Publicidade e Propaganda | Campus São Borja

TCC de Publicidade e Propaganda da Unipampa venceu o prêmio de melhor monografia da APP Brasil

 

A monografia realizada como Trabalho de Conclusão de Curso “Entretenimento e Publicidade Infantil: Estratégias publicitárias, YouTubers mirins e aspectos regulatórios no contexto digital” de autoria de Luani Garcia Cardoso, aluna do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa foi a vencedora do concurso realizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Brasil).

Na tarde do dia 18 de dezembro, na sede da Rede Globo, em São Paulo, com transmissão ao vivo para todo Brasil, Luani Garcia apresentou seu TCC a uma banca constituída por profissionais da Rede Globo e experientes publicitários.

Concorrendo com outros dois trabalhos monográficos de universidades de São Paulo, Luani teve a pesquisa que desenvolveu em sua monografia reconhecida como o melhor trabalho da categoria no 44° Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias Prof. Ricardo Ramos. O TCC de Luani foi o único trabalho do estado do Rio Grande do Sul a concorrer e também o único produzido no âmbito de um Curso de Publicidade e Propaganda de uma Universidade Federal.

Para Luani “Não poderia haver forma melhor de encerrar minha graduação na Unipampa! Acabo de ser premiada pela APP Brasil com a melhor monografia do país. Esse prêmio não é apenas um troféu, mas o reflexo de toda a determinação e conhecimento que busquei durante a graduação em Publicidade e Propaganda. Sinto que dou o primeiro passo na minha carreira profissional com a certeza de que a dedicação e o rigor acadêmico abrem portas extraordinárias. Gratidão aos meus professores, em especial a minha orientadora professora Renata Coutinho, e a todos que fizeram parte dessa jornada!”

Conforme informações do evento, como premiação, além do reconhecimento nacional, a aluna vencedora receberá o troféu APP acompanhado do certificado e uma associação de um ano à APP, uma das principais entidades da propaganda responsável por diversas contribuições ao setor profissional.

*Outras informações: https://appbrasil.org.br/concursotcc2025/

Estudante de Publicidade e Propaganda da Unipampa é finalista em evento da renomada Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Brasil)

A estudante do Curso de Publicidade e  Propaganda da Universidade Federal do Pampa (Unipampa, São Borja), Luani Garcia Cardoso é finalista em evento realizado pela prestigiada Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Brasil).

A APP Brasil é uma entidade do setor publicitário criada em 1945, uma das responsáveis pela estruturação do primeiro Curso de Propaganda do Brasil. Entre suas inúmeras contribuições para a área destaca-se também sua participação ativa na criação de outras entidades igualmentes importantes para o setor publicitário como o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e os grupos de Atendimento, Planejamento e Mídia.

Entre os eventos e premiações realizadas pela APP está o 44° Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias Prof. Ricardo Ramos, evento em que a estudante Luani Garcia Cardoso, orientada pela professora Renata Corrêa Coutinho, concorre na categoria Monografia com seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Entretenimento e Publicidade Infantil: Estratégias publicitárias, YouTubers mirins e aspectos regulatórios no contexto digital”.

O concurso destaca anualmente os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso de comunicação do país, distribuídos em quatro categorias: Monografia, Campanha Publicitária, Comunicação Estratégica e Master Globo. Foram inscritos 83 trabalhos de diferentes regiões e universidades, e somente os três melhores de cada categoria foram selecionados para serem apresentados, entre os quais está o TCC de Luani Garcia, o único trabalho do Rio Grande do Sul.

O evento ocorrerá no dia 18 de dezembro, na sede da Rede Globo, em São Paulo após apresentação a uma banca de jurados, formada por profissionais de destaque como: Andréa Sanches (Globo), Edu Simon (Galeria), Marco Franzonlin (Monkey Motion), João Oliver (Mídia e Professor), Larissa Medialdea (Globo), Melissa Vogel (Objet Trouvé), Ricardo Silveira (AlmapBBDO), Rita Almeida (AlmapBBDO) e Sophia Furlan (Creativosbr).

Curso de Publicidade e Propaganda participa da Feira das Profissões realizada pela Escola Padre Francisco Garcia

O Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa participou no dia 10 de dezembro da Feira das Profissões realizada pelo Instituto Estadual Padre Francisco Garcia localizado no bairro do Passo em São Borja.
A atividade realizada no período noturno, direcionada aos estudantes do EJA e Ensino Médio, é idealizada pela direção da escola com o objetivo de mostrar a grande variedade de oferta de cursos de qualidade e gratuitos disponíveis em São Borja.
Além do Curso de Publicidade e Propaganda, representado pelos alunos Gustavo Junges e Poliana Tamiosso e pelos professores João Antônio Pereira e Renata Coutinho, participaram também outros cursos da Unipampa, da UERGS e do Instituto Federal Farroupilha.
Durante o evento, alunos e professores da escola puderam interagir com os representantes das instituições de ensino superior presentes para conhecer um pouco mais sobre os trabalhos realizados pelos cursos, propiciando mais aproximação entre as comunidades estudantis envolvidas.

