Defesas 2020 | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Defesas 2020

Discente Thaís Cardoso Mora
Orientadora Prof.ª Dr.ª Sara dos Santos Mota
Título O Engajamento Discente no Ensino de Português Língua Adicional: material didático autoral voltado à produção colaborativa de vídeos-verbetes sobre a fronteira Brasil/Uruguai
Defesa 1 de agosto de 2020
Resumo Esta dissertação se propõe a contribuir para uma possível ampliação do engajamento discente no ensino de Português como Língua Adicional (PLA). A presente pesquisa foi desenvolvida durante o Mestrado Profissional de Ensino de Línguas, com o objetivo de implementar um Material Didático Autoral (MDA) voltado à produção colaborativa de vídeos-verbetes, em uma turma de primeiro e segundo ano de liceo de um colégio da rede privada de Rivera, no Uruguai, cidade vizinha ao município de Santana do Livramento. Através do MDA, composto por sete aulas, foi implementada uma proposta didática de produção colaborativa de vídeos-verbetes, para estimular a produção escrita desses alunos em PLA, com o auxílio das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs), visando um maior engajamento discente. Este trabalho teve como objetivos específicos: identificar os tipos de engajamento discente nas aulas de PLA ao longo do desenvolvimento da proposta; compreender os principais desafios e facilidades durante a produção colaborativa de vídeos-verbetes por parte dos discentes; propor reformulações no MDA para o ensino de PLA, a partir de uma experiência didática específica, com vistas à socialização desse material para ser utilizado em outros contextos de ensino similares. O embasamento teórico foi construído, especialmente, pelos seguintes conceitos e autores: Fronteira, Sturza (2005) e Mota (2010); Língua Adicional, Schlatter e Garcez (2009); Engajamento discente, Fredricks, Blumenfeld e Paris (2004) e Harris (2008); Estratégias de Escrita Colaborativa (EC), Lowry et al. (2004 apud BARROS, 2015; PINHEIRO, 2009); gênero textual, Marcuschi (2008). Quanto aos resultados obtidos, foi possível perceber que houve engajamento cognitivo, comportamental e emocional dos estudantes ao longo da realização da proposta de intervenção. Em relação à produção colaborativa de vídeos-verbetes com estratégias de EC, observamos as dificuldades de produção escrita colaborativa no início da implementação do MDA e, mais ao final da proposta, a facilidade em realizar a produção em grupo, após a compreensão dos alunos de como utilizar as estratégias de EC. Após a implementação do MDA, foram realizadas reformulações que eram necessárias para a socialização desse material em outros contextos de ensino.
Projeto pedagógico Produção colaborativa de vídeos-verbetes
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5306

Dissertação

Produto pedagógico – Aluno

Produto pedagógico – Professor

Banca Prof.ª Dr.ª Sara dos Santos Mota (Unipampa); Prof.ª Dr.ª Tania Regina Martins Machado (UNITINS); Prof.ª Dr.ª Clara Zeni Camargo Dornelles (Unipampa)

 

