Defesas 2017 | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Defesas 2017

 

Discente Rita de Cássia Angeieski da Silveira
Orientador Fabiana Giovani
Título O LETRAMENTO DO PROFESSOR PARA A MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA RÁDIO ESCOLAR
Defesa 07 de abril de 2017
Resumo A presente pesquisa apresenta como tema o letramento do professor para a mediação no processo de desenvolvimento da Rádio Escolar. Em pesquisa aos documentos orientadores da formação inicial e continuada de professores de Educação Básica, constata-se que não há referência ao desenvolvimento de projetos com o uso de tecnologias como a Rádio Escolar. Portanto, esta pesquisa busca contribuir para a formação continuada de professores, através da elaboração de um tutorial para o letramento midiático e digital do professor para a mediação no desenvolvimento do projeto Rádio Escolar. Como referenciais teóricos, destacam-se os autores Kleiman sobre o letramento; Lemke e o letramento midiático; Coscarelli e Ribeiro quanto ao letramento digital, Baltar para a operacionalização do projeto; Molon sobre a mediação como processo; e Reali e Reyes quanto à formação docente. Para investigar a contribuição do letramento para a mediação, foram realizados três encontros de formação entre a pesquisadora e a professora-colaboradora, em uma escola. Para observar o processo da mediação, aconteceram quatro encontros entre a docente e um grupo de alunas para a produção do programa da Rádio Escolar. Os sete encontros foram analisados segundo a metodologia do Paradigma Indiciário, em busca de pistas que indicassem a contribuição do letramento do professor para a mediação, bem como orientassem a elaboração do tutorial. A partir da análise, constatou-se que o letramento midiático e digital do professor é necessário para que ele realize a mediação no processo de desenvolvimento da rádio, pois a professora não participou das atividades de letramento para utilização das tecnologias nem realizou a mediação durante essas atividades. Desta forma, o tutorial, produto pedagógico desta pesquisa, foi elaborado de modo a contribuir para o letramento midiático e digital do professor para que atue como mediador no processo de desenvolvimento da Rádio Escolar.
Produto Pedagógico PROJETO RÁDIO ESCOLAR
TUTORIAL DE LETRAMENTO DO PROFESSOR PARA A MEDIAÇÃO NO PROJETO RÁDIO ESCOLAR
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2401

Dissertação

Produto Pedagógico

Banca Alessandro Carvalho Bica, Zila Letícia Goulart Pereira Rêgo e Cláudia Raimundo Reyes

 

Discente Alessandra Goulart D’Ávila
Orientador Fabiana Giovani
Título RÁDIO ESCOLAR COMO PROPULSORA DO DIALOGISMO BAKHTINIANO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Defesa 28 de junho de 2017
Resumo A presente pesquisa tem como tema a implementação e o trabalho com uma Rádio Escolar como propulsora do dialogismo bakhtiniano. Além disso, também visa o trabalho com a oralidade, em especial o trabalho desenvolvido com gêneros orais enquanto prática social, e ainda, a escuta e sua função para com o projeto. Dessa forma, este estudo busca contribuir para a implantação de novas Rádios Escolares por meio de um guia passo a passo que foi elaborado após o desenvolvimento desta pesquisa. Quanto aos referenciais teóricos, destacam-se os autores Bakhtin, Fiorin e Faraco, sobre dialogismo; Dolz e Schneuwly, no que se refere à oralidade e aos gêneros orais na escola; Baltar, sobre Rádio Escolar; Geraldi, quanto às práticas sociais; Bakhtin, na abordagem dos gêneros discursivos e Ponzio, se tratando da escuta. Para a investigação no trabalho com a Rádio Escolar enquanto uma prática de diálogo, com destaque para questões sobre oralidade e escuta foram realizados oito encontros presenciais entre a docente e cerca de doze alunos para elaboração de roteiros e execução das gravações dos programas. A metodologia de análise é a do Paradigma Indiciário. Na análise constatou-se que a rádio pode ser considerada um meio de diálogo com a comunidade escolar, uma vez que todos participaram de forma efetiva do projeto, seja como locutores, (os alunos que participaram das gravações) seja como interlocutores, (ouvintes que via escuta contribuíram no processo). Além disso, o trabalho com a oralidade enquanto prática social foi realizada de maneira satisfatória, já que os alunos estiveram em contato direto com os gêneros orais, que no contexto da rádio, são considerados como uma situação real de linguagem, nos momentos de elaboração dos roteiros de gravação ou durante as próprias gravações da Rádio Escolar.
Produto Pedagógico RÁDIO ESCOLAR
DIÁLOGO, ORALIDADE , ESCUTA
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2598