Outras escolas que desejarem conhecer mais sobre o Curso de Publicidade e Propaganda podem enviar e-mail para: publicidade@unipampa.edu.br

Alguns registros fotográficos durante a Feira das Profissões.

créditos das imagens: arquivo pessoal das docentes e discentes do Curso de Publicidade e Propaganda

Estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda fazem apresentação nas escolas públicas de São Borja

Estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa realizaram apresentações nas escolas públicas de São Borja nos meses de outubro e novembro deste ano. A visita aos espaços de educação locais integra as atividades de extensão de um dos projetos do Curso visando estabelecer mais aproximação com a comunidade escolar de São Borja. 

A ação realizada consistia na visitação, com agendamento prévio, a quatro escolas locais para uma apresentação sobre o trabalho publicitário e as oportunidades de formação disponibilizadas para aqueles que ingressam nessa área de atuação. Receberam a visita dos estudantes de Publicidade, os alunos que cursam o Ensino Médio no Instituto Estadual Arneldo Matter,  no Colégio Estadual São Borja, no Colégio Estadual Getúlio Vargas e na Escola Estadual de Ensino Médio Apparício Silva Rillo.

A ação foi planejada como parte das atividades pedagógicas de extensão vinculadas ao componente curricular Agência I, de responsabilidade das docentes Aline Amaral Paz, Juliana Zanini Salbego, Renata Correa Coutinho e Roberta Roos Thier e, ao projeto “ad.work: o trabalho publicitário em prol das demandas locais de comunicação”.

Outras escolas que desejarem receber a visita do Curso de Publicidade e Propaganda podem enviar e-mail para: publicidade@unipampa.edu.br 

Alguns registros fotográficos das visitas realizadas podem ser conferidos aqui.

 

créditos das imagens: arquivo pessoal das docentes e discentes do Curso de Publicidade e Propaganda

Estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa realizam prova do ENADE 2025

Os alunos concluintes do Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa realizaram neste domingo, 23 de novembro, a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) que avalia o rendimento dos concluintes dos Cursos de Graduação no Ensino Superior. Os resultados da prova do ENADE são utilizados para examinar os indicadores de qualidade da Educação Superior no país pelo MEC.

A coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda realizou algumas reuniões com os estudantes no intuito de esclarecer dúvidas e trazer informações, em relação à importância do Exame. Neste domingo, os professores Renata Coutinho, Juliana Salbego e Marcelo Rocha compareceram ao local da prova, Colégio Estadual de São Borja (CESB) para desejar boa sorte e entregar um kit do Curso com uma mensagem de apoio.

O Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa possui, atualmente, nota 4 na avaliação do MEC (em uma escala de 1 a 5) e é 4 estrelas, segundo o Guia das Faculdades do Jornal Estadão.

Escolha da Miniagência Amenoá Comunicação para a Campanha do SEMIAC 2026

A coordenação do Seminário de Integração Acadêmica (SEMIAC) realizou, no dia 3 de novembro de 2025, durante a atividade do componente curricular Agência I, a seleção da miniagência Amenoá Comunicação como responsável pela criação e execução da campanha oficial do SEMIAC 2026.

A escolha foi realizada pela comissão organizadora do evento, composta por Breno da Rocha Sanchotene, Nadine Borges de Almeida, Ruth Oliveira Alves, Yuri Pereira Campos e pelo professor coordenador João Antonio Gomes Pereira. A comissão avaliou as propostas apresentadas pelas agências formadas pelos discentes do componente de Agência I, do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa, ministrado pelas docentes Aline Paz, Juliana Salbego, Renata Coutinho e Roberta Roos

A Amenoá Comunicação é integrada pelos estudantes Daiane Streb dos Santos de Oliveira, Gabriel Mendonça de Medeiros, João Pedro de Moura da Silva, Luiza Klein Dalben e Roberta Rios Zubiaurre. A equipe se destacou pelo alinhamento conceitual da proposta com o briefing realizado anteriormente com a coordenação do SEMIAC, pela criatividade apresentada e pela capacidade de desenvolver uma campanha publicitária voltada ao público acadêmico.

Alunos do sexto semestre lançam mini agências no componente Agência I

Fotos: Eduardo Goldschmidt

No dia 1º de outubro, os alunos do sexto semestre do curso de Comunicação Social-Publicidade e Propaganda, realizaram o lançamento das mini agências desenvolvidas no componente curricular Agência I, ministrado pelas docentes Aline Amaral Paz, Juliana Zanini Salbego, Renata Patrícia Correa Coutinho e Roberta Roos Thier.

