo também especializações em Gestão de Empresas de Radiodifusão, Docência do Ensino Superior, Marketing Digital e Gestão de Pessoas.

Durante o bate-papo, compartilhou detalhes de sua história, desde a adolescência, quando já demonstrava interesse por rádio, até suas experiências nas formações acadêmicas e no mercado de trabalho. Pontuou sobre a importância da estratégia e do pensamento estratégico no áudio publicitário, especialmente no trabalho com veículos de comunicação. Segundo ele, sua formação em publicidade foi fundamental para seu desenvolvimento como profissional comunicador. Sua experiência proporcionou aos alunos uma visão prática sobre o mercado na área de publicidade e rádio, aguçando a curiosidade dos alunos, que participaram ativamente com perguntas sobre sua carreira.

Foto: Lara Cezar

Atualmente, Jhandrei é Coordenador de Jornalismo na Câmara Municipal de Alegrete, sua cidade natal, e integra o Núcleo de Estudos de Radiofônicos (NER/UFRGS) e o Grupo de Estudo e Pesquisa Ubiquidade e Convergências Tecnológicas na Comunicação (Ubitec/PUCRS). 

Papo de Comunicação: o Papel da IA na Publicidade com Professora Aline Paz Amaral

Na tarde do dia 28 de maio, o auditório do Campus I foi palco de mais um Papo de Comunicação, desta vez com a participação da Profª. Dra. Aline Paz Amaral, que abordou o impacto da Inteligência Artificial (IA) na Publicidade, explorando como essas ferramentas podem ser usadas.

Foto: Raffaela dos Santos Nunes

O Papo começou com a reflexão sobre os impactos das tecnologias na Comunicação, indo desde a invenção da prensa de Gutenberg até as ferramentas atuais. A professora Aline destacou que, apesar dos avanços e da importância histórica, a violência contra minorias e as desigualdades persistem em nosso sistema capitalista – mesmo sistema que gera as tecnologias. A professora Aline discutiu o recente hype em torno da Inteligência Artificial (IA), especialmente a partir do final de 2023, e sublinhou que a história da IA é muito mais antiga, mencionando Ada Lovelace e seu pioneirismo na criação do primeiro algoritmo em 1843. Também questionou as expectativas exageradas sobre se a IA “vai salvar ou destruir o mundo?”, trazendo uma visão mais equilibrada, destacando os benefícios práticos e os cuidados necessários no uso desta tecnologia no dia a dia.

Pautas como a incapacidade da IA generativa de entender conceitos abstratos e limitações da tecnologia foram debatidas, juntamente sobre o papel dos publicitários na era da IA, apresentando ferramentas que podem ser usadas no processo de criação. Por fim, a conversa abordou como a tecnologia pode cruzar com movimentos sociais, como o feminismo e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), discutindo como a tecnologia pode ser uma aliada na luta por direitos e justiça social.

Componente de Publicidade Rural colhe frutos!

A proprietária e administradora da empresa Sigma Rural, Sra. Carina Ramos, aprova e solicita utilização da campanha desenvolvida pelos(as) discentes Kethelen Coelho e Mateus Veras, do Curso de Publicidade e Propaganda. O Componente de Publicidade Rural é ministrado pelo Prof. Dr. João Antônio Gomes Pereira.

Foto: Carmen Abreu

Ao total, 5 organizações com atuação no meio rural foram selecionadas para que discentes desenvolvessem campanhas publicitárias visando visibilidade da empresa e melhor posicionamento no mercado agrícola. 

A procura destaca a importância do Curso para com a comunidade de São Borja, sendo possível perceber sua relevância e oportunidades oferecidas à empresas da região.

Mazaah! apresenta a campanha do evento “Sabores da Região” promovido pela ACISB

No dia 24 de abril a Mazaah!, Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da Unipampa, reuniu-se com a ACISB para apresentar uma proposta de campanha publicitária para o evento “Sabores da Região: encontro binacional da fronteira oeste e Missões da Gastronomia Regional”, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de junho, em São Borja.

A equipe da Mazaah! mostrou a proposta de planejamento publicitário, bem como as peças para a campanha ao representante da ACISB, Neronei Cargnin. A apresentação ocorreu na Unipampa, na sala das agências. A Mazaah! seguirá trabalhando na execução da campanha do evento da qual a Unipampa também é apoiadora.