Dissertação

Produto Pedagógico

Banca Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo, Carolina Fernandes e Cláudia Raimundo Reyes

 

Discente Patrícia Fernandes Cavalheiro
Orientador Moacir Lopes de Camargos
Título DIFERENTES PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO “NA PONTA DA LÍNGUA”: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL
Defesa 28 de junho de 2017
Resumo Esta pesquisa foi realizada a partir do diálogo entre sujeitos em um curso de formação que uniu, no mesmo contexto, diferentes profissionais da educação (gestor, coordenador pedagógico, professor, secretário de escola, atendente, estagiário, manipulador de alimentos, servente, ronda, dentre outros) municipal de Sant’Ana do Livramento, RS. O objetivo da dissertação foi a análise da aplicação de uma proposta pedagógica com foco na interculturalidade que buscou promover a interação entre os educadores que participaram da 5ª edição do curso de formação, Na Ponta da Língua. Concebido por meio de oficinas com foco na interculturalidade, o curso pautou-se a seguinte questão norteadora: “Como desenvolver uma proposta pedagógica com base na interculturalidade para auxiliar os profissionais da área educacional a dialogarem com diferentes culturas? ”. Com a necessidade de proporcionar às escolas um encontro que privilegiasse o diferente, foi preparado este curso de formação em que os profissionais da educação estivessem presentes, sem serem subdivididos em cargos ou funções, ou seja, valorizando a diversidade. Ao final, apesar dos poucos encontros presenciais com os participantes, avalio que as oficinas contribuíram para fomentar outros olhares para o ambiente escolar.
Produto Pedagógico OFICINAS NA PONTA DA LÍNGUA: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2404

Dissertação

Produto Pedagógico

Banca Vera Lúcia Cardoso Medeiros,  Alessandra Ávila Martins e Diana Paula Salomão de Freitas

 

Discente Gisele Lángaro Soares
Orientador Clara Zeni Camargo Dornelles
Título O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENGAJAMENTO DA ALUNA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Defesa 14 de junho de 2017
Resumo A presente pesquisa originou-se da necessidade de se refletir sobre práticas que possam dar novos significados à aprendizagem da Língua Inglesa como língua adicional no Ensino Fundamental. Este trabalho de pesquisa-ação tem como objetivo principal elaborar, desenvolver e analisar uma unidade didática no componente curricular Língua Inglesa norteada pelos fundamentos da Pedagogia dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2009; ROJO; MOURA, 2012). Desenvolvida em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em São Gabriel-RS, no ano de 2016 com o intuito de, através da formação de uma Comunidade de Prática (WENGER; SNYDER 2000), ter como resultado um maior engajamento da aluna na aprendizagem de Inglês, a pesquisa fundamenta-se também nos conceitos de Engajamento e Línguas Adicionais (SCHLATTER; GARCEZ, 2012; LEFFA, 2012). A opção metodológica deste trabalho foi pela pesquisa-ação em linguística aplicada, com os papéis de professora e pesquisadora sendo assumidos pela mesma autora. Como professora-pesquisadora, participei diretamente do processo de investigação, construindo, com os envolvidos na pesquisa, meu objeto de estudo. O material didático autoral desenvolvido será disponibilizado para profissionais da área, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem de língua adicional. A análise teve um viés qualitativo e interpretativo e utilizou-se de instrumentos de cunho microetnográfico. Foi usada a microetnografia para a gravação, visualização e análise dos vídeos das aulas por mim dadas durante o projeto (ERICKSON; SHULTZ, 1998). A análise dos dados gerados buscou avaliar em que medida a Unidade Didática elaborada mobilizou, ao ser desenvolvida, efetivamente os conceitos da Pedagogia dos Multiletramentos, bem como analisar o modo como as alunas se engajam no desenvolvimento do projeto, estabelecendo critérios para avaliação deste engajamento e interpretar de que forma os resultados obtidos com a aplicação da unidade didática podem estar relacionados (ou não) à formação de uma Comunidade de Prática na sala de aula de Língua Inglesa. O resultado da análise qualitativa e da discussão dos dados mostrou que a unidade didática fundamentada na Pedagogia dos Multiletramentos levou ao engajamento da maioria das alunas na maior parte do tempo para quererem realizar as tarefas que proporcionassem às mesmas a aprendizagem da língua adicional. Da mesma forma, as tarefas propostas levaram a uma produção baseada na aprendizagem colaborativa que tanto promove o engajamento, assim como este fortalece ainda mais a Comunidade de Aprendizagem.
Produto Pedagógico TEACHER’S MATERIAL
Uma proposta para o ensino de Inglês através dos MULTILETRAMENTOS
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2397

