Disciplinas | Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas

Disciplinas

 

As aulas do mestrado e doutorado são ministradas no campus São Gabriel, no seguinte endereço: Rua  Aluízio Barros Macedo, Br 290, Km 423, Bairro Piraí, São Gabriel – RS. CEP: 97300-000.

Currículo e créditos:

Os componentes curriculares são desenvolvidos na forma de aulas, seminários, discussões em grupo, trabalhos práticos e outros procedimentos didáticos, tendo uma carga horária expressa em créditos.

O candidato ao Mestrado e Doutorado deverá integralizar, no mínimo, 24 e 36 unidades de crédito, respectivamente. A unidade de crédito é equivalente a 15 (quinze) horas aula.

Clique no nome da disciplina para obter o  seu respectivo programa completo.

SG5001
METODOLOGIA DA PESQUISA
T-P (3-0)
DOCENTES: Luiz Fernando Wurdig Roesch
EMENTA:
Introdução ao método científico de pesquisa; Conhecimento do senso comum e conhecimento científico; Requisitos metodológicos; Fontes e elaboração de hipóteses; Planejamento da pesquisa e elaboração de projeto científico; Leitura, interpretação e redação de artigo científico; Ética na ciência.

SG5003
TOXICOLOGIA AMBIENTAL
T-P (4-0)
DOCENTES: Jeferson Luis Franco
EMENTA:
Conhecimentos básicos de toxicologia e suas aplicações na área de toxicologia ambiental.

SG5004
TÉCNICAS E CONCEITOS BÁSICOS EM FARMACOLOGIA
T-P (3-1)
DOCENTES: Chariston André Dal Belo e Thais Posser
EMENTA:
Introdução a farmacocinética. Conceitos básicos de farmacodinâmica. Farmacologia do sistema nervoso somático motor e técnicas para registros farmacológicos. Farmacologia do sistema nervoso autônomo e técnicas para registro farmacológico. Farmacologia do sistema cardiovascular e técnica para registros farmacológicos. Farmacologia do processo inflamatório e técnicas para registros farmacológicos.

SG5005
TÓPICOS ESPECIAIS: BIOINFORMÁTICA APLICADA AO ESTUDO DE COMUNIDADES MICROBIANAS
T-P (1-3)
DOCENTE: Luiz Fernando Wurdig Roesch
EMENTA:
Bioinformática aplicada ao estudo de comunidades: instalação e utilização de scripts, softwares e pipelines; manipulação de sequências obtidas por novas tecnologias de seqüenciamento; uso de linhas de comando em UNIX e LINUX.

SG5006
BIOESTATÍSTICA
T-P (3-0)
DOCENTE: Jeferson Luis Franco
EMENTA:
Introdução à bioestatística. Conceitos básicos de bioestatística. Obtenção de dados: desenho de pesquisa e amostragem. Análise exploratória de dados. Medidas de associação. Distribuição de probabilidade. Estimativa de parâmetros populacionais por ponto e por intervalo. Inferência estatística, testes de hipóteses e tomada de decisão. Testes estatísticos clássicos. Introdução aos métodos de estudos de campo. Estrutura de projetos em Ciências do Ambiente. Práticas de campo. Delineamento Experimental, tomada de dados de campo, análise de dados, discussão dos resultados. Exercício prático de montagem de projeto, estudo de campo e apresentação de resultados.

SG5007
TÓPICOS ESPECIAIS I: DIVERSIDADE DE BASIDIOMYCOTA NA MICOTA DO PAMPA
T-P (3-0)
DOCENTE: Antônio Batista Pereira
EMENTA:
A disciplina procura despertar o interesse do aluno para o estudo dos fungos através da apresentação da sua diversidade, dos processos a ele relacionados, problemas e perspectivas de estudo. Maior ênfase será dada a Ordem Agaricales através de coleta de campo, técnicas de identificação, isolamento e cultivo.

