Corpo Docente

Docentes Permanentes

Prof. Dr. ALISSON SIMONETTI MILANI

Possui graduação em Engenharia Civil (2008), mestrado em Engenharia Civil (2012) e doutorado em Engenharia Civil (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas.

Profª. Drª. CHIARA VALSECCHI


Possui graduação em Ciências e Tecnologias Químicas – Universitá degli Studi – Milão, Itália (2009) com trabalho de conclusão de curso em JKU Universität, Linz, Áustria. O Curso de graduação foi reconhecido no Brasil como Bacharel em química. Possui mestrado em Química pela University of Victoria, Canadá (2013). A dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de um método de detecção econômico e rápido de Leucemia em amostras de sangue, utilizando as propriedades ópticas e sensoriais dos plasmons de superfície em diferentes materiais. Possui Possui experiência em fabricação de materiais nanoestruturados e diferentes técnicas de caraterização e simulação FDTD. Possui doutorado em Química pela Universidade FEderal do Rio Grande do SUl (UFRGS) (2018), na área de Química Teórica. Atualmente é Professora da Unipampa, campus São Gabriel. Tem experiência no ensino na área de Química, com ênfase na área de Físico-Química e Termodinâmica, além de Matemática e Física.

Prof. Dr. EDERLI MARANGON 


Trabalha na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas e Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: cálculo e estudo de estruturas em concreto armado, dosagens de concretos, concretos com fibras, compósitos cimentícios leves, concretos autoadensáveis, cerâmicas refratárias e compósitos refratários.

Prof. Dr. FELIPE DENARDIN COSTA


Trabalha na área de Modelagem Atmosférica, atuando principalmente nos seguintes temas: Camada limite estável, Processos de interação superfície atmosfera, Camada limite urbana e conforto térmico.

Profª. Drª. FERNANDA BIANCHI PEREIRA DA COSTA


Possui graduação em Engenharia Civil (UNIPAMPA, 2012), mestrado em Engenharia/Construção (PPGEC/UFRGS, 2015) e doutorado em Engenharia/Construção (PPGEC/UFRGS, 2019). É professora adjunta do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em materiais/estruturas, atuando nos seguintes temas de pesquisa: durabilidade, sustentabilidade, concretos especiais e materiais compósitos. 

Profª. Drª. GABRIELA SILVEIRA DA ROSA


Atua principalmente nas áreas: extração de compostos bioativos, embalagens biodegradáveis ativas e inteligentes para alimentos, nanofibras para filtros de ar, biomateriais para aplicação como curativos de alta eficiência, secagem, recobrimento, microencapsulação de compostos e desenvolvimento de novos materiais com foco na remoção de contaminantes presentes em efluentes.

Prof. Dr. JACSON WEBER DE MENEZES


Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2004), Mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2006), Doutorado em Engenharia Elétrica pela FEEC-UNICAMP (2010). Realizou Pós Doutorado na University of Victoria, BC, Canadá entre 2011 e 2012. Atua na área experimental com ênfase em óptica e novos materiais. Possui experiência em fabricação de estruturas micrométricas, sub-micrométricas e nanométricas utilizando a técnica de litografia interferométrica bem como na área de novos materiais. Suas pesquisas recentes incluem a utilização de materiais alternativos na produção de vidros e suas aplicações na sinalização viária .

Prof. Dr. JAELSON BUDNY


Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: infra-estrutura de transportes, pavimentação,concreto asfáltico, misturas asfálticas e estabilização de solos.

Prof. Dr. LUIS EDUARDO KOSTESKI


Trabalha na área de resistência dos materiais; estrutura micro-mecânica dos materiais; fratura, efeito de escala e fractalidade em materiais quase frágeis; simulação numérica com os métodos dos elementos discretos e elementos finitos no estudo de falha e integridade de estruturas. Também tem trabalhos na caraterização de concreto autoadensável  e concreto convencional.