A Agência Experimental do Curso de Publicidade e Propaganda, Mazaah!, é composta por acadêmicos de vários semestres e docentes que orientam a elaboração dos trabalhos. Os jobs realizados pela agência podem ser conferidos nas redes sociais da Mazaah!.


Créditos do texto: Marcelo Rocha e Juliana Salbego
Créditos das fotos: Raffaela Nunes e Rafael Abreu

Publicidade e Propaganda realiza 7ª edição do SEMIAC

O Seminário de Integração Acadêmica (SEMIAC) do curso de Publicidade e Propaganda é um evento que acontece anualmente e marca o início de um novo ciclo para os ingressantes do curso. Este ano, o SEMIAC adotou um novo timing para a realização, sendo estrategicamente programado para alcançar o maior número de discentes, tendo em vista as diversas oportunidades de ingresso para o curso.

Realizado durante os dias 11 e 12 de abril, o seminário foi coordenado pelo Prof. Dr. João Antônio Pereira, em parceria com a coordenadora do curso Profª. Drª. Roberta Roos, com o Prof. Dr. Gabriel Feil e a colaboração dos alunos da comissão organizadora: Erica Machado, Gabriel Medeiros, João Pedro Moura e Thais Sauzedo. 

Durante o primeiro dia, os participantes puderam conhecer o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e seus eixos norteadores, além do PPquenique, piquenique de integração com os alunos do curso. No segundo dia, foram promovidos debates sobre a Vida Acadêmica: Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e a autonomia discente, Universidade Pública nos dias atuais, Política Estudantil na UNIPAMPA e painel com egressos do curso. 

Alunos(as) de Publicidade e Propaganda recebem honrarias na Câmara de Vereadores de São Borja

Aconteceu no dia 30 de novembro, durante a sessão especial de entrega de honrarias, a entrega de certificados de reconhecimento aos discentes do curso de Publicidade e Propaganda. 

Estes foram entregues em reconhecimento aos três grupos de discentes que se destacaram ao conquistar prêmios nacionais no Expocom deste ano. Sendo eles compostos por João Vitor Oleques, Caroline Antonioli, Gabriel Ricciardi, Jéssica Martinez e Marcos Lopes, Gabriel Andrade, Júlia Dalben, Leticia Silva, Maria Luiza Melo e Nauber Blanco, Beatriz Peixinho, Antônio Kanaan, João Paulo Pombalino e Lucas Batista.

foto por Lins Robalo (@linsroballo)

O curso foi representado pelas alunas Raffaela Nunes e Thais Sauzedo, que fazem parte do Projeto de Gestão, juntamente com o professor João Antônio e o egresso Antônio Kanaan.  

Parabenizamos nossos(as) estudantes pela dedicação que lhes renderam o destaque, assim como estendemos os cumprimentos aos(às) professores(as) do curso de Publicidade e Propaganda pela orientação dos trabalhos premiados. Esta celebração não apenas ressalta as conquistas individuais, mas também enfatiza a excelência do Curso e a sua contribuição com a comunidade são-borjense. 

Para saber mais sobre os trabalhos premiados no Expocom Nacional 2023, acesse: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/publicidadeepropaganda/2023/09/12/alunos-de-publicidade-e-propaganda-conquistam-tres-premios-no-expocom-nacional-2023/

 

Continue lendo

Papo de Comunicação com Martha Medeiros: Uma Jornada Reflexiva

No dia 08 de novembro, a renomada escritora brasileira Martha Medeiros participou de um bate-papo com os alunos de Publicidade e Propaganda, evento realizado no Estúdio de TV, Campus I.

Martha Medeiros, reconhecida como uma das melhores cronistas do país, é aclamada por suas obras de sucesso, como “Divã” e “Doidas e Santas”, sendo figura ímpar no cenário literário brasileiro, ultrapassando a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. 

A conversa, mediada pelo Professor Marcelo Rocha, proporcionou aos alunos a oportunidade de mergulhar no universo literário da autora. Martha compartilhou insights sobre seu mais recente livro, “Conversa na Sala”, contando como foi seu processo de escrita e desenvolvimento de ideias ao longo do período em que esteve construindo a obra. Esta, que se trata de uma coleção de mais de 120 crônicas, oferece uma profunda exploração da sabedoria e da loucura que acompanham a maturidade. 

O livro “Conversa na Sala” é uma porta de entrada para o universo singular da autora, que, com sua maestria, oferece uma perspectiva instigante sobre a vida, suas complexidades e nuances. 