Dissertação

Produto Pedagógico

Banca Glória Gil e Simone Assumpção

 

Discente Ivana Elise Martinez
Orientador Clara Zeni Camargo Dornelles
Título “Pra que(m) eu escrevo?” a escrita em eventos de letramento com gêneros autobiográficos na educação de jovens e adultos
Defesa 22 de junho de 2017
Resumo Em um contexto escolar cada vez mais heterogêneo, torna-se fundamental repensar a forma como os educandos utilizam a leitura e a escrita, a partir da apropriação dos gêneros explorados em sala de aula. O presente trabalho tem por objetivo relatar e analisar a implementação de eventos de letramento que envolvem a escrita de gêneros autobiográficos, na Educação de Jovens e Adultos. A análise focaliza tanto as estratégias de engajamento nas atividades propostas quanto a apropriação do gênero autobiografia, que foi retomado por intermédio de algumas atividades desenvolvidas de forma sequencial, com o intuito de desenvolver e analisar, mediante a produção de autobiografias, o modo como os alunos se apropriaram do gênero citado. Para tanto, o referencial teórico parte dos pressupostos sobre a escrita em sala de aula (MATÊNCIO, 1994; ANTUNES, 2003, GERALDI, 2006); é pautado nos estudos sobre as práticas de letramento (STREET, 2014; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009), que conferem preponderância aos aspectos sociais e culturais das práticas de uso da linguagem; na apropriação do gênero autobiográfico (ALVARES, 2010; SIMÕES, 2012; SOBRAL, 2009); e, por último, nos aspectos legais e pedagógicos relacionados à Educação de Jovens e Adultos (FREIRE, 2011; MOLLICA & LEAL, 2009; BENVENUTTI, 2011). A metodologia consiste numa pesquisa-ação (DIONNE, 2007; THIOLLENT, 2011; ZEICHNER, 2011), como forma de planejar, desenvolver e repensar os eventos de letramento que fizeram parte da proposta didática. O planejamento envolveu a elaboração de um produto pedagógico que foi desenvolvido em sala de aula, no qual foram feitos registros sistemáticos em vídeo, áudio e diário reflexivo. A partir dos dados gerados e das produções dos alunos, foi possível concluir, em relação ao engajamento, que toda prática pedagógica que parte de estratégias bem definidas e interativas possibilita envolver os alunos nas atividades elencadas, e em relação à apropriação, que o contato e a análise do gênero são fundamentais para uma produção que demarque a apropriação do gênero explorado e, principalmente, que os alunos sintam-se autores de suas produções e que a escrita não seja vista apenas como mera atividade escolar.
Produto Pedagógico AUTOBIOGRAFIA NA EJA
Propostas de trabalho com o gênero autobiográfico
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2602

Dissertação

Produto Pedagógico

Banca Wagner Rodrigues Silva e Vera Lúcia Cardoso Medeiros

 