SG5008
SOLOS E AMBIENTE
T-P (4-0)
DOCENTES: Frederico Costa Beber Vieira
EMENTA:
Introdução ao sistema solo: noções gerais sobre a classificação, uso e aptidão dos solos; Solo como corpo natural: atributos físicos, químicos e biológicos; Biologia do sistema solo, água e ar, sustentabilidade, manejo e conservação dos sistemas naturais e produtivos, ciclagem de compostos orgânicos, degradação de compostos xenobióticos.

SG5010
ENGENHARIA GENÉTICA E GENÔMICA
T-P (4-0)
DOCENTES: Andrés Delgado Cañedo
EMENTA:
Clonagem gênica, transferência de DNA e identificação de clones recombinantes; enzimas de restrição, DNA polimerases, DNA ligases e outras enzimas especiais; manipulação de vetores gênicos; técnicas de PCR e sequenciamento de DNA; mapeamento genômico; construção de bibliotecas genômicas.

SG5011
GENÉTICA DE POPULAÇÕES
T-P (4-0)
DOCENTE: Valdir marcos Stefenon e Ricardo José Gunski
EMENTA:
Constituição genética de uma população. Medidas de variação genética. Mudanças nas freqüências gênicas: processos sistemáticos e dispersivo. Coeficiente de parentesco e endogamia. Médias e variâncias de populações. Covariância entre parentes.

SG5012
TÓPICOS ESPECIAIS: ECOLOGIA MOLECULAR
T-P (4-0)
DOCENTES: Valdir Marcos Stefenon
EMENTA:
A disciplina visa proporcionar aos alunos um fórum para discussão de assuntos não necessariamente diretamente relacionados ao tema específico de seu trabalho, mas que são de importância fundamental nos processos básicos celulares.

SG5013
TÓPICOS EM BIOLOGIA MOLECULAR
T-P (4-0)
DOCENTE: Juliano Tomazzoni Boldo e Paulo marcos Pinto
EMENTA
A disciplina visa proporcionar aos alunos um fórum para a discussão de assuntos não necessariamente diretamente relacionados ao tema específico de seu trabalho, mas que são de importância fundamental nos processos básicos celulares.

SG5014
CITOGENÉTICA
T-P (2-2)
DOCENTE: Analia Del Valle Garnero
EMENTA:
Definir conceitos básicos e determinar os fatores citogenéticos de variabilidade através do conhecimento das bases cromossômicas.

SG5015
PROTEÔMICA APLICADA
T-P (4-0)
DOCENTE: Paulo Marcos Pinto
EMENTA:
A disciplina fornecerá base teórica de vários aspectos da análise proteômica, desde a preparação de amostra, eletroforese bidimensional (2DE) (e novas tecnologias empregadas nessa área), visualização de proteínas, obtenção e análise de imagens noções de espectrometria de massas para análise protéica e interpretação de dados.

SG5017
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
T-P (4-0)
DOCENTES: Valdir Marcos Stefenon e Antônio Batista Pereira
EMENTA:
Conceitos da Biologia da Conservação. Importância da conservação da biodiversidade. Valores associados à conservação. Principais ameaças à natureza. Técnicas e estratégias utilizadas na proteção e conservação da diversidade biológica.

SG5021
T.E. INTRODUÇÃO AO ESTUDOS DOS ECOSSISTEMAS POLARES
T-P (2-2)
DOCENTE: Filipe de Carvalho Victoria
EMENTA:
Conhecimentos básicos da biodiversidade, características biológicas e ecológicas dos grupos animais e vegetais constituintes nos ecossistemas Antárticos. Analisar os efeitos dos grupos animais e vegetais constituintes nos ecossistemas antárticos. Analisar os efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas polares, com ênfase nas alterações dos ciclos biogeoquímicos e nas comunidades biológicas.

SG5022
TÓPICOS ESPECIAIS: NEUROBIOLOGIA E TOXINOLOGIA DE COMPOSTOS NATURAIS
T-P (4-0)
DOCENTE: Lúcia Helena do Canto Vinadé e Chariston André Dal Belo
EMENTA:
A disciplina proporcionará conhecimentos básicos sobre o sistema nervoso central e periférico, bem como sobre o mecanismo de ação de substâncias neurotóxicas e neuroprotetoras. Ainda, a disciplina visa discutir resultados e metodologias em artigos científicos que tratem de doenças neurodegenerativas, intoxicações por compostos químicos e sobre formas naturais de reversão dos efeitos da poluição ambiental.

