TCC | Geologia – Caçapava do Sul – Capital da Geodiversidade

TCC

Os alunos de graduação deverão se matricular em duas componentes curriculares do Curso de Geologia denominadas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, ambas com 60 horas semestrais. Nessas componentes curriculares os alunos desenvolverão o trabalho de graduação em duas etapas principais, desde a elaboração e defesa de projeto de pesquisa (TCC I), até a elaboração e defesa de monografia de final de curso (TCC II). A monografia e a sua apresentação deverão demonstrar que o aluno tem capacidade de aplicar a metodologia científica para solucionar problemas relacionados às geociências, devem contemplar os avanços obtidos pelo aluno na revisão ou no desenvolvimento de um tema de pesquisa, dentro das linhas de pesquisas ofertadas pelo curso.

É responsabilidade do aluno, fazer o contato com o seu potencial professor orientador do trabalho de graduação, antes da matrícula no TCC I, assim como fica opcional ao aluno contatar um professor para atuar como co-orientador.

Os docentes e pesquisadores do Curso estão automaticamente credenciados a orientar projetos e trabalhos de graduação relacionados com temática vinculada ao curso de Geologia. Os demais orientadores em potencial deverão solicitar, por escrito, o seu credenciamento junto a Comissão do Curso de Geologia, que credenciará ou não o solicitante, de acordo com os critérios estabelecidos pelo próprio colegiado.

O projeto escrito de no mínimo 15 páginas e a sua defesa em forma de apresentação em seminário (aberta ao público) serão avaliados por uma banca aprovada pelo Colegiado do Curso de Geologia e nomeada pela Direção do Campus mediante portaria. A banca do TCC I será composta de três membros titulares, sendo um deles o orientador e um suplente, que atribuirão notas à estrutura do projeto de pesquisa em sua versão escrita (peso 5) e apresentação (peso 5). A média aritmética dessas notas de cada membro da banca corresponderá a nota média do aluno. Alunos com média igual ou superior a seis (6,0) serão considerados aprovados. Alunos que obtiveram a nota média inferior a seis (6,0) terão um prazo de 7 dias corridos para efetuar as modificações solicitadas pela banca, apresentar nova versão escrita e realizar defesa da nova versão. Caso o aluno não atinja a nota média 6,0 será considerado reprovado e deverá obrigatoriamente efetuar matrícula na componente curricular TCC I em sua próxima oferta anual. Somente terá direito à matrícula em TCC I o aluno que tiver cursado todas as componentes curriculares até o 8° semestre. Somente terá direito à matrícula em TCC II o aluno que lograr aprovação em TCC I e possuir todas as 120 horas referentes às Atividades Complementares de Graduação (ACGs).

Ao final da componente curricular TCC II, os alunos deverão apresentar uma monografia de no mínimo 15 páginas e realizar a defesa em sessão pública. A monografia deverá abordar o problema científico, hipóteses e premissas e metodologia, apresentar os resultados, realizar a discussão dos resultados e concluir. O desenvolvimento do trabalho de graduação deve obedecer ao projeto aprovado na componente curricular TCC I.

A banca examinadora da componente curricular TCC II será homologada pelo Coordenador Acadêmico junto com o Colegiado do Curso de Geologia e nomeada pela Direção do Campus, mediante portaria. Cada membro da banca, composta por três membros titulares e um suplente, atribuirá notas ao conteúdo da monografia (peso 5) e apresentação (peso 5). A média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca corresponderá a nota média do aluno. Alunos com média igual ou superior a seis (6,0) serão considerados aprovados. Os alunos que obtiverem a nota média inferior a seis (6,0) terão um prazo de 7 dias corridos para efetuar as modificações solicitadas pela banca, apresentar nova versão escrita e realizar defesa da nova versão. Caso o aluno não atinja a nota média 6,0 será considerado reprovado e deverá obrigatoriamente efetuar matrícula na componente curricular TCC II na sua próxima oferta.

As normas de formatação do projeto de pesquisa e da monografia deverão seguir os padrões da Universidade.