Discente Ricardo Gomes de Oliveira
Orientadora Prof.ª Dr.ª Camila Gonçalves dos Santos do Canto
Título O e-mail como porta de entrada para a utilização de gêneros textuais em ambientes digitais
Defesa 26 de novembro de 2020
Resumo Este compartilhar de pesquisa é fruto de um trabalho que desenvolveu, implantou e analisou um produto pedagógico, mostrando uma possibilidade de aproximação dos estudos linguísticos e as práticas de escrita no Ciberespaço. Realizou-se uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), concentrada na exploração de gêneros textuais a partir do E-mail, por alunos do 9º ano de escola pública do município de Santana do Livramento. O caminho teórico incluiu Letramento (STREET, 2014), Cibercultura (LÉVY, 1999; TAPSCOTT, 2010), Gêneros (MARSCUCHI, 2008, 2010; BAKTHIN, 1992) e Monitoração (HORA, 2014; BORTONI-RICARDO, 2005). Tratou o E-mail como porta de entrada para a utilização de gêneros textuais em ambientes digitais. O estudo mostrou que, desde um bilhete para um amigo até uma carta destinada a uma autoridade, o E-mail apresenta expressiva versatilidade para a construção e veiculação de gêneros textuais em sua plataforma, ainda pouco explorada (PAIVA, 2010). Destaca-se que o E-mail revigora o gênero epistolar, em alcance de pessoas e velocidade de interação. Ele é acessível a partir dos 13 anos de idade, gratuito, realiza o registro, armazenamento de mensagens e apresenta baixo risco de exposição. É assíncrono, fornece o tempo necessário para a reflexão semântica e pragmática, o que abre espaço para a mediação de aspectos da língua portuguesa. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário para checar o conhecimento tecnológico dos alunos, observações durante a implementação e questionário aplicado aos professores. A aplicação com estudantes de 9ºano ocorreu na forma de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) teve como objetivo instrumentalizar os alunos para o uso qualificado do recurso digital, para esta que foi a primeira ferramenta de escrita digital a consolidar-se e continua sendo a mais utilizada a nível empresarial, institucional e, para as interações formais no Ciberespaço. Os dados do questionário revelaram que a maioria dos estudantes não enviava e-mail, mas todos possuíam perfil em rede social, o que sugere uma fragilidade quanto à possibilidade de escrita dos gêneros com variação de monitoração e consideração dos contextos sociais. Mais de 90% dos pesquisados, confirmaram que é necessário aprender a utilizar o e-mail, um consenso de que necessitarão lidar com a conta, inclusive, os alunos buscaram a mediação do professor tanto a nível de estrutura digital quanto para produzir nos gêneros textuais propostos. O estudo revelou que, embora usem tecnologia, os adolescentes nativos digitais precisam orientação para escrever seus textos em uma plataforma de E-mail. Conclui-se que o estudo do E-mail se encaixa perfeitamente para turmas de 9ºano, por ser uma alternativa digital assíncrona que facilita o aprendizado da língua, das tecnologias atuais de comunicação e, também, para a efetivação de práticas sociais em diversos segmentos da sociedade letrada, com a vantagem de revelar o locutor pelo seu endereço e pelo teor de seu texto, preservando a pessoa de uma exposição desnecessária em redes sociais que operam de forma síncrona.
Projeto pedagógico Guia didático para o estudo do correio eletrônico
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5862

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Prof.ª Dr.ª Camila Gonçalves dos Santos do Canto (Unipampa/Orientadora); Prof.ª Dr.ª Cláudia Camerini Corrêa Pérez (Unipampa); Prof.ª Dr.ª Vanessa Fonseca Barbosa (USP) 

 

Discente Clarissa Maira D’ Angelo Figoli
Orientadora Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos
Título Aprendizagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiência com literatura infantojuvenil
Defesa 12 de dezembro de 2020
Resumo O objetivo desta pesquisa é relatar uma experiência com a utilização da literatura infanto-juvenil na aprendizagem de língua espanhola no ensino fundamental. A geração de dados para a pesquisa, de caráter qualitativo, ocorreu durante o segundo semestre de 2018 em uma escola da rede pública na cidade de Santana do Livramento, RS. Para o trabalho em sala de aula, composta por 12 sujeitos, de uma turma de 6º ano, foram selecionados 4 narrativas de autores latino-americanos, todos ganhadores do prêmio Niños del Mercosur. Após uma atividade de pré-leitura, a professora (de origem uruguaia) lia em língua espanhola os textos para os alunos. Em seguida, eles reescreviam a narrativa, ou seja, recontaram a história em língua portuguesa, conforme pesquisa de Giovani e Teixeira (2019). Para a análise dos dados tomamos as reflexões de Bakhtin (1997) sobre os gêneros discursivos. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram compreender as narrativas ouvidas, produzindo textos que recuperaram os principais elementos narrativos, o que demostrou o potencial da literatura para a aprendizagem de uma língua adicional. Além disso, as análises das produções escritas dos alunos mostraram que eles trouxeram elementos novos às narrativas ouvidas, ou seja, reconstruíram suas subjetividades por meio da reescrita.
Projeto pedagógico Proposta pedagógica – Aprendizagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiência com literatura infantojuvenil
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5562

Dissertação e Produto pedagógico

Banca Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos (Unipampa); Profa. Dra. Fabiana Giovani (UFSC); Profa. Dra. Débora Cortez Bosco (Escola Municipal Peri Coronel, Bagé, RS)