Discente Vanessa de Almeida Marques
Orientador Clara Zeni Camargo Dornelles
Título A APROPRIAÇÃO DO GÊNERO REPORTAGEM DIGITAL NA ESCRITA COLABORATIVA PARA UM JORNAL ESCOLAR ONLINE
Defesa 22 de junho de 2017
Resumo O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o processo de apropriação, colaboração e autoria na escrita dos alunos do 3º ano do ensino médio a partir da implantação do jornal escolar online em uma escola pública. Para viabilizar a aplicação do projeto, foi utilizada uma prática de pesquisa-ação sobre a atividade de produção textual em sala de aula, durante o primeiro semestre escolar de 2016, na turma de 3º ano noturno da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, localizada na cidade de Bagé/RS. Durante o trabalho, analisou-se o processo de autoria multimidiática, multiautoria, identificando estratégias utilizadas para escrita colaborativa a partir do Documentos do Gmail, e apropriação do gênero reportagem digital na produção escrita dos alunos. Para fundamentar este estudo, o trabalho foi pautado na teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin (1997) e estudos a respeito dessa teoria de Faraco (2009) e Machado (2008); os gêneros digitais definidos por Pinheiro (2010) e Marcuschi (2009); reportagem com base em Lage (2012) e reportagem digital conforme Bastos (2000) e Canavilhas (2006). Uma vez que o trabalho desenvolveu práticas de letramento em ambiente hipermidiático, estão presentes os conceitos de hipertexto de Ribeiro (2012) e Santaella (2007 e 2008), letramento de Britto (2007), letramento digital de Buzato (2011) e letramento multi-hipermidiático de Signorini (2011). A escolha do jornal escolar online como veículo de publicação dos textos parte dos pressupostos de jornal escolar de Freinet (1974). A partir do produto elaborado para esta pesquisa-ação, uma Sequência Didática (SD), a partir dos aspectos teórico-metodológicos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), sobre o gênero reportagem digital em ambiente hipermidiático e orientação para o ensino de estratégias de escrita colaborativa, realizou-se a análise dos dados gerados em gravações em vídeo, diários reflexivos e nas reportagens produzidas pelos alunos com o intuito de verificar se os objetivos iniciais foram contemplados. Ao final, percebemos que um dos entraves iniciais que foi a utilização da ferramenta Documentos do Gmail foi superado no decorrer das atividades da Sequência Didática. No que refere-se à apropriação do gênero, os resultados alcançaram o objetivo inicial. Para as questões de multiautoria e autoria multimidiática, as ações realizadas durante a realização da SD revelaram a necessidade de intervenções sobre as temáticas plágio e cópia da internet, o que resultou em uma atividade extra na SD.
Produto Pedagógico LINK – Produção para o contexto da internet
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2365

Dissertação

Produto Pedagógico

Banca Veronice Camargo da Silva e Claudete da Silva Lima Martins

 

Discente Jairo de Oliveira
Orientador Valesca Brasil Irala
Título O ENSINO DA PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM MATERIAL DIDÁTICO AUTORAL FOCADO NA INSTRUÇÃO DIFERENCIADA
Defesa 28 de setembro de 2017
Resumo O ensino de línguas adicionais (LA) e, em particular o inglês, mesmo sendo legitimado e tornado obrigatório no ensino regular através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ainda hoje parece não conseguir atender às necessidades da sociedade brasileira, que repete em seu discurso a crença de que “inglês em escolas públicas não funciona” (LIMA, 2011). Estudos apontam que uma das razões que reforça essa crença é o contexto em que a aula de LA acontece, pois geralmente apresenta grande número de alunos nas salas de aula, turmas desniveladas em termos de conhecimento da/sobre a língua e a falta de metodologia e recursos didáticos adequados (PCN, 1998. p. 21). Pensando em contribuir para a transformação dessa realidade, a presente pesquisa foi realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, visando a elaboração de um Material Didático Autoral (MDA) que será disponibilizado para profissionais da área, no intuito de contribuir com o processo de ensino-/aprendizagem de língua inglesa. Este estudo discorre sobre o ensino da produção oral em língua inglesa a partir da instrução diferenciada e do ensino baseado em tarefas, por conta da necessidade de se trabalhar o tema de maneira inovadora. Para tanto, buscou-se por teóricos que sustentaram o trabalho nos diferentes assuntos. Para falar sobre o ensino de língua inglesa na escola pública, o estudo foi embasado, principalmente, nos seguintes documentos e teóricos: PCNs (2000; 2002); LDB (1996); Plano CDE-British Council (2015); Almeida Filho (1998; 2001); Lima (2011); Rajagopalan (2011); Paiva (2011); Leffa (2011); Araújo de Oliveira (2011) e Micolli (2001). Para falar sobre a sala de aula com mixed abilities, foram utilizados Ur (1991); Ainslie (1994); Sutherland & Smith (2003); Svard (2006); Bremner (2010); Pospisilova (2008); Simánová (2010); Ma (2011); Gurgenidze, 2012) e Salli-Çopur (2005). Sobre habilidades orais em sala de aula os teóricos buscados foram Brown (2007); Harmer (2007) e Lightbown e Spada (2006). Para falar sobre o ensino baseado em tarefas foram utilizados Cook (2008); Bygate (2001); Brown (2007); Ellis (2005) e Willis (1996). E, finalmente, Tomilinson (1995; 1999; 2001); Tomilinson e Allan (2000) e Dudley e Osvath (2016), a respeito de instrução diferenciada. O objetivo geral deste estudo é: desenvolver e avaliar a implantação de uma proposta pedagógica para o ensino da língua adicional/Inglês no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja-RS, por meio da produção de um Material Didático Autoral, tendo como foco principal o ensino da produção oral e que contemple as diferenças individuais dos aprendizes. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se: realizar um diagnóstico inicial com vistas a identificar o nível de conhecimento da/sobre a língua inglesa no tocante às habilidades orais dos alunos da turma na qual a proposta foi implementada; compreender criticamente o processo pedagógico empreendido durante a implantação da proposta, tendo por base o ensino baseado em tarefas e a instrução diferenciada com suas quatro formas de diferenciação (insumo, processo, produto e ambiente de aprendizagem); identificar, após o período de implantação da proposta, possíveis ganhos na aprendizagem dos alunos no que diz respeito ao desenvolvimento da produção oral e; socializar o Material Didático Autoral desenvolvido para a implantação da proposta, com ajustes e comentários teórico-práticos advindos do trabalho pedagógico empreendido. O MDA é composto por uma aula que propõe a realização do diagnóstico inicial e mais 05 lições que foram aplicadas entre os meses de maio a julho de 2017 em uma turma de Inglês Básico I do Centro de Idiomas da escola onde a pesquisa foi desenvolvida, após ter sido identificado como questão de pesquisa o fato de que o ensino da habilidade oral em Língua Inglesa parece não ser eficiente nessa instituição. Quanto aos resultados, a aplicação do MDA mostrou ser possível ensinar línguas adicionais na escola pública. O contexto de aplicação da pesquisa trouxe alunos com os mais variados históricos de aprendizagem. Todos apresentaram progresso, mesmo aqueles que, a partir do diagnóstico inicial, foram classificados como weakers (mais fracos) e cujo perfil parece estar diretamente relacionado ao discurso de fracasso do ensino de línguas na escola pública. Mesmo em um curto espaço de tempo de aplicação, as produções orais apresentadas ao final foram consistentes com o que foi proposto. O progresso desses alunos corrobora com a premissa de que é possível iniciar na sala de aula um movimento pautado por ações pedagógicas concretas, que atuem no sentido de desconstruir a crença de que a escola pública não ensina inglês.
Produto Pedagógico MDA – Versão strongers
MDA – Versão Weakers
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2292

