Matriz Curricular | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Matriz Curricular

Número total de créditos: 30

Número de créditos em componentes obrigatórios: 12

Número de créditos em componentes eletivos: 12

Número de créditos em Dissertação: 06

  • Será considerado apto para defesa o mestrando que cumprir o número de créditos e comprovar práticas acadêmicas (participação em projeto de extensão vinculados ao programa; publicação de artigo em periódicos com Qualis; publicação de resumo expandido em anais de eventos; publicação de resumos em anais de eventos; apresentação de trabalho em eventos).

Componentes obrigatórios e compartilhados entre os docentes das duas linhas:

Teoria e prática no ensino de línguas I (3 cr) – Processos de ensino-aprendizagem. Concepções de língua, linguagem e literatura. Metodologias de pesquisa. Análise de material didático.

Teoria e prática no ensino de línguas II (3 cr) – Metodologias de ensino. Produção de material didático. Avaliação nos processos de ensino-aprendizagem.

Seminário de pesquisa I (3 cr) – Orientação para o desenvolvimento de um pré-projeto de pesquisa aplicado à sala de aula (15 páginas). Proposta e aplicação de uma aula-diagnóstica junto ao público-alvo. Proposta de uma intervenção-piloto.

Seminário de Pesquisa II (3 cr) – Produção e socialização de um relato de experiência sobre a proposta de intervenção-piloto já desenvolvida (primeira metade do semestre). Apresentação de resultados preliminares em um ou mais eventos científicos, com produção de resumo, resumo expandido e/ou trabalho completo. Desenvolvimento do projeto (30 a 40 páginas) e qualificação do mesmo perante uma banca de três docentes durante o Seminário de Socialização de Pesquisas ao término do semestre.

Dissertação I (3 cr) –  Geração e análise de dados de pesquisa de intervenção em sala de aula. Orientação e Escrita da dissertação. Preparação e realização de palestras e/ou workshops e/ou oficinas de formação relacionadas às temáticas de pesquisa perante alunos da  graduação e/ou professores da Educação Básica, vinculados a projetos/programas/grupos de pesquisa do curso de mestrado ou em parceria com outros programas e/ou instituições.

Dissertação II (3 cr) – submissão comprovada de um ou mais artigos a revistas do sistema Qualis (de A1 a C). Redação final da dissertação e edição/socialização do produto pedagógico/educacional em um ou mais meios de divulgação (ex: sites, blogs, repositórios online, redes sociais, etc.). Defesa da dissertação.

Componentes curriculares eletivos vinculados à linha Ensino-aprendizagem de línguas (maternas e adicionais) em contextos múltiplos:

Metodologias para o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa no Brasil (2 cr) – Ementa: Apresentação e discussão de diferentes metodologias para o ensino da língua portuguesa, reconstruindo o percurso histórico do ensino de LP e sua relação com as teorias linguísticas.

Educação Linguística  (2 cr) – Ementa: Tópicos relacionados ao ensino de línguas, tais como: concepções de linguagem, multiletramento(s), estilo e autoria, produção e avaliação de material/livro didático, formação do professor, avaliação da aprendizagem, análise linguística, etc.

Metodologias para o ensino/aprendizagem de línguas adicionais no Brasil (2 cr) – Ementa: Visão contemporânea da Linguística Aplicada ao ensino de línguas adicionais no contexto brasileiro.

Linguagem e Sociedade  (2 cr) – Ementa: Estudo e discussão dos usos e funções sociais da linguagem e suas implicações para o ensino.

Cognição aplicada aos processos de ensino e de aprendizagem  (2 cr) – Ementa: Leituras dirigidas e estudos de textos relativos às contribuições das pesquisas em Cognição e em Neurociências para os processos de ensino e de aprendizagem.

Tópicos em aquisição de línguas adicionais  (2 cr) – Ementa: Estudo sobre as teorias de aquisição de línguas adicionais e suas implicações no ensino. Elaboração de práticas pedagógicas destinadas ao ensino de línguas adicionais.

