Perguntas Frequentes | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Perguntas Frequentes

1)Todo ano tem seleção para o Mestrado Profissional em Ensino de  Línguas?
Sim, anualmente são oferecidas 15 (quinze) vagas.
2) Quando o Edital de seleção é lançado?
O Edital de seleção costuma ser lançado anualmente no período de julho a agosto, embora possam ocorrer alterações nesse período.
3) Quando ocorrem as provas de seleção?
O período de realização das provas está atrelado à data de lançamento do Edital de seleção. Considerando os processos seletivos anteriores e que o Edital seja lançado entre os meses de julho e agosto, as provas devem ocorrer no período de setembro a dezembro.
4) Quais são as regras para participar da seleção?
As principais diretrizes para participar da seleção do MPEL constam do Regimento do programa, disponível na aba “Caracterização do curso – Regimento”. Com base nessas diretrizes, é elaborado anualmente o Edital que regula o processo seletivo.
Assim, as regras gerais para participar da seleção podem ser conhecidas previamente no Regimento, enquanto que o Edital anual apresenta as orientações mais específicas.
5) É preciso estar em sala de aula para se candidatar ao mestrado?
É exigência do Regimento do programa que os candidatos estejam  EM  PLENO  EXERCÍCIO  DOCENTE NA ÁREA DA LINGUAGEM (OU NO ENSINO MULTI OU INTERDISCIPLINAR COM INTERFACE COM A ÁREA DA LINGUAGEM), com, pelo menos, seis meses ininterruptos de exercício em sala de aula (seja na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, no Ensino Superior, em escolas de idiomas, em cursos preparatórios, em cursos técnicos ou profissionalizantes, nas modalidades presencial e/ou a distância).
6) O pré-projeto precisa ter no máximo 5 páginas, contendo os itens: título provisório do pré-projeto; número do CPF (para brasileiros) ou do Passaporte (para estrangeiros); três palavras-chave; introdução/Justificativa (incluindo indicações de teóricos utilizados); questões de pesquisa; objetivos (geral e específicos); metodologia; proposta de possível processo e/ou produto pedagógico a ser desenvolvida durante a pós-graduação; cronograma (prevendo a finalização da pesquisa até dezembro de 2016) e referências.Não há nada que se refira à capa.  Precisa ou não?
O pré-projeto não precisa de capa. Apenas os itens  acima, indicados no edital.  O candidato também não deverá esquecer  de apresentar 4 cópias do pré-projeto, sob pena de não ter sua inscrição homologada caso apresente apenas 1 cópia em vez de 4.
7) Quando são as aulas do mestrado?
O mestrado prevê aulas nas quintas-feiras (tarde, a partir das 14 h e/ou noite, a partir das 18 h 30 min); nas sextas-feiras (manhã, a partir das 8 h 30 min;  tarde, a partir das 14 h  e/ou noite, a partir das 18 h 30 min); nos sábados (manhã, a partir das 8 h 30 min  e/ou tarde, a partir das 14 h ) ou, eventualmente, em períodos intensivos durantes às férias escolares.  Ao inscrever-se, o candidato deverá estar ciente de que poderão ser ofertadas disciplinas nesses dias e turnos, ainda que não haja necessariamente aula em todas as semanas, dependendo do semestre e da oferta.