SG5023
SEQUENCIAMENTO DE NOVA GERAÇÃO APLICADO A ECOLOGIA MICROBIANA
T-P (1-3)
DOCENTE: Luiz Fernando Wurdig Roesch
EMENTA:
Uso de seqüenciamento de nova geração aplicado ao estudo de comunidades microbianas. Teoria e prática sobre seqüenciamento de amplions.

SG5024
MANEJO DO SOLO E GASES DE EFEITO ESTUFA
T-P (2-1)
DOCENTE: Frederico costa Beber Vieira
EMENTA:
Fluxo de gases efeito estufa em agroecossistemas. Relações de emissões de gases efeito estufa com prática agrícola e tipos de uso. Principais resultados de pesquisa. Métodos para avaliação da emissão de gases efeito estufa em solos agrícolas.

SG5025
BIOINFORMÁTICA PARA ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS
T-P (2-2)
DOCENTE: Paulo Marcos Pinto e Gabriel da Luz Wallau
EMENTA:
Introdução à Bioinformática para análises de sequências nucleotídicas e amino acídicas; bancos de dados; análise de sequências; alinhamento de sequências; buscas por similaridade; análise de promotores.

SG5026
ATIVIDADE DIDÁTICA SUPERVISIONADA
T-P (0-4)
DOCENTE: Todos os docentes do programa
EMENTA:
Prática supervisionada do mestrando no ensino de uma disciplina de algum dos cursos de graduação dos campi envolvidos. Inclui a participação do aluno em organizar a disciplina, planejar, preparar e ministrar aulas teóricas e práticas, adquirir noções de didática e exercitar interações na sala de aula, sob a supervisão do professor responsável pela disciplina.

SG5027
SEMINÁRIOS DO PPGCB
T-P (4-0)
DOCENTE: Frederico Costa Beber Vieira
EMENTA:
Preparação e apresentação oral de seminário relacionado ao projeto de pesquisa ou aos resultados do trabalho da dissertação. Treinamento no uso de recursos audiovisuais para apresentação de trabalhos científicos. Exercício de argüição técnico-científica com a platéia sobre o assunto do seminário. Oportunizar a apresentação do trabalho de dissertação aos Professores e demais pessoas vinculadas ao Programa de pós-graduação em Ciências Biológicas e ao campus São Gabriel.

SG5030
FERRAMENTAS DE BIOINFORMÁTICA PARA ESTUDOS GENOMICOS E EVOLUTIVOS EM PLANTAS
T-P (1-3)
DOCENTE: Filipe de Carvalho Victoria
EMENTA:
Fundamentos de bioinfomática (comandos e Scripts em perl); Bancos de dados genômicos e transcriptômicos; Processamento e tratamento de banco de dados; análise de sequenciamento de genomas; análise de transcriptomas; analise de RNA-Seq; Evolução Molecular; Codon bias; comparação de genomas e organismos modelo; alinhamentos de sequências nucléicas e protéicas; identificação de genes e transcritos alternativos em base de dados; prospecção de SSR; desenho de primers.

SG 5033
ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE MAMÍFEROS
T-P (1-2)
DOCENTE: Carlos Benhur Kasper
EMENTA:
Métodos de estudo em ecologia de mamíferos; Conservação de mamíferos, com ênfase em Carnívoros como grupo modelo; Biogeografia e história evolutiva dos mamíferos na América do Sul, com ênfase no Pampa.

SG5036
ANÁLISE DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM POPULAÇÕES NATURAIS
T-P (2-2)
DOCENTE: Valdir Marcos Stefenon
EMENTA:
1. Conceitos básicos da análise da diversidade genética e populações naturais;
2. Índices de diversidade e diferenciação genética;
3. Marcadores moleculares – tipos e características;
4. Softwares de análise de diversidade genética.