Mídias, tecnologias e ensino de línguas  (2 cr) – Ementa: As tecnologias aplicadas ao ensino de línguas. Letramento digital. Tecnologias na formação do professor. Ferramentas e mídias digitais voltada ao ensino de línguas.

Análise linguística e ensino de línguas  (2 cr) – Ementa: O conceito de análise linguística e sua relação com o ensino de línguas. Abordagens descritivas de fenômenos linguísticos e sua relação com o ensino. Discussão e reflexão sobre os métodos tradicionais e os inovadores.

Leituras e Práticas Orientadas I  (2 cr) – Ementa: Sem ementa previamente definida. Variável de acordo com o enfoque das pesquisas e atividades de ensino desenvolvidas pelos discentes de cada turma

Componentes curriculares eletivos vinculados à linha Leitura e escrita nas práticas escolares:

Interculturalidade, linguagem e educação  (2 cr) – Ementa: Estudo da produção do conhecimento a respeito da relação entre os conceitos de interculturalidade, linguagem e educação, voltados ao trabalho pedagógico em regiões de fronteiras geográficas e/ou com grande mobilidade humana, à luz de teorias atuais de corte interdisciplinar.

Políticas linguísticas e educacionais  (2 cr) – Ementa: Discussões sobre políticas linguísticas e educacionais nacionais e internacionais e seus impactos nas práticas de diferentes  comunidades.

Teorias Discursivas e Ensino  (2 cr) – Ementa: Abordagem de estudos recentes acerca de questões discursivas e enunciativas e sua relação com o ensino.

Tópicos de leitura e ensino  (2 cr) – Ementa: Estudo sobre as teorias que abordam a leitura e suas implicações no ensino. Elaboração de práticas pedagógicas destinadas ao ensino de língua materna e adicional.

Tópicos de escrita e ensino  (2 cr) – Ementa: Estudo sobre as teorias que abordam a escrita e suas implicações no ensino. Elaboração de práticas pedagógicas destinadas ao ensino de língua materna e adicional.

Estudos literários aplicados ao ensino I  (2 cr) – Ementa: Estudo dos conceitos de literatura e linguagem literária à luz de pressupostos teóricos contemporâneos; elaboração de propostas de ensino de literatura na educação básica a partir dos conceitos estudados.

Estudos literários aplicados ao ensino II  (2 cr) – Ementa: Estudo dos gêneros literários – narrativo, lírico e dramático; elaboração de propostas de atividades de leitura de diferentes gêneros literários na educação básica.

Leitura literária na educação básica   (2 cr) – Ementa: Estudo das teorias que abordam a especificidade da leitura literária e suas conexões com o ensino; desenvolvimento de metodologias de ensino de literatura na educação básica à luz dos pressupostos estudados.

Leituras e Práticas Orientadas II  (2 cr) – Ementa: Sem ementa previamente definida. Variável de acordo com o enfoque das pesquisas e atividades de ensino desenvolvidas pelos discentes de cada turma.

 

 

 Curriculum

Total number of credits: 30

Number of Credits in Mandatory Components: 12

Number of credits on elective components: 12

Number of credits in Dissertation: 06

The student who fulfills the number of credits and proves academic practices (participation in an extension project linked to the program; publication of articles in Qualis journals; publication of expanded abstract in annals of events; publication of abstracts in annals of events; presentation of work at events).
Compulsory and shared components between the teachers of the two lines:

Theory and practice in language teaching I – Teaching-learning processes. Conceptions of language, language and literature. Research methodologies. Analysis of didactic material.

Theory and practice in language teaching II – Teaching methodologies. Production of didactic material. Evaluation in teaching-learning processes.

Research Seminar I – Guidance for the development of a classroom applied research pre-project (15 pages). Proposal and application of a diagnostic class with the target audience. Proposal for a pilot intervention.