Dissertação

Produto Pedagógico

Banca Gabriela Bulla e Kátia Vieira Morais

 

Discente Elenúcia Severo Soares
Orientador Vera Lúcia Cardoso Medeiros
Título A MAGIA DA LEITURA E SEUS DESAFIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Defesa 12 de maio de 2017
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo propor e analisar a aplicação de uma metodologia de leitura literária como prática sistemática e constante, visando à ampliação das competências do ato de ler, procurando estabelecer distinções entre a leitura literária e a não literária, promovendo momentos de reflexão sobre o que foi lido, oportunizando a manifestação criativa do aluno, acesso aos diferentes gêneros literários e, por conseguinte, desenvolvendo a produção de diferentes tipos de manifestações artísticas a partir das leituras realizadas. Para atingir o objetivo foi analisada a metodologia da execução do projeto A Magia da Leitura, onde se constatou a necessidade de despertar no aluno, a percepção da importância da prática de leitura a partir de diferentes metodologias, levando-o a interagir com o texto literário e reconhecer as possibilidades desse texto repercutir em suas vivências. A justificativa para esse trabalho repousa na constatação de que as práticas de leitura delineadas em sala de aula têm sido apontadas como corresponsáveis pelo afastamento do aluno da literatura. A escola, instituição privilegiada para o desenvolvimento do gosto pela leitura literária, acaba por inviabilizar uma formação de leitura compatível para desenvolver satisfatoriamente o texto literário, por meio de práticas descontextualizadas, que não buscam a fruição textual. Como fundamentação, discutiu-se o que é leitura, as especificidades do texto literário e a importância da literatura na formação integral do homem e no desenvolvimento de um comportamento leitor (Isabel Solé – 1999; Maria Helena Martins – 2006; Ingedore Koch – 2002; Magda Soares – 2000/2013; Ezequiel Silva – 1993/2003). Em função disto, destacou-se também no âmbito escolar, a necessidade de uma abordagem sobre o texto literário de uma forma crítica, segundo a qual a ludicidade e a criatividade se façam presentes (J.W.Geraldi – 2008; Ângela Kleiman -2004) e o papel do professor como mediador na elaboração de práticas significativas de leitura (Marisa Lajolo -19862/1993/2005; Rildo Cosson – 2006/2012; Irande Antunes -2009). Da mesma forma ressalta-se o texto literário por meio de uma função estética a fim de que consigamos formar o gosto, ensinar e apreciar o que faz a beleza das obras literárias (Ariano Suassuna – 2008; Umberto Eco – 2010; Ítalo Calvino – 1998; Roland Barthes – 1996; Jonathan Culler – 1999; Neitzel – 2006; Gabriel Perissé – 2009). O projeto foi realizado com três turmas de nono ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual no município de Dom Pedrito/RS, onde foram trabalhadas leitura e interpretação de maneira que se tornasse algo diferente e encantador, levando em consideração a realidade dos alunos, bem como gostos e suas visões de mundo. A última etapa da pesquisa consistiu na análise de dados produzidos, reelaboração e ampliação do Projeto de Oficinas Literárias, tomando-se como base os resultados de seu desenvolvimento em aula e definindo a proposta pedagógica final desta dissertação. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de uma prática diferenciada de leitura literária, onde educando e educador construam juntos um trabalho diferenciado com o texto literário, possibilitando assim ao aluno, criar uma intimidade maior com os livros e a leitura.
Produto Pedagógico “A Magia da Leitura e seus desafios no Ensino Fundamental”
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2396