As mini agências, Írisart Comunicação Criativa, Polus Comunicação Direcionada, Amétis Comunicação Autêntica e Anemoá Comunicação, foram criadas pelos estudantes como parte das atividades práticas da disciplina, que busca aproximar o ambiente universitário das dinâmicas reais do mercado publicitário.

Cada grupo definiu nome, identidade visual, valores e posicionamento estratégico, simulando a estrutura e o funcionamento de uma agência de comunicação. A proposta da atividade é desenvolver competências em planejamento, criação, atendimento e gestão de projetos, estimulando a colaboração e a autonomia dos alunos.

O lançamento das mini agências representa um passo importante no percurso formativo dos estudantes, que, ao longo do semestre, colocarão em prática os conhecimentos adquiridos, atendendo demandas reais e fortalecendo suas experiências profissionais dentro da universidade.

Reunião da Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda – Agosto

A Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda realizou a primeira reunião ordinária do segundo semestre de 2025, no dia 18 de agosto, segunda-feira. 

Estiveram presentes: Profa. Renata Patricia Correa Coutinho (presidindo a reunião como coordenadora), Profa. Roberta Roos Thier, Prof. Fernando Silva Santor, Profa. Juliana Zanini Salbego, Prof. Marcelo da Silva Rocha, Prof. João Antônio Gomes Pereira, Profa. Lara Timm Cezar, Profa Aline Amaral Paz, Profa. Sara Alves Feitosa, Profa. Denise Teresinha da Silva, Prof. Gabriel Sausen Feil, Prof. Leonardo Caetano da Rocha e Profa. Denise Aristimunha de Lima. Estiveram presentes também o técnico administrativo Sócrates de Souza, os discentes integrantes do Projeto de Gestão: Eduardo Luis Goldschmidt e Vitória Mendonça de Medeiros e a Representante Discente Rebeca Letícia Souza da Silva Bezerra.

Como pautas, a reunião abordou:

  • Assinatura da ata da reunião anterior; 
  • Informes gerais;
  • Aprovação do regimento da comissão de curso;
  • Levantamento das necessidades do PDP (Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2026);
  • Consulta sobre uso dos recursos do curso;
  • Organização do próximo SEMIAC;
  • Solicitação de oferta especial para provável formando;
  • Projeto Experimental (PEPP);
  • Declaração sobre uso de IA em trabalhos acadêmicos e orientações gerais.

Alunos de Publicidade e Propaganda da Unipampa recebem Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de São Borja

Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foram homenageados na Câmara de Vereadores de São Borja com uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao destaque conquistado no Intercom Sul 2025, um dos maiores congressos de comunicação da região sul do Brasil.

A premiação foi resultado do trabalho desenvolvido dentro do componente de Agência I, pela mini-agência Parula, formada por alunos do curso, que obteve notoriedade pelo projeto, vencedor na categoria Produção Publicitária Audiovisual para Internet. A conquista evidencia o talento, a criatividade e a dedicação dos estudantes, além de reforçar a qualidade do ensino e a relevância do curso para a formação de profissionais na área de comunicação.

A homenagem marca não apenas uma conquista acadêmica, mas também o fortalecimento da parceria entre a universidade e a comunidade local, valorizando o papel do ensino superior no desenvolvimento da região.

Alunos de Comunicação da Unipampa participam do Intercom Sul 2025 e conquistam prêmio na área de Publicidade

Entre os dias 3 e 5 de julho de 2025, estudantes dos cursos de Comunicação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) estiveram em Chapecó (SC) para participar da edição 2025 do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul). O evento foi sediado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e reuniu acadêmicos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas da comunicação.

Com a temática “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”, a programação contemplou painéis, oficinas, grupos de trabalho, encontros de ensino e extensão, além de apresentações de trabalhos acadêmicos. O debate abordou tendências e desafios contemporâneos em áreas como jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, design, produção editorial, cinema e audiovisual, rádio e TV, games e comunicação digital.

A Unipampa marcou presença com produções inscritas em diferentes categorias, demonstrando a diversidade e qualidade das pesquisas e projetos desenvolvidos na instituição.

Foto: Luis André Alves

O curso de Publicidade e Propaganda recebeu o prêmio na categoria “Produção Publicitária Audiovisual para Internet”, com o trabalho desenvolvido pelos estudantes Alice Karen Oliveira, Júlia Mielke Krejci, João Gabriel Malheiros de Quadros e Luani Freitas Garcia; o trabalho vencedor foi realizado durante o componente curricular Agência I com orientação das professoras Aline Amaral Paz, Juliana Zanini Salbego, Renata Patrícia Correa Coutinho e Roberta Roos Thier.

Outras informações sobre a participação dos estudantes da Unipampa, campus São Borja, no Expocom 2025 podem ser conferidas em: https://unipampa.edu.br/portal/unipampa-conquista-tres-premios-no-maior-congresso-de-comunicacao-da-regiao-sul