Projeto da UNIPAMPA é contemplado em Programa de Mestrado para Inovação do CNPq

O projeto “Fomento ao empreendedorismo e à inovação na pós-graduação da Unipampa” foi contemplado em Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com isso, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) receberá duas bolsas na modalidade de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI), com duração de 12 meses, e uma para mestrado acadêmico, com duração de 24 meses. Este é o primeiro projeto da Unipampa aprovado em chamadas de Mestrado e Doutorado em Inovação do CNPq.
O Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação (MAI/DAI) do CNPq busca fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico, o empreendedorismo e a inovação no País. O objetivo é o desenvolvimento de projetos de pesquisa e tecnologias inovadoras, através do envolvimento de bolsistas de mestrado e doutorado em projetos de interesse de empresas, órgãos de governo e/ou entidades do terceiro setor.

O projeto da Unipampa, que foi contemplado na Chamada do CNPq, é voltado para inovações na irrigação de lavouras de arroz da região. O principal foco é desenvolver um sistema de acionamento robusto para operar nas mais diversas condições climáticas e de qualidade de energia. A iniciativa leva em consideração o fator do Rio Grande do Sul ser um dos maiores produtores de arroz do Brasil, com destaque para a produção na Fronteira Oeste do estado.

A elaboração do projeto foi feita em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. O projeto é coordenado pelo professor Guilherme Sebastião da Silva do PPGEE da Universidade. A empresa parceira é a EGD Energia, fundada por egressos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade. A empresa é associada à Incubadora de Empresas do PampaTec.

O PPGEE da UNIPAMPA está selecionando aluno de mestrado para este projeto, o qual receberá bolsa de mestrado do CNPq. Veja mais no flyer abaixo.