Dissertação

Produto Pedagógico

Banca  Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo, Marinês Andréa Kunz

 

Discente EVERTON ROGERIO DA SILVA CORREA
Orientador Alessandro Carvalho Bica
Título A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: UM ESTUDO DIALOGICO DISCURSIVO SOBRE O QUE É SER NEGRO NA VOZ DO ALUNO DA EJA NA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL
Defesa 30 de junho de 2017
Resumo Este trabalho teve como objetivo principal verificar como os estudantes da EJA na região sul do Rio Grande do Sul identificam-se etnicamente, assim como averiguar os estigmas existentes sobre o negro nos discursos proferidos pelos alunos. A referida problematização implementou-se por meio do Produto de Intervenção, no formato de Projeto Pedagógico, intilulado: Rediscutindo a identidade Negra, visando cumprir com o exarado pela Lei 10639/2003,isto é, o estudo da história e da cultura africana e afro-brasileira, reconhecendo as contribuições do povo negro para a formação social de nosso país. Para tanto buscou-se apoio teórico nos estudos de Bakhtin (2006) fundamentando os conceitos de alteridade e dialogismo como pressupostos importantes na constituição do sujeito. Foucault (1972) elucida que as identidades não são determinadas ao nascer e, defende que são construções sociais que se estabelecem e modificam ao longo da vida de cada sujeito, de acordo com as relações históricos- sociais. Recorreu-se também aos estudos de Freire (2011), no intuito de possibilitar aos participantes da pesquisa, reflexões sobre o funcionamento das classes sociais, através do diálogo e do auto-conhecimento. Estabeleceu-se diálogos com as obras de Munanga (2005), Garcia (2007), Oliveira (2003) e Silva (2011) buscando o respaldo no que concerne as discussões históricas sobre o negro, assim como às políticas de ações afirmativas.
Produto Pedagógico Projeto Pedagógico de título: Rediscutindo a identidade negra
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2371

Dissertação e Produto Pedagógico

Banca Vera Lúcia Cardoso Medeiros e Maria de Fátima Cossio

 

