PPEng tem trabalho prêmiado no XV encontro da SBPMat

http://porteiras.unipampa.edu.br/alegrete/index.php?option=com_content&view=article&id=942:ppengpremiado&catid=1:noticias-unipampa&Itemid=62

O artigo intitulado “Study on the applicability of Friction Stir Spot Welding of AA6060-T5 using the Taguchi method” foi premiado, no XV encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais realizado em Campinas-SP entre os dias 25 a 29 de Setembro, o prêmio Bernard Gross é concedido ao melhor trabalho de cada simpósio e os 5 melhores da reunião anual é concedido o prêmio American Chemical Society (ACS). Confira os vencedores.

O PPEng parabeniza os autores Carlos Gracioli Aita, Tonilson de Souza Rosendo, Aldoni Gabriel Wienhoft, Isadora Góss e Marco Durlo Tier pelo trabalho e agradece por representarem tão bem o nome da Universidade e do Programa, destacando-se o Aluno Carlos Aita pela premiada apresentação.

Prêmio Bernhard Groos

Pai da pesquisa em eletretos.

O processo de soldagem ponto por fricção-mistura mecânica (Friction Stir Spot Welding – FSSW) é uma técnica recente, que foi desenvolvida pela Mazda em parceria com a Kawasaki. Atualmente muitos estudos, ao redor do mundo, estão sendo desenvolvidos para aperfeiçoar esse processo de soldagem para aplicações em indústrias de diversos ramos, nos explica Aita.

Prêmio ACS

Reconhecimento da American Chemistry Society às 5 melhores contribuições

Em 1933, o engenheiro e físico de Sttutgart (Alemanha) Bernhard Gross, 28 anos, veio para o Brasil. Após ter desenvolvido algumas pesquisas sobre raios cósmicos, como colaborador, e constatando que era difícil conseguir um emprego como físico em seu país de origem, o jovem de 28 anos tinha decidido tentar a vida no Brasil. Nesse momento Gross já possuía algumas publicações científicas. Por que Gross veio ao Brasil, na época, tinha pouquíssimas instituições, infraestrutura e recursos humanos para pesquisa? Numa entrevista realizada em 1976, Gross relatou que seu interesse pelo Brasil surgiu na infância, durante uma viagem que realizou com a família pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Pelotas, e na qual sentiu um gostinho de aventura e romantismo. Em janeiro de 1934 obteve seu primeiro emprego, no Instituto de Meteorologia. No mesmo ano, publicou o primeiro de seus artigos científicos. Em 1999, com 94 anos, publicaria o último de cerca de duzentos.

O conhecimento desenvolvido por Gross sobre eletretos permitiu o avanço nas aplicações industriais, o microfone de eletretos, Gerhard Sessler e James West utilizaram a teoria desenvolvida por Gross e o método descrito por ele para carregar materiais por meio de feixes de elétrons. Mas os pesquisadores dos laboratórios Bell utilizaram como matéria-prima folhas de teflon, material cujas propriedades mecânicas, baixíssima condutividade e possibilidade de ser fabricado em finas folhas permitiram sua aplicação no microfone. A fina folha de teflon, carregada, move-se pela ação das vibrações sonoras e induz cargas elétricas, transformando vibrações sonoras em vibrações elétricas.