Informações Gerais | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE

Informações Gerais

Avaliação

O PPGEE é reconhecido pela CAPES com conceito “A”.

Docentes

O PPGEE conta atualmente com 14 docentes permanentes, sendo 12 docentes da Universidade Federal do Pampa e 2 do Instituto Federal Farroupilha.

Ingresso de novos alunos

O processo seletivo de ingresso de novos alunos no programa é semestral, através de edital, com 13 vagas por seleção.

Regime de estudos

O curso é presencial e totalmente gratuito.  Os alunos regularmente matriculados no programa devem trabalhar junto aos laboratórios dos grupos de pesquisa atrelados ao PPGEE. Estes grupos de pesquisa congregam alunos de iniciação científica e mestrado, juntamente com docentes e outros pesquisadores. A ideia é que haja uma interação intensa entre os alunos de modo a fomentar a troca de informações e a experiência entre eles.

Requisitos para a obtenção do título de Mestre

Para defender a disssertação, o aluno precisa cumprir, no mínimo, 24 créditos, sendo 20 créditos em disciplinas, 2 créditos referente ao Estágio Supervisionado de Docência e 2 créditos em Estudos Dirigidos.Também é necessário a proficiência em língua inglesa.

A proficiência em língua inglesa é obrigatória, sendo aceito um certificado de aprovação em prova realizada por instituição de ensino superior ou teste TOEFL ITP. A UNIPAMPA aplica o teste de proficiência e o teste TOEFL regularmente.

O Estágio de Docência é obrigatório para os alunos do PPGEE e corresponde a 30 horas de atividades.

A disciplina de Estudos Dirigidos também possui 30 horas de atividades e contempla a realização de um estudo bibliográfico sobre um tema de relevância científica com a tutoria do professor orientador.

Também é requisito para diplomação a publicação de um artigo científico sobre o tema da dissertação em revista ou congresso.

O aluno deve realizar um Exame de Qualificação nos primeiros 18 meses do curso e defender uma Dissertação para a obtenção do título de Mestre em Engenharia Elétrica.

A dissertação é composta por um documento escrito e é defendida em sessão pública perante uma banca de, no  mínimo, três doutores, sendo pelo menos um deles externo à instituição. Tanto o Exame de Qualificação quanto a Defesa de Dissertação não atribuem crédito.

O prazo para a conclusão do curso de mestrado é de 12 a 36 meses, sendo que o período ideal é considerado em 24 meses.

Disciplinas

As disciplinas ofertadas pelo PPGEE estão divididas em três categorias: obrigatórias, opcionais gerais e opcionais específicas. As disciplinas opcionais gerais são aquelas que contribuem para a formação do aluno em todas as áreas de concentração do programa e incluem Métodos Matemáticos, Métodos de Otimização e Dispositivos Semicondutores. Já as disciplinas opcionais específicas são aquelas que contribuem para a formação em uma determinada linha de pesquisa. Há um conjunto entre 4 e 6 disciplinas opcionais específicas para cada uma das 4 linhas de pesquisa do programa. Esta organização, combinada com uma oferta regular, permite que todas as disciplinas cursadas pelo aluno colaborem diretamente para a elaboração da sua pesquisa e dissertação. Não há restrição quanto à matrícula em uma disciplina relacionada a outra área de concentração, o que permite uma interação e complementação entre as áreas.

No início do curso, o aluno, com a concordância do seu orientador, deve elaborar um plano de estudos no qual define as disciplinas a serem cursadas e a sua ordem. Como o calendário acadêmico da UNIPAMPA é dividido em semestres, recomenda-se que o aluno cumpra todos os créditos em disciplinas durante os dois primeiros semestres do curso, deixando o restante do tempo inteiramente dedicado à sua pesquisa e dissertação.