Planejamento Integrado de Recursos Energéticos | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE

Planejamento Integrado de Recursos Energéticos

Código:

Obrigatória: não

Carga-horária: 60h

Créditos: 4

Ementa:

Introdução; A visão integrada da Oferta e da Demanda de Energia; A oferta de energia. O mercado de energia. Serviços Energéticos e a Eficiência Energética; A conformação eletro-energética do Sistema na elaboração de projeções de uso energético e de cenários energéticos; Fontes de Produção Renováveis, Programas de Combate ao Desperdício de Energia e de Promoção do Uso Final: Gestão pelo Lado da Demanda; Tecnologias de produção, transporte e de uso final de energia. Processos de análise, avaliação e seleção de alternativas tecnológicas. O conceito de TAEE – Tecnologias de Alta Eficiência Tecnológica tanto pelo lado da Oferta como da Demanda de Energia. A produção descentralizada; A gestão decentralizada de energia O transporte de energia e sua influência na avaliação integrada. A internalização dos custos ambientais; o enfoque social da gestão de energia: a geração de empregos. Processos de gestão de ações visando a implementação das TAEE’s. As Bases de Dados. As Bases de Modelos de Análise e de Avaliação. Os Sistemas de Informação para o planejamento. O Enfoque do negócio do ponto de vista do fornecedor e supridor; O Enfoque do negócio do ponto de vista do cliente Os Sistemas de Informação para o Planejamento e a Gestão de Ações visando o Uso Eficiente da Energia e a exploração otimizada dos recursos eletro-energéticos.

Bibliografia:

  • CHOWDHURY, S.; CROSSLEY, P.; Microgrids and Active Distribution Networks; IET; 2009;
  • Gellings, Clark W.; Saving Energy and Reducing CO2 Emissions with Electricity; CRC Press; 2011;
  • JANNUZZI, G. M.; SWISHER, J.; Planejamento Integrado de Recursos Energeticos : Meio Ambiente, Conservação de Energia e Fontes Renováveis. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 1997. v. 1. 246 p.
  • MASTERS, Gilbert M.; “Renewable and efficient electric power systems”; Wiley; 2004;
  • PENNER, Peter Fox; Smart Power: Climate Change, the Smart Grid and the Future of Electric Utilities; Island Press; 2010;
  • Reis, Lineu Belico dos, Energia elétrica e sustentabilidade :aspectos tecnológicos, socioambientais e legais / Barueri, SP : Manole, 2006. 243 p.
  • SWISHER, J. ; JANNUZZI, G. M. ; REDINGLER, R.; Tools and methods for Integrated ResourcesPlanning: improving energy Efficiency and protecting the environment. Rolskilde, Dinamarca: UNEP COLLABORATING CENTRE ON ENERGY AND ENVIRONMENT, 1997. v. 1. 270 p.