Discente LEANDRO MARCOS LASSEN
Orientador Valesca Brasil Irala
Título ORALIDADE E TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: UMA PROPOSTA PARA PROMOVER O ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Defesa 04 de dezembro de 2017
Resumo O objetivo deste estudo é analisar a implementação de um material didático autoral de língua inglesa voltado a trabalhar a oralidade e incluir as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) em contexto escolar, através da pesquisa-ação. O material didático elaborado é composto por 4 unidades aplicadas em um período de 8 semanas, em uma turma de sexto ano de uma escola pública de Santa Maria/RS. Para falar sobre o ensino de língua inglesa na escola pública, o estudo foi embasado, principalmente, nos seguintes documentos e teóricos: PCNs (2000; 2002); LDB (1996); Referenciais Curriculares Estaduais (SEDUC/RS 2009); Irala e Leffa (2014); Leffa (2011); Almeida (2012) Rajagopalan (2011); Paiva (2011); Silva e Paiva (2016) e Micolli (2016). Dentro da sala de aula, o professor e os alunos são responsáveis pela busca do aprendizado. Leffa (2011, p.31) sugere que deva ser “criada uma linha de ação que contemple dialogicamente três etapas: (1) criar uma parceria entre professor e alunos, formando uma comunidade em sala de aula; (2) estabelecer, em conjunto, os objetivos que se almejam; (3) buscar os meios necessários para alcançar esses objetivos”. O engajamento escolar tem chamado a atenção de pesquisadores, educadores e legisladores de vários países, como fator chave para abordarem problemas como baixo rendimento, tédio e alienação estudantil, e altos índices de evasão escolar (FREDRICKS, BLUMENFELD, e PARIS 2004).De acordo com Stelko-Pereira et al. (2015, p. 207), pode-se definir engajamento escolar como “a relação que se estabelece entre o aluno e uma atividade escolar (Fredricks, Blumenfeld, & Paris, 2004; Julio, Vaz, & Fagundes, 2011) e a medida da motivação dos alunos a aprender e a ter um desempenho satisfatório na escola (Gouveia, 2009)”. Fredricks, Blumenfeld & Paris (2004, 62-64) definem o conceito de engajamento como sendo multifatorial, apresentando três dimensões: engajamento comportamental, engajamento emotivo e engajamento cognitivo. A partir da aplicação de um questionário de necessidades e interesses, foram planejadas aulas envolvendo o uso das NTIC existentes na escola e também os equipamentos dos próprios alunos. O planejamento inicial precisou ser alterado devido a mudanças no quadro de horário da escola e dificuldades técnicas, como instabilidade de sinal de Internet e restrições ao uso do laboratório de informática da escola. Apesar de dificuldades de estrutura e organização escolar, foi notada a possibilidade de utilização da produção oral em língua inglesa, de conhecimento contextualizado, de input compreensível, e ferramentas de NTIC em atividades para motivar o engajamento dos alunos. Ao final da aplicação, 5 vídeos foram produzidos e carregados no canal da turma no YouTube. As atividades de gravação de vídeo para o YouTube e Quiz online no site kahoot.com destacaram-se como as preferidas na avaliação dos alunos.
Produto Pedagógico “Can you be a youtuber?”
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2405

Dissertação

Produto Pedagógico

Banca Ana Paula de Araújo Cunha e Érico Marcelo Hoff do Amaral

 

Discente Fabiani Chagas Dutra Pedra
Orientador Clara Zeni Camargo Dornelles
Título A ESCRITA CRIATIVA NO ENSINO DE ESPANHOL: AMPLIANDO OS MULTILETRAMENTOS ATRAVÉS DE FANFICS
Defesa 13 de dezembro de 2017
Resumo Este trabalho teve como objetivo geral explorar os multiletramentos através da escrita criativa para atingir os objetivos de aprendizagem de Língua Espanhola no Curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais com a elaboração e implementação de uma proposta pedagógica. Para isso, foi desenvolvida uma prática de pesquisa-ação na turma de primeiro semestre do curso, na Unipampa na disciplina de Fundamentos de Espanhol I. Essa prática teve como objetivos: verificar as práticas de multiletramentos, em Língua Espanhola, dos alunos da graduação; desenvolver a escrita criativa como ferramenta de incentivo à aprendizagem de língua adicional a partir do universo cultural dos alunos; verificar se a produção de textos a partir dos multiletramentos possibilitou a aprendizagem da língua e avaliar se a proposta pedagógica atingiu os objetivos de aprendizagem para reformular a proposta a partir deste resultado. Como respaldo teórico abordo os multiletramentos sob a perspectiva de Rojo (2009, 2012); trago a questão do ensino de Línguas Adicionais a partir de Leffa e Irala (2014), Schlatter e Garcez (2012), Paz (2009). Problematizo a visão de aprendizagem com base em Dewey (1959), Hattie (2017), Almeida Filho (2008), Viana (1990) e Lemke (2010). Discorro sobre a formação de professores a partir de Almeida filho (1992) e Leffa (2008, 2009). Exponho a escrita criativa partindo de Plácido (2015), Leitão (2008), Casal (1999) para chegar ao gênero fanfics, baseada em Cavalcanti (2010), Rocha (2009), Fontenele (2015), Barros (2009), e por fim trago a questão da correção considerando Cassany (2007). A partir da aplicação do produto elaborado para esta pesquisa-ação, uma unidade didática como projeto de multiletramentos, analisei os dados gerados em gravações em áudio e vídeo, diários reflexivos, fotos, interações online e os textos produzidos pelos alunos com a finalidade de verificar se os objetivos iniciais foram atingidos. Ao final, percebi que a autonomia, a colaboração e o interesse dos alunos são fundamentais para que o trabalho ocorra como o planejado e que tínhamos muitas demandas para pouco tempo de intervenção. Ao verificar as práticas de multiletramentos, em Língua Espanhola, dos alunos da graduação, foi possível perceber o que eles já conheciam para então desenvolver a escrita criativa como ferramenta de incentivo à aprendizagem de língua adicional a partir do universo cultural dos alunos. Concluí que o trabalho com as fanfics despertou o interesse dos alunos e verifiquei que a produção de textos a partir dos multiletramentos possibilitou a aprendizagem da língua. Por fim, avalio que a proposta pedagógica atingiu os objetivos de aprendizagem e reformulei a proposta a partir deste resultado. Algumas ações previstas e realizadas na aplicação do projeto revelaram a necessidade de aprofundamento na abordagem e execução, o que resultou em atividades extras na unidade didática.
Produto Pedagógico PROJETO FANFICS
A ESCRITA CRIATIVA NO ENSINO DE ESPANHOL: ampliando os multiletramentos através de fanfics
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2517