SG5038
TÓPICOS ESPECIAIS EM CITOGENÉTICA E CITOGENÓMICA DE AVES
TP (2-2)
DOCENTE: Ricardo José Gunski
EMENTA:
Genoma das aves. Macro e microcromossomos. Cromossomos sexuais. Hibridização in situ fluorescente: sondas cromossômicas, sequências repetitivas.

SG5039
DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE COMUNIDADES CAMPESTRES DO PAMPA
T-P (1-2)
DOCENTE: Angelo Alberto Schneider
EMENTA:
História ambiental dos campos do Rio Grande do Sul; diversidade e distribuição dos ecossistemas campestres no Bioma Pampa e Mata Atlântica no sul do Brasil; estado de conservação, fatores ecológicos condicionantes e utilização sustentável; noções de taxonomia da vegetação campestre, com ênfase nas famílias Asteraceae, Poaceae, Fabaceae e Cyperaceae; avaliação de diversidade campestre.

SG5040
UTILIZAÇÃO DO R PARA DADOS BIOLÓGICOS
T-P (2-2)
DOCENTES: Adriano Luis Schünemann e Luiz Fernando Würdig Roesch
EMENTA:
Introdução. Principais comandos. Inserção de diferentes bases de dados. Edição e seleção de atributos. Análise exploratória dos dados. Aplicação da estatística clássica. Programação de Looping. Processamento Paralelo. Produção de gráficos. Plotagem de mapas. Exportação de dados.

SG5041
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
T-P (2-1)
DOCENTE: VELCI QUEIROZ DE SOUZA
EMENTA:
Introdução ao planejamento experimental, apresentar aos estudantes de nível de pós-graduação os conceitos básicos de planejamento experimental, a fim de permitir o estabelecimento de uma base conceitual e metodológica para a qualificação das questões científicas a serem respondidas pelos trabalhos de tese e dissertação destes.

SG5042
BIOLOGIA E TAXONOMIA DE AGARICALES
T-P (2-2)
DOCENTE: JAIR PUTZKE
EMENTA:
Caracterização e diferenciação dos fungos Basidiomycota e Agaricomycetes; principais ordens e famílias; caracterização em cultivo e dos basidiomas; sistemática da ordem Agaricales; importâncias ecológicas e econômicas.

SG5043
FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS EM MICROPROPAGAÇÃO DE PLANTAS
T-P (2-1)
DOCENTE: VALDIR MARCOS STEFENON
EMENTA:
Meios de Cultura para Micropropagação de Plantas; Rotas Morfogenéticas e Embriogenéticas; Compostos relacionados à competência embriogênica; Sementes sintéticas e Criopreservação.

SG5044
ESTATÍSTICA APLICADA
T-P (2-2)
DOCENTE: VELCI QUEIROZ DE SOUZA
EMENTA:
Princípios básicos da estatística experimental; Planejamento experimental;Teste de hipótese; Fontes de Erro experimental; Fator de Tratamento; Delineamento completamente casualizados; Delineamento Blocos completos casualizados; Delineamento Quadrado Latino; Análises Complementares em experimentos unifatoriais; Análise de experimentos fatoriais; Análises Complementares em experimentos fatoriais.

SG5045
PRINCÍPIOS DE FUNGICULTURA: CONCEITOS E APLICAÇÕES
T-P (1-3)
DOCENTE: JAIR PUTZKE
EMENTA:
Morfologia e ciclo da vida dos cogumelos; Valor nutricional, medicinal e econômico de cogumelos comestíveis;Isolamento de fungos e produção micelial primária; Métodos de preparo de inóculo; Métodos de inoculação dos fungos em diversos substratos; Técnicas de cultivo de cogumelos, com ênfase na utilização da técnica Jun-Cao; Produtividade e Eficiência Bioológica; Manejo, doenças e pragas do cultivo de cogumelos.

