2012

  • “Judeus de bombacha e chimarrão”: a presença judaica em Philippson, Itaara, RS

Professor: Tiago Costa Martins

Descrição: A presente pesquisa parte da análise do município de Itaara no que tange à dinâmica histórica peculiar: presença de uma colônia judaica. Em 1904 cerca de 37 famílias (267 pessoas) vindas da região da Bessarábia fixam residência em terras gaúchas. Localizados próximos à linha férrea que ligava Santa Maria a Cruz Alta, território que passou a ser denominado Philippson (ou Filipson) em homenagem ao administrador e conselheiro da ICA, o senhor Franz Philippson. Deste período até a metade do século XX, a região central do Estado do Rio Grande do Sul passou a escrever uma das histórias mais peculiares da vida de um povo. O contexto específico da época apresentou processos culturais singulares e oportunos à pesquisa nas ciências sociais. Desta forma, o presente projeto tem por objetivo compreender os processos interculturais ocorridos na formação da Colônia Philippson (Itaara – RS). Busca-se, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, refletir sobre a história do município de Itaara; os principais processos de interculturalidade retratados no cotidiano social à época; e a apropriação dos produtos materiais e simbólicos presentes no território.

  • Comunicação governamental municipal: apontamentos a partir de Processos nos Tribunais de Contas e de Justiça do Rio Grande do Sul

Professor: Tiago Costa Martins

Descrição: O termo comunicação governamental representa a divulgação das atividades governamentais para a população. Baseada no princípio constitucional da “publicidade” dos atos públicos, a comunicação e o relacionamento com os públicos de um governo estão alicerçados em dispositivos legais específicos. Ter o conhecimento e saber a correta utilização desses instrumentos e práticas a partir das leis que conferem legitimidade é preponderante para o gestor público municipal. Assim, a proposta dessa pesquisa é compreender os dispositivos legais da comunicação governamental. Através de pesquisa bibliográfica e documental, num primeiro momento, pretende-se compreender a dinâmica peculiar da comunicação dentro da administração pública municipal. Por fim, a partir dos apontamentos e sentenças do Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (disponíveis nos sites oficiais) busca-se compreender as principais dificuldades e erros que incidem sobre as prefeituras gaúchas.

Financiador(es): Associação dos Municípios da Região Centro do RS – Cooperação.

  • A institucionalização da cultura como estratégia de desenvolvimento: a produção cultural na região das Missões no Rio Grande do Sul, Brasil.

Professor: Tiago Costa Martins

Descrição: (Em breve)

  • As Relações Públicas Digitais: Uma análise dos cursos da UFSM

Professor: Valmor Rhoden

Descrição: (Em breve)

 

 
  • A pesquisa em Comunicação Social na Alemanha
 

Integrantes: Geder Luis Parzianello – Coordenador / Hartmut Winkler – Integrante.

Financiador(es): CAPES – Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social – Bolsa.
Descrição: O estado atual da Pesquisa em Ciências da Comunicação na academia alemã, seus autores e seus focos de investigação.Cartografia do estado atual da arte e principais obras e teorias desenvolvidas no país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.