Dissertação

Produto Pedagógico – Material para alunos

Produto Pedagógico – Material para professor

Banca Glória Gil e Valesca Brasil Irala

 

Discente Débora Tatiane Costa Rosa
Orientador Taíse Simioni
Título DOCUMENTÁRIO: UMA PROPOSTA QUE CONTEMPLA O LETRAMENTO E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS DESDE O 1° ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Defesa 12 de dezembro de 2017
Resumo O presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica que utiliza a produção de um documentário para proporcionar aos alunos, do primeiro ano do ciclo de alfabetização, a reflexão sobre a língua e a variação linguística. Pretende-se analisar como, a partir dos multiletramentos, se pode introduzir a discussão sobre a variação linguística no 1º ano do ensino fundamental. A proposta apresenta como objetivos de pesquisa reconhecer o letramento e os multiletramentos dos alunos; a partir disso, analisar a construção de seus conhecimentos sobre a variação linguística; verificar como a produção de um documentário contribui para a percepção da função social da fala e da escrita. Tem como objetivos quanto ao ensino: proporcionar momentos de reflexão a respeito da língua a partir de atividades que contemplem os multiletramentos; discutir com os alunos questões relacionadas ao entendimento dos mesmos sobre a variação linguística; mobilizar os alunos para a produção de um documentário que possibilite a realização dos itens elencados acima. Para elaboração da proposta, foram abordados conceitos de letramento de Soares (2003), multiletramentos de Rojo (2012) e variação linguística de Bortoni-Ricardo (2004). Quanto ao documentário, a orientação foi Bentes (2008). A proposta foi aplicada em uma turma de 1º ano do ciclo de alfabetização, em uma escola pública municipal, em Bagé-RS. Como primeiro passo, buscou-se verificar o letramento dos alunos e como os multiletramentos são utilizados pelos mesmos, pois a partir dessa verificação inicial encontrou-se uma maneira de aproximar a proposta da produção do documentário ao que os alunos já conheciam. Assim, a produção do documentário passou a ser significativa e os alunos envolveram-se nas etapas que contemplam a produção do gênero documentário, como a escolha do tema, a elaboração do roteiro de produção, as reportagens, a trilha sonora, a decupagem e a produção final. Ao finalizar a aplicação da proposta, organizamos a análise do desenvolvimento dos alunos em todos os momentos que foram desenvolvidos para a produção do documentário. Dessa forma, é possível dizer que, trabalhando a alfabetização a partir dos letramentos, dos multiletramentos e da reflexão sobre a língua oral e escrita, o processo de construção da escrita tem um sentido mais amplo e significativo, pois os alunos, ao elaborarem o documentário, conseguiram refletir sobre a função social da fala e da escrita e quando precisamos ou não monitorá-las. Os alunos parecem ter percebido que a língua tem uma função social e que a alfabetização vai muito além da codificação e da decodificação das palavras. É necessário que outros professores compreendam a importância de reconhecer a língua e sua função social desde os primeiros anos do ensino fundamental e que a reflexão sobre a língua esteja presente em todas as aulas para que os alunos possam ser cidadãos críticos e ativos na sociedade.
Produto Pedagógico

Documentário – Histórias de muitas memórias
Tutorial de como fazer um documentário – D de Doce

Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2375

Dissertação

Produto Pedagógico

Banca Valesca Brasil Irala e Veronice Camargo da Silva