Prof. Dr. LUIS ENRIQUE GOMEZ ARMAS


Trabalha em temas relacionados com: Sínteses, caracterização e fabricação de Micro e Nano Dispositivos baseados em Materiais bidimensionais (2D): Grafeno, Nitreto de Boro, dissulfeto de Molibdênio, fosforo preto, dissulfeto de tungstenio, entre outros. Sinteses, caracterização e produção de grafeno, a partir de diversos tipos de biomassa, para fabricação de dispositivos de armazenamento de energia (baterias, supercapacitores). Espectroscopia Raman em materiais 2D e suas possíveis aplicações na Nanotecnologia: Micro/Nano sensores, Biosensores, Nano medicina etc. Estudo teórico e experimental do efeito da temperatura e campo magnético em materiais 2D usando espectroscopia Raman.

Prof. Dr. LUIZ EDUARDO MEDEIROS

Possui graduação em Física Bacharelado (2003) e mestrado em Física (2005) pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), e doutorado (2011) em Atmospheric Science pela State University of New York at Albany (2011). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia atuando em temas que envolvem o estudo da camada limite planetária. Os objetivos principais da pesquisa são: 1) a investigação das influências da topografia e da cobertura da superfície da terra na distribuição de turbulência, temperatura, e vento próximos a superfície; 2) o efeito do processo de mistura causado pela turbulência da camada limite planetária na interação de circulações atmosféricas locais com circulações atmosféricas de maior escala.

Prof.Dr. MARCO ANTÔNIO DURLO TIER

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFSM , Mestrado no PPGE3M/UFRGS (nível 7) doutorado no PPGE3M/UFRGS – The University of Birmingham (UK) e Pós-Doutorado no Helmholtz-Zentrum Hereon na Alemanha (2006-2008). Tem experiência na área de materiais com ênfase em tratamentos térmicos e processos de fabricação atuando, principalmente, nos seguintes temas: solda pontual por fricção (FSSW), tratamentos criogênicos e superficiais de ferramentas e desenvolvimento de materiais cerâmicos refratários utilizando de cinza da casca de arroz e Lodo ETA.

Prof. Dr. RAFAEL MARONEZE


Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), mestrado (2016) e doutorado (2019) em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: camada limite estável e modelagem atmosférica.

Docentes Colaboradores

Prof. Dr. CESAR FLAUBIANO DA CRUZ CRISTALDO


Atua na área de combustão teórica com ênfase em: combustão de gotas, aquecimento magnético aplicado à “ferrofluido combustíveis”, combustão em microgravidade. Trabalha com modelos analíticos, assintóticos e numéricos aplicados à combustão.

Ex-Docentes

Prof. Dr. ANDRÉ RICARDO FELKL DE ALMEIDA


Tem experiência nas áreas de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, com ênfase em fenômenos de transporte e operações unitárias em sistemas particulados.

 

Prof. Dr. FLÁVIO ANDRÉ PAVAN


Linha 1– Adsorção e Bioadsorção: Preparação e caracterização de novos materiais com propriedades sortivas para remoção de substâncias potencialmente tóxicas de efluentes líquidos. Linha 2 – Silicatos funcionalizados e celulose: Preparação e caracterização de materiais a base de sílica e celulósicos e suas potencialidades de aplicação em processos eletroquímicos e catalíticos. 

Prof. Dr. JOSÉ RAFAEL BORDIN


Possui experiência na área de Física Computacional, com ênfase em de dinâmica molecular de fluidos complexos.Atua principalmente nos temas nanofluídica, interfaces, sistemas carregados e desenvolvimento e aplicação de nanomateriais e nanoestruturas a partir de Legos moleculares (nanopartículas, colóides, surfactantes e polímeros).

Prof.Dr. TONILSON DE SOUZA ROSENDO


Atualmente tem sua pesquisa focada em soldagem de ligas leves no estado sólido,  por meio dos processos FSpW e FSSW. As pesquisas são realizadas de forma experimental por meio da caracterização das propriedades dos materiais pós soldagem e do comportamento mecânico das juntas soldadas. Também tem experiência em instrumentação por resistência elétrica com aplicações na medição e caracterização de estados de tensão e tensões residuais pelos métodos do Furo e de Sachs.