Professores | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE

Professores

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Docentes Permanentes

 

Prof. Dr. Alessandro Gonçalves Girardi

E-mail: alessandro.girardi@unipampa.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9078785342700446
Linha de pesquisa: Circuitos de Comunicação

Atua em pesquisas na área de microeletrônica, principalmente no desenvolvimento de metodologias de projeto de circuitos integrados analógicos com baixo consumo de energia, como amplificadores operacionais, comparadores e conversores DC-DC. Também pesquisa formas de automatizar o projeto de circuitos integrados através de técnicas que exploram o espaço de projeto em busca de soluções ótimas em termos de desempenho, consumo de potência e rendimento do circuito. Outra área de interesse é em pesquisa com sensores de movimento para estimativa de posicionamento e orientação e a sua aplicação em dispositivos embarcados.

Prof. Dr. Arthur Francisco Lorenzon

E-mail: arthurlorenzon@unipampa.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2890260984567329
Linha de pesquisa: Otimização de Sistemas

Atua em pesquisas na área de ciência e engenharia da computação, com ênfase em arquitetura de computadores e computação de alto desempenho. No nicho da computação de alto desempenho, atua no desenvolvimento de soluções para otimizar a execução de aplicações paralelas considerando diferentes métricas (e.g., desempenho, energia e o custo-benefício entre eles, aging de componentes de hardware) em diferentes classes de arquiteturas (e.g., propósito geral, sistemas embarcados e GPUs). Na mesma linha, a atuação em arquitetura de computadores engloba a pesquisa de soluções para proporcionar uma melhor utilização dos recursos computacionais. Também atua em pesquisa na área de cloud computing, análise de algoritmos e desenvolvimento de aplicações paralelas.

Prof. Dr. Edson Schlosser

E-mail: edsonschlosser@unipampa.edu.br
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3824209897555331
Linha de pesquisa: Circuitos de Comunicação

Membro do Laboratório de Eletromagnetismo, Micro-Ondas e Antenas (LEMA) da UNIPAMPA. Possui interesse na modelagem eletromagnética e soluções numéricas de estruturas planas formadas por estratificações dielétricas e condutoras. Também atua no projeto e construção de antenas, redes de antenas impressas, redes refletoras, dispositivos e circuitos para alta frequência e no desenvolvimento de algoritmos para a síntese de diagramas de irradiação e para a análise numérica de estruturas passivas.

 

Prof. Dr.  Fabio Diniz Rossi

E-mail: fabio.rossi@iffarroupilha.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1338191155744103
Linha de pesquisa: Otimização de Sistemas

Atua em pesquisas sobre alocação de recursos em ambientes de computação em névoa, que vão desde sensores de Internet-das-Coisas, processamento em arquiteturas embarcadas, redes de comunicação de dados, computação de borda, e ambientes de computação em nuvem. O interesse em pesquisa na área de computação em névoa tem por objetivo, a melhoria no trade-off entre consumo de potência e desempenho das aplicações.

Prof. Dr. Gustavo Freitas Sanchez

E-mail: gustavo.sanchez@iffarroupilha.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8246561866162562
Linha de pesquisa: Otimização de Sistemas

Atua em pesquisas na área de processamento de vídeos e imagens, focando em melhorias em novos padrões de codificação. Essas melhorias incluem aceleração e controle de complexidade através de análises estatísticas e técnicas de aprendizado de máquina e data mining. Além disso, atua com desenvolvimento de arquiteturas dedicadas de hardware para padrões de codificação de vídeo realizando otimizações e/ou computação aproximada, focando na melhora do compromisso qualidade/energia.

Prof. Dr. Lucas Compassi Severo

E-mail: lucassevero@unipampa.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9154035500321341
Linha de pesquisa: Circuitos de Comunicação

Atua com pesquisas na área de microeletrônica, principalmente no projeto de circuitos integrados analógicos e de rádio frequência (RF) para dispositivos da Internet das Coisas (IoT). Também pesquisa formas de implementação de circuitos com operação em ultrabaixa tensão e ultrabaixa potência para receptores RF de baixa energia, circuitos para a colheita de energia (Energy Harvesting) e metodologias de projeto para circuitos integrados. Também possui interesse pelas áreas de circuitos ativos na faixa de micro-ondas, sistemas de comunicação, sistemas aviônicos e sistemas embarcados.

Prof. Dr. Marcelo Caggiani Luizelli

E-mail: marceloluizelli@unipampa.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6613933581513594
Linha de pesquisa: Otimização de Sistemas

Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados com as áreas de redes de computadores, otimização combinatória e inteligência artificial, com foco em paradigmas emergentes como SDN (Software-defined Networks), NFV (Network Functions Virtualization) e planos de dados programáveis (P4). Atualmente, coordenada projetos com financiamento do CNPq e do MCTIC/FAPESP relacionados com (i) o monitoramento de infraestruturas programáveis (por exemplo, telemetria in-band) e (ii) aprendizado de máquina aplicado a dispositivos programáveis.

Prof. Dr. Marcos Vinício Thomas Heckler

E-mail: marcosheckler@unipampa.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7326313587019025
Linha de pesquisa: Circuitos de Comunicação

Coordenador do Laboratório de Eletromagnetismo, Micro-Ondas e Antenas (LEMA) da UNIPAMPA. Seus principais interesses de pesquisa englobam o estudo e o desenvolvimento de antenas e circuitos operando em micro-ondas para sistemas de comunicação e radionavegação. Redes de antenas, em especial as projetadas em tecnologia de microfita, também são alvo de pesquisas no LEMA. Além disso, o docente também desenvolve estudos sobre métodos numéricos em Eletromagnetismo para análise de estruturas passivas operando em micro-ondas.