SG5046
TÓPICOS ESPECIAIS I
T-P (1 – 1)
DOCENTE: Docentes do PPGCB e Convidados
EMENTA:
Apresentação e discussão de assuntos de interesse relevantes e específicos relacionados com Ciências Biológicas. Os tópicos serão sugeridos por iniciativa dos professores responsáveis e/ou estudantes. Dentre os possíveis tópicos, estão previstos os seguintes temas: Ecologia Vegetal e animal, Biorremediação do solo; Fundamentos de taxonomia zoológica e botânica; Insetos aquáticos; Manejo e conservação do solo; Paleontologia de vertebrados; Terapia gênica e celular; Bioinformática e Biotecnologia Vegetal. Modelagem e mapeamento ambiental; Evolução; Genética Vegetal e animal. Os conteúdos a serem oferecidos serão aprovados em colegiado e divulgados no semestre precedente àquele em que serão ministrados. Abordagens práticas de alguns assuntos poderão ser incluídas no programa.

SG5047
SINALIZAÇÃO CELULAR NAS RESPOSTAS FISIOLÓGICAS E PATOLÓGICAS
T-P (4 – 0)
DOCENTE: Thaís Posser
EMENTA:                                                                                                                                                Mecanismos de sinalização celular envolvendo receptores, efetores e segundo mensageiros. Cascata de proteínas MAPKs. Cascata apoptótica. Regulação de morte celular frente a fatores externos. Transdução de sinal em situações fisiológicas e fisiopatológicas. Metodologias para o estudo da sinalização celular.

SG5048
RADICAIS LIVRES EM BIOLOGIA E MEDICINA
T-P (4 – 0)
DOCENTE: Jeferson Luis Franco
EMENTA:                                                                                                                                                          Introdução à toxicidade do oxigênio e espécies reativas; química dos radicais livres e espécies reativas; defesas antioxidantes; resposta celular ao estresse oxidativo; identificando e medindo espécies reativas; radicais livres em doenças, envelhecimento, nutrição e terapia.

SG5050
CITOGENÔMICA DE AVES
T-P (2 – 2)
DOCENTE: ANALIA DEL VALLE GARNERO / RICARDO JOSE GUNSKI
EMENTA:                                                                                                                                                            Genoma das aves. Macro e microcromossomos. Cromossomos sexuais. Hibridização in situ fluorescente: sondas cromossômicas, sequências repetitivas.

SG5051
PURIFICAÇÃO E ANÁLISE DE ÁCIDOS NUCLEICOS
T-P (0 – 4)
DOCENTE: Andrés Delgado Cañedo
EMENTA:                                                                                                                                                                     Lise celular; precipitação de impurezas; precipitação de ácidos nucleicos; cromatografia em coluna de sílica; uso de sílica em suspensão; purificação por beads magnéticas; eletroforese de ácidos nucleicos; funcionamento das micropipetas; avaliação qualitativa e quantitativa de ácidos nucleicos; desenho, avaliação e diluição de primers; importância de cada componente na reação de PCR; determinação de tempos e temperaturas na reação de PCR.

SG5052
ESTRATÉGIAS DE ESCRITA CIENTÍFICA
T-P (2 – 2)
DOCENTE: ANALIA DEL VALLE GARNERO
EMENTA:                                                                                                                                                                          A pesquisa dentro do universo da pós-graduação, Estratégias para publicar, Partes nobres do artigo: Título, resumo e palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Apresentação dos dados, Resultados e Discussão, Conclusão, Preparando a Carta para o Editor-Chefe da Revista, Respondendo aos revisores.

SG5053
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS E REPRODUÇÃO DE ANGIOSPERMAS
T-P (2 – 2)
DOCENTE: RUBEM SAMUEL DE ÁVILA JR
EMENTA:                                                                                                                                                              Aspectos dos principais mecanismos de polinização e sistemas reprodutivos das angiospermas. Histórico e conceitos teóricos básicos em polinização. Recompensas florais. Ecologia cognitiva e a atração visual e olfativa dos polinizadores. Sistemas sexuais e reprodutivos de plantas: autoincompatibilidade e agamospermia. Sistemas de polinização e o nicho ecológico; Polinização por agentes abióticos; polinização por agentes bióticos). Mutualismos e parasitismos associados as interações planta-polinizador. Polinização, fluxo gênico, variabilidade e estrutura genética de populações vegetais. As interações planta-polinizador e a conservação biológica.