Passo a Passo | Programa de Pós-Graduação em Bioquímica

Passo a Passo

Procedimento para Defesa de Dissertação/Tese e Diplomação via SEI

  1. PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

Orientador(a) e Aluno(a):

Após integralizar os requisitos necessários para obtenção do título do Programa, conforme normas da Pós-Graduação, Regimento do Programa e legislação vigente, e, concluir a dissertação/tese, o(a) aluno(a) juntamente com seu(sua) orientador(a) devem seguir os seguintes procedimentos:

  1. O(A) estudante entrega virtualmente ao(à) orientador(a) a versão da dissertação/tese (em Word e em PDF) a ser submetida para avaliação da banca examinadora.
  2. O(A) orientador(a) abre um processo no SEI selecionando “Tipo de processo: PROPPI – Defesa pós-graduação”, preenche o formulário de “PROPPI – Declaração de Conclusão de Dissertação/Tese e Solicitação de Banca Examinadora” e anexa a dissertação/tese. O(a) orientador(a) deve incluir o nome do(a) estudante no campo “Interessados” no ato de abertura do processo, além do PPGBioq (MEST-BIO ou DOU-BIO). Não esquecer de indicar o local físico a ser realizada a defesa e se houver defesa online, o link da defesa. O processo no SEI deve ser aberto e encaminhado com um mínimo de 30 dias de antecedência da data prevista para defesa. Defesas 100% online deverão ser avaliadas e autorizadas pelo Conselho do PPG Bioquímica

Obs.: O(a) orientador(a) precisa indicar se a dissertação/tese deve ocorrer em situação de sigilo, neste caso, marcando a opção “Restrito”, hipótese legal: Direito autoral (art. 24, III, da Lei nº 9.610/1998) no ato de abertura do processo no SEI. Nesse caso, a dissertação/tese NÃO deverá ser anexada no processo. Os encaminhamentos da dissertação/tese deverão ser realizados via e-mail pessoal.

  1. Envia o processo à Coordenação do PPG e à secretaria acadêmica (SA-Urug) por meio da unidade do PPG no SEI.
  2. Orientador(a) gera o link da sala virtual ou providencia reserva da sala física a ser utilizada no dia da Defesa.
  3. A Secretaria Acadêmica formaliza o contato com os professores que farão parte da Banca, todos por e-mail via SEI, para confirmação de data. O Orientador deve ficar atento ao prazo estabelecido no Regimento do Programa sobre envio da cópia do trabalho à Banca Examinadora.

Coordenação do Programa:

  1. A Coordenação do Programa encaminha o processo para aprovação da banca pela Comissão Coordenadora do PPGBioq.

Comissão Coordenadora do PPGBioq:