Notícias de RP e Produção Cultural | Relações Públicas – Bacharelado

Notícias de RP e Produção Cultural

Aprovada a criação da Especialização em Atividades Criativas e Culturais para a Unipampa São Borja

 

Na semana passada foi aprovada no Conselho Universitário a criação da Pós-graduação lato sensu em Atividades Criativas e Culturais que será coordenada pela Profª. Drª Marcela Guimarães e Silva do curso de Relações Públicas – ênfase em Produção Cultural. Essa conquista segunda Marcela tem o objetivo de “atender a uma demanda do mercado, por ser uma proposta inovadora conectada com a realidade local, visando dialogar com a comunidade”. A próxima etapa agora é aguardar as orientações do Ministério da Educação (MEC) para começar a divulgação das datas de inscrição, e assim, começar o processo de seleção e matrícula. O curso terá carga horária de 420 horas, ofertando 30 vagas para licenciados, bacharéis e tecnólogos em nível superior nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas e pesquisadores e profissionais interessados no estudo dos diversos escopos de atividades criativas e culturais, com graduação nas áreas acima referidas.

A Especialização em Atividades Criativas e Culturais tem como base a interdisciplinaridade, por isso visa abordar vários aspectos no âmbito dessas atividades, tais como economia, política, gestão, comunicação, projetos e práticas, a fim de oportunizar aos alunos uma visão integral sobre a temática. Para tanto, o corpo docente é formado por profissionais das áreas da comunicação social e da administração, responsáveis por ofertar aos discentes suportes teóricos e práticos distintos, de maneira articulada em quatro eixos de reflexão: introdutório conceitual; economia e política; gestão e produção; e práticas socioculturais. Esses eixos irão contribuir tanto no aspecto relativo à produção científica, quanto nas suas atuações profissionais.

A concepção pedagógica do curso busca promover a reflexão dos conteúdos considerando a realidade local e regional, de modo a capacitar os alunos, em termos de atualização da sua formação e prática profissional, a partir da compreensão das problemáticas que envolvem as atividades criativas e culturais e o mercado em expansão, bem como a capacidade de crítica e auxílio na execução de tais iniciativas, e, por fim, na elaboração de novos projetos de cunho criativo e cultural, considerando a realidade na qual estão inseridos.

 

 

Alunos de Relações Públicas conheceram o modelo de gestão de cultura de Santiago

Na segunda-feira, dia 17 de novembro, os acadêmicos do componente curricular Políticas da Cultura, do quarto semestre de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural acompanhados da professora Fernanda Sagrilo Andres, realizaram uma visita técnica na cidade de Santiago. O município localizado há 140 km de São Borja, além de ser reconhecido como a Terra dos Poetas por revelar talentos na literatura, há pouco tempo também conquistou o titulo de Cidade Educadora, juntamente com mais 14 cidades brasileiras.
O grupo de estudantes da Unipampa foi recebido por Rodrigo Neres, Gestor da Cultura – que apresentou o mapa estratégico do município, os pontos de cultura e as principais políticas públicas de cultura desenvolvidas. “Aqui em Santiago, desde 2009, a cultura aparece como a espinha dorsal de todas as ações de gestão. Cultura é tratada como prioridade, tanto pela administração pública quanto pela comunidade, que reconhece a importância e cobra ações efetivas” afirmou o gestor.
A visitação iniciou na Estação do Conhecimento, antiga estação Férrea, que ganhou revitalização no final de 2010. Hoje, a estação se tornou ponto cultural e de conservação histórica da viação férrea e da cidade. No mesmo local funciona também o Cineclube Cine Clio. Além de conhecer as políticas empregadas no principal ponto turístico da cidade, os alunos ainda visitaram a Emei Mary Lopes Peixoto, a Estação do Saber – Thomas Fortes, a Rua dos Poetas, a Calçada da Fama e a Casa Caio Fernando Abreu.

Texto: Fernanda Andres.

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Acompanhe a PL 6601/2013 – Acresce

nta dispositivo à Lei nº 5.377, a fim de dispor sobre o piso salarial dos profissionais de relações públicas.

 

23/07/2014 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ( MESA ) Indeferido o Requerimento n.10.339/2014, conforme despacho do seguinte teor: Indefiro o Requerimento n. 10.339/2014, porque a matéria versada no Projeto de Lei n. 6.601/2013 não se enquadra no campo temático da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, delimitado no inciso III do art. 32 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Publique-se. Oficie-se. Indeferido o Requerimento n. 10.340/2014,… Leia: http://www.conrerp5.org.br/?p=1132

 

RP em grande estilo: 120 anos do acordo de amizade Japão-Brasil –

Uma noite para ser lembrada. E um ano a ser comemorado. 