Prof. Dr. Paulo César Comassetto de Aguirre

E-mail: pauloaguirre@unipampa.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6909803398529948
Linha de pesquisa: Circuitos de Comunicação

Atua na área de eletrônica integrada (microeletrônica) com foco no estudo e desenvolvimento de circuitos integrados analógicos e de sinais mistos em tecnologias CMOS. Possui experiência com projeto e desenvolvimento de conversores analógico-digitais (ADCs), filtros ativos para receptores de RF e circuitos eletrônicos de baixa tensão. Atualmente, atua no desenvolvimento de ADCs (sigma-delta, flash e híbridos), filtros ativos e amplificadores operacionais para aplicações de baixa tensão para front-ends analógicos de sistemas de comunicação (wireless e/ou wireline) e sistemas de instrumentação com foco em internet-das-coisas (IoT). Também possui interesse no desenvolvimento de circuitos eletrônicos para aplicações biomédicas.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
PROCESSAMENTO DE ENERGIA

Docentes Permanentes

Profª. Drª. Ana Paula Carboni de Mello

E-mail: anamello@unipampa.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2972559843294968
Linha de pesquisa: Sistemas Elétricos de Potência

Atua em pesquisas na área de engenharia elétrica, com ênfase em sistemas de distribuição de energia. Tem experiência com análise e diagnóstico de redes elétricas, reconfiguração de redes, geração distribuída, sistemas de armazenamento, veículos elétricos e controle volt/var. Suas áreas de interesse em pesquisa são: operação e controle de sistemas de distribuição, redes elétricas inteligentes, sistemas de armazenamento de energia, V2G e controle volt/var.

Prof. Dr. Eduardo Machado dos Santos

E-mail: eduardosantos@unipampa.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2387118009577291
Linha de pesquisa: Sistemas Elétricos de Potência

Suas pesquisas são voltadas à área de sistemas elétricos de potência, com ênfase em inteligência artificial aplicada à proteção, operação, controle e otimização de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Tópicos de interesse: técnicas matemáticas e computacionais de processamento de sinais aplicadas à proteção; métodos de otimização aplicados ao despacho econômico/ambiental de carga e à coordenação de relés de proteção, bem como à alocação de dispositivos de proteção e ao processamento de alarmes; inteligência artificial para auxílio à tomada de decisão; detecção e classificação de transitórios; localização de faltas; detecção e correção de formas de onda distorcidas pela saturação de transformadores de corrente; proteção contra sub e sobreexcitação em geradores síncronos; estimação de frequência; correntes geomagneticamente induzidas; estimação fasorial; proteção anti-ilhamento; limitadores de corrente; estimação da vida útil de elementos da rede via processamento de sinais; técnicas de bloqueio da proteção durante oscilações de potência e correntes de magnetização de transformadores; inrush simpático; detecção e localização de faltas de alta impedância; otimização de projetos de parques eólicos/solares; soluções mitigadoras para problemas relacionados ao bird streamer.

Prof. Dr. Felipe Bovolini Grigoletto

E-mail: felipegrigoletto@unipampa.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7906627505162145
Linha de pesquisa: Eletrônica de Potência e Controle

Seus interesses de pesquisa incluem aplicações de eletrônica de potência com destaque aos sistemas de conversão de energia conectados à rede elétrica. Desenvolve estratégias de modulação aplicadas a conversores estáticos de potência, dentre estas: space vector e eliminação seletiva de harmônicos. Atua no projeto e desenvolvimento de estruturas de conversores estáticos multiníveis.  Além disso, trabalha com modelagem e controle de conversores estáticos para processamento de energia oriunda de fontes renováveis com destaque para energia eólica e solar fotovoltaica.

 

Prof. Dr. Guilherme Sebastião da Silva

E-mail: guilhermesilva@unipampa.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7093757298381173
Linha de pesquisa: Eletrônica de Potência e Controle

Atua em pesquisas na área de engenharia elétrica, principalmente em Eletrônica de Potência e Controle de Conversores Estáticos. Trabalha em pesquisa e desenvolvimento de conversores estáticos para aplicação em sistemas de potência, tais como: conversores para geração distribuída, conversores multiníveis modulares em transmissão HVDC, modelagem e controle de conversores estáticos conectados à rede e controle sensorless. Outras linhas de pesquisa são relacionadas à sistemas fotovoltaicos tais como: desenvolvimento de dispositivo eletrônico para caracterização de painéis, classificação de defeitos em arranjos, análise e métodos para traçar curvas características sob condições de sombreamento parcial e projeto de sistemas fotovoltaicos. Também trabalha com pesquisa e desenvolvimento de inversores para acionamento de motores em irrigação de lavouras de arroz.

Prof. Dr. Márcio Stefanello

E-mail: marciostefanello@unipampa.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9333498570249062
Linha de pesquisa: Eletrônica de Potência e Controle

Os principais tópicos de pesquisa se concentram em teoria de controle avançado e sua aplicação na eletrônica de potência para lidar com desafios fundamentais, tais como sincronização, estabilidade e desempenho em aplicações em microrredes de energia. Além disso, possui experiência em teoria de controle adaptativo e filtros ativos.

 

 


HISTÓRICO

Para visualizar o corpo docente do PPGEE anterior a 2020, clique aqui.