 

Reunião da Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda

Aconteceu no dia 13, segunda-feira, a Reunião da Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda, do mês de Novembro. 

Estiveram presentes: Profª. Roberta Roos Thier (coordenadora), Prof. Fernando Santor (coordenador substituto), Profª. Juliana Salbego, Prof. Marcelo Rocha, Profª. Renata Coutinho, Prof. João Antônio Pereira, Prof. Gabriel Sausen, Profª. Camila Pereira, Profª Denise Lima, Sócrates Pereira de Souza (Secretário Acadêmico do Campus), representante discente Myrelle Rodrigues e as bolsistas do curso de Publicidade e Propaganda, Bruna Bettim e Brendha Valandro, e demais integrantes do Projeto de Gestão do curso de Publicidade e Propaganda, Raffaela Nunes e João Pedro de Moura.

Pautas:  

  • Ajustes na oferta 2024/1;
  • Componentes de férias;
  • Defesas de TCC híbridas;
  • Resultado ENADE;
  • SEMIAC;
  • ACISB;
  • Procedimento de Bancas e atas;
  • Atividade NEABI.

Agência I e SEMIAC – Seminário de Integração Acadêmica

No decorrer do semestre de 2023/2, a disciplina de Agência I do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA abriu as portas para uma colaboração com o Seminário de Integração Acadêmica, conhecido como SEMIAC. O SEMIAC, idealizado com o propósito de acolher os ingressantes do curso, visa integrar os novos estudantes à sua jornada acadêmica, apresentando-lhes a nova realidade universitária e enfatizando a importância da profissão.

O processo teve início no dia 04 de outubro, com a coleta de briefing por parte dos docentes responsáveis e das agências formadas durante a disciplina. O cliente expressou suas necessidades, expectativas e visões para o projeto no ano de 2024.

As agências formadas enfrentaram o desafio de desenvolver uma campanha de divulgação inovadora para o SEMIAC 2024. O objetivo principal era apresentar atividades que destacam a universidade, sua estrutura e, ao mesmo tempo, estratégias que impactam na redução das taxas de evasão do curso. O foco incluiu a utilização estratégica das redes sociais para atrair novos estudantes.

No dia 06 de novembro, as agências apresentaram suas propostas, conceitos de campanha e materiais desenvolvidos para a veiculação e realização do evento. Entre as concorrentes, Sauriá, Omura, Plúria e Parrarito, esta última foi escolhida para realizar a campanha de divulgação.

Alunos de Publicidade e Propaganda conquistam três prêmios no Expocom Nacional 2023

A premiação da etapa nacional do Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) 2023 ocorreu na última sexta-feira, dia 08 de setembro, no campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Durante a cerimônia de premiação, três trabalhos de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) levaram o prêmio, dentre as seguintes categorias: Videoclipe, Estratégia publicitária para mídia digital (avulso ou conjunto) e Projeto de Comunicação Integrada. Confira abaixo os trabalhos premiados: 

Vista sua armadura mais bonita – Espelhos de Okê

  • Categoria: CA04 – Videoclipe
  • Componente curricular: Produção de Vídeo Publicitário
  • Orientação: Profª Sara Feitosa
  • Alunos: João Vitor Silveira Oleques, Caroline Antonioli, Gabriel Henrique Ricciardi Matos, Jéssica Ferreira da Rosa Martinez e Marcos Teixeira Lopes. 

Guia para pessoas LGBTQIAP+ influenciarem no Instagram

  • Categoria: PP12 – Estratégia publicitária para mídia digital (avulso ou conjunto)
  • Orientação: Prof. Fernando Santor.
  • Componente curricular: Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda
  • Alunos: Gabriel Rodrigues de Andrade, Júlia Klein Dalben, Leticia Aparecida da Cruz Silva, Maria Luiza Lucas Melo e Nauber Valle Blanco Junior. 

Planejamento de campanha para o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus São Borja 

  • Categoria: PT14 – Projeto de Comunicação Integrada
  • Orientação: Profª Roberta Roos, Profª Denise Aristimunha, Profª Renata Coutinho e Profª Merli Leal 
  • Componente curricular: Agência II
  • Alunos: Beatriz Peixinho de Melo, Antônio Kanaan Fassbinder, João Paulo Pinto Pombalino e Lucas Ferreira Batista.

Parabenizamos os alunos pelo merecido reconhecimento na premiação, e sua excelência em comunicação!