O Curso

A escolha de Caçapava do Sul para o funcionamento do curso de Geologia é atribuída a grande relevância da região no cenário geológico e mineiro nacional, sendo ponto de referência para diversas instituições de ensino superior do país, relacionados com as Geociências.

O funcionamento do curso de Geologia teve início no primeiro semestre de 2011, nas dependências do Campus de Caçapava do Sul, na Av. Pedro Anunciação s/n, Vila Batista. As instalações compreendem alguns laboratórios e equipamentos essenciais ao curso, além de espaço físico didático, biblioteca e estrutura administrativa. Estão em processo de construção os laboratórios de Tratamento de Minérios e de Química.

A principal característica do Curso de Geologia é a interdisciplinaridade de conhecimentos e ferramentas, propiciadas por temáticas ligadas a Ciências Exatas, como Matemática, Física e Química e suas aplicações práticas, como Geoestatística, Geofísica, Sensoriamento Remoto e Geoquímica; Ciências Naturais e da Terra como Biologia, Paleogeografia e Evolução e Sistema Terra.

A formação específica está fundamentada em componentes curriculares clássicas nos mais conceituados cursos, como Mineralogia, Petrologias Ígnea, Sedimentar e Metamórfica, Climatologia e Hidrologia, Sedimentologia e Estratigrafia, Paleontologia, Topografia, Geologia Estrutural, Hidrogeologia, Geologia Marinha, Geotectônica, Gênese de Depósitos Minerais, Prospecção Mineral, Métodos de Lavra, Geologia do Petróleo, Geotécnica, Geologia Ambiental e Recursos Energéticos.

 O Curso de Graduação em Geologia da UNIPAMPA compreende uma carga horária de 3.600 horas/aula e será ministrado em cinco anos, divididos em 10 semestres, em tempo integral e durante o turno diurno. Estão previstas 120 horas/aula de atividades de estágio obrigatório, 320 horas/aula de atividades em laboratório, 820 horas/aula de atividades em campo, além de 240 horas/aula em componentes curriculares complementares de graduação eletivas. Também é prevista a redação de monografia no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma individual e seguindo as normas de formatação da Universidade.

A matriz curricular foi construída observando as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Geologia e Engenharia Geológica (resolução n.1 de 06 de Janeiro de 2015 da Câmara de Educação Superior da Secretaria Executiva do Conselho do Ministério de Educação e Cultura).

O aluno graduado receberá o título de “Bacharel em Geologia”.