A noite ocorreu nesta terça-feira 11 de novembro no auditório da Cásper Líbero. Alunos do curso de Relações Públicas participaram com destacados líderes da comunidade nipo-brasileira do pontapé inicial das comemorações de 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Esse acordo foi assinado em 1895 em Paris. O lançamento das comemorações dos 120 anos do tratado de amizade teve como ponto alto a bela e ilustrada palestra ministrada pelo senhor Noriteru Fukushima, digníssimo cônsul geral do Japão em São Paulo.

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Leia: http://casperlibero.edu.br/rp-em-grande-estilo-120-anos-acordo-de-amizade-japao-brasil/#sthash.6Ym8tB37.dpuf

 

Relações Públicas

Este profissional atua na comunicação institucional das organizações públicas e privadas. Seu cotidiano envolve o planejamento e o desenvolvimento de programas, projetos e instrumentos voltados para a comunicação interna e externa. Sua função é cuidar da gestão do relacionamento de uma organização com seus diversos tipos de público. Também planeja e organiza eventos e outras ações com o objetivo de construir a imagem e a identidade das organizações…

Leia: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/guia-de-profissoes/relacoes-publicas/4ee39856fb3b72f057000050.html

 

As relações públicas na produção cultural: profissão e estratégia

 

A cultura possui diversas definições e aplicações ao longo da dinâmica social.
Processos socioculturais, políticos e econômicos provocaram (re)configurações na
definição e no uso do termo…

Leia: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Rela%C3%A7%C3%B5es-P%C3%BAblicas-Na-Produ%C3%A7%C3%A3o-Cultural/532282.html

 

Comunicação e Marketing

 

A Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, atenta às rápidas transformações na área da comunicação, cada vez mais importantes no mundo moderno, forma profissionais realizadores e empreendedores, enfocando três aspectos principais: senso crítico, para que o aluno seja capaz de perceber a necessidade de intervir no campo em que atuará; criatividade, para conceber e elaborar soluções inovadoras; e capacidade de gestão, para realizar um trabalho inventivo e transformador de forma eficiente. Para isso, a Faculdade conta com uma infraestrutura exemplar, reunindo qualidade e tecnologia em seus modernos estúdios e laboratórios, em que os alunos têm a oportunidade de realizar seus trabalhos em equipamentos considerados referência para produtoras e emissoras de rádio e televisão e agências de comunicação de todo o país…

Leia: http://www.faap.br/faculdades/comunicacao/relacoes_publicas/

 

A cada dia cresce a necessidade de uma comunicação dirigida, institucional e empresarial, ou seja, pela informação trabalhada e direcionada ao público que irá recebe-lá.

Neste contexto, o profissional de relações públicas tem a função de elaborar estratégias de comunicação para órgãos públicos e privados, transmitindo seus valores, ações, produtos e serviços tanto para o público interno quanto ao externo.

O curso forma gestores de comunicação integrada, conscientes de sua responsabilidade socioambiental, com foco nos princípios éticos, com capacidade de planejamento e visão global para atuar com criatividade na solução de problemas de comunicação.

Leia: http://www.anhanguera.com/graduacao/cursos/relacoes_publicas_grad.php

 

DESRESPEITO – O Governo é o primeiro a não respeitar o que manda a Lei

Não bastasse o estado de coisas que vivemos hoje no País de Avilan, com uma máquina pública alimentando sonhos de permanência no poder, uma economia parada e um bando de comissionados de nível duvidoso, engordando suas folhas de desserviços prestados à nação brasileira, têm sido comuns às manobras por parte de governantes em todos os níveis e maus empresários, principalmente da região Nordeste, em insistir no Desrespeito e na burla à legislação da profissão de Relações Públicas – Lei nº 5.377 de 11/12/1967, Decreto-Lei nº 860 de 11/09/1967 e Decreto nº 63.283 de 26/09/1968 e aos seus profissionais…

Leia: http://www.conrerp5.org.br/?p=1125

 

DIA INTERAMERICANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS – Relações Públicas na América Latina: o mercado e a academia em 2014

 

A Faculdade Cásper Líbero, o Conferp – Conselho Federal de Relações Públicas e a ABRP/SP – Associação Brasileira de Relações Públicas Seção São Paulo, comemoram na noite de 26 de setembro o Dia Interamericano de Relações Públicas. Com o tema Relações públicas na América Latina:o mercado e academia em 2014, o evento pretende apresentar um quadro comparativo sobre o atual cenário da profissão em alguns países latino-americanos. Durante painel realizado por videoconferência…

Leia: http://www.conrerp5.org.br/?p=1252