Research Seminar II – Production and socialization of an experience report on the pilot intervention proposal already developed (first half of the semester). Presentation of preliminary results at one or more scientific events, with abstract production, expanded abstract and / or full paper. Project development (30 to 40 pages) and qualification before a panel of three teachers during the Research Socialization Seminar at the end of the semester.

Dissertation I: Generation and analysis of classroom intervention research data. Orientation and Writing of the dissertation. Preparation and holding of lectures and / or workshops and / or training workshops related to research topics before undergraduate students and / or teachers of Basic Education, linked to projects / programs / research groups of the master’s degree program or in partnership with others. programs and / or institutions.

Dissertation II: proven submission of one or more articles to Qualis journals (from A1 to C). Final writing of the dissertation and editing / socialization of the pedagogical / educational product in one or more media (eg websites, blogs, online repositories, social networks, etc.). Defense of the dissertation.

Elective curriculum components linked to the Language Teaching and Learning (mother tongue and additional) line in multiple contexts:

Methodologies for teaching and learning Portuguese Language in Brazil (2 cr) – Menu: Presentation and discussion of different methodologies for teaching Portuguese language, reconstructing the historical course of LP teaching and its relationship with linguistic theories.

Language Education (2 cr) – Syllabus: Topics related to language teaching, such as: language conceptions, multiliteration (s), style and authorship, production and evaluation of material / textbook, teacher training, learning assessment, analysis linguistic, etc.

Methodologies for teaching / learning additional languages ​​in Brazil (2 cr) – Menu: Contemporary View of Applied Linguistics for teaching additional languages ​​in the Brazilian context.

Language and Society (2 cr) – Menu: Study and discussion of the social uses and functions of language and their implications for teaching.

Cognition applied to teaching and learning processes (2 cr) – Menu: Directed readings and textual studies concerning the contributions of research in Cognition and Neuroscience to the teaching and learning processes.

Topics in additional language acquisition (2 cr) – Menu: Study on additional language acquisition theories and their implications for teaching. Development of pedagogical practices for the teaching of additional languages.

Media, technology and language teaching (2 cr) – Menu: Technologies applied to language teaching. Digital literacy. Technologies in teacher education. Tools and digital media focused on language teaching.

Linguistic analysis and language teaching (2 cr) – Menu: The concept of linguistic analysis and its relation to language teaching. Descriptive approaches to linguistic phenomena and their relation to teaching. Discussion and reflection on traditional and innovative methods.

Guided Reading and Practice I (2 cr) – Menu: No previously defined menu. Variable according to the focus of research and teaching activities developed by the students of each class.

Elective curricular components linked to the line Reading and writing in school practices:


Language and educational policies (2 cr) – Summary: Discussions on national and international language and educational policies and their impacts on the practices of different communities.
Discursive Theories and Teaching (2 cr) – Menu: Approach to recent studies on discursive and enunciative questions and their relation to teaching.Reading and Teaching Topics (2 cr) – Menu: Study on reading theories and their implications for teaching. Elaboration of pedagogical practices for mother tongue and additional teaching.Writing and Teaching Topics (2 cr) – Menu: Study on theories that approach writing and its implications on teaching. Elaboration of pedagogical practices for mother tongue and additional teaching.

Literary studies applied to teaching I (2 cr) – Syllabus: Study of the concepts of literature and literary language in the light of contemporary theoretical assumptions; elaboration of literature teaching proposals in basic education from the studied concepts.

Literary studies applied to teaching II (2 cr) – Menu: Study of literary genres – narrative, lyrical and dramatic; preparation of proposals for reading activities of different literary genres in basic education.

Literary reading in basic education (2 cr) – Menu: Study of theories that approach the specificity of literary reading and its connections with teaching; development of literature teaching methodologies in basic education in the light of the studied assumptions.

Guided Reading and Practice II (2 cr) – Menu: No previously defined menu. Variable according to the focus of research and teaching activities developed by the students of each class.

Traducción indisponible aún.