Proposta do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Símbolo do Curso
                                     Símbolo do Curso

Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e similares são programas de formação em nível de graduação de natureza geral, que conduzem a diploma, organizados por grandes áreas do conhecimento. O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (BIC&T) pode, ainda, caracterizar-se como etapa inicial de formação, conferindo o título de Bacharel em Ciências e Tecnologia e vincular-se às carreiras acadêmicas e profissionais, em segundo ciclo de formação. No caso do BIC&T do Campus Itaqui da Unipampa, os egressos deste curso poderão optar por uma segunda graduação.

O BIC&T proporcionará uma formação com foco na interdisciplinaridade e no diálogo entre áreas de conhecimento e entre componentes curriculares, estruturando as trajetórias formativas na perspectiva de uma alta flexibilização curricular. O caráter interdisciplinar dos projetos deve ser garantido pela articulação e inter-relação entre as componente curricular, dentro das grandes áreas das Ciências e Tecnologia.

A proposta do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia da UNIPAMPA Campus Itaqui nasce da necessidade de se instituir na região de atuação desta Universidade uma nova matriz técnica, científica e social, capaz de promover o desenvolvimento sustentável atendendo às variadas necessidades e demandas regionais, não omitindo de sua concepção aos demais cenários nacionais. Além de explicitar o que regimentalmente a UNIPAMPA se propõe, ou seja, ser um bem público que se constitui como lugar de exercício da consciência crítica, na qual a coletividade possa repensar suas formas de vida e organização política, social e econômica (Resolução nº 05, de 17 de junho de 2010, que institui o Regimento Geral da Universidade). O cenário da atual realidade que passa por rápidas transformações científicas e tecnológicas, atreladas a crescente necessidade de respostas que venham melhorar os aspectos sociais e econômicos, elementos que justificam a criação/proposição de um Curso com as características do BICT, sobretudo, porquê proporcionará outros modos de o/a acadêmico/a experienciar a realidade, tornando-os/as egressos/as capazes de enfrentar os problemas dessa veloz realidade, com confiança em suas potencialidades, que serão melhor trabalhadas nas distintas atividades de investigação e inovação, proporcionadas pelo Curso.