Pré-projeto | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Pré-projeto

O pré-projeto, a partir de 2016, é a primeira etapa do processo seletivo para ingresso ao Mestrado Profissional em Ensino de Línguas (etapa eliminatória).
É  vedado o contato prévio dos candidatos  com qualquer docente do programa ou com terceiros para a obtenção de auxílio em sua elaboração.
Plágios parciais, totais e/ou autoplágios comprovados nos pré-projetos implicarão na eliminação sumária do candidato do processo seletivo.
Os pré-projetos serão avaliados por três docentes doutores, os quais atribuirão, individualmente, no máximo 100 (cem) pontos em cada avaliação.
A soma das avaliações dos três docentes não ultrapassará 300 (trezentos) pontos, sendo estipulado como ponto de corte para que o candidato seja considerado apto às demais etapas o mínimo de 160 (cento e sessenta pontos) pontos.
Modelo de pré-projeto (de 8 a 12 páginas):
O pré-projeto deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes itens:
– Título provisório;
– Número do CPF (para brasileiros) ou do passaporte (para estrangeiros) – sem identificação pelo nome;
– Tema;
– Justificativa;
– Fundamentação teórica (inicial);
– Questões de pesquisa e/ou hipótese(s);
– Objetivos;
– Metodologia;
– Proposta de produto pedagógico a ser desenvolvido durante a pós-graduação;
– Cronograma (prevendo a finalização da pesquisa em até vinte e quatro meses após o ingresso);
– Referências.
OBS: o candidato deverá imprimir 3 cópias do pré-projeto, mas não identificar-se através de seu nome em nenhuma cópia, apenas pelo CPF (para brasileiros) ou Passaporte (para estrangeiros), para que a banca de corretores possa ler o projeto sem reconhecer a identidade de nenhum candidato.

Os pré-projetos serão avaliados pelos seguintes critérios:

1) O pré-projeto, de forma geral, apresenta coerência com a área de concentração em “Linguagem e docência” e com a linha de pesquisa em “Interculturalidade, discurso e cognição” e áreas de interesse de pesquisa/vinculação dos docentes do programa?

2) A justificativa do pré-projeto é bem fundamentada e apresenta reflexões relevantes/inovadoras para a área de abrangência do mestrado?

3) Há uma fundamentação teórica inicial pertinente com a proposta de pesquisa?

 4) As questões de pesquisa estão adequadas?

5) Os objetivos de pesquisa são plausíveis e coerentes à proposta apresentada?

6) A metodologia é factível e adequada à proposta do programa?

7) O cronograma é factível ao tempo máximo para a defesa final (dezembro de 2017)?

8) Há uma proposta de produto pedagógico como parte do projeto de pesquisa de natureza relevante/inovadora para a área de abrangência do mestrado?

9) O pré-projeto está escrito de acordo com a norma padrão da língua portuguesa (uso adequado da acentuação, da pontuação, da ortografia, da estrutura da oração, da concordância verbal e nominal, bem como da regência verbal e nominal)?

10) As citações e referências são apresentadas de acordo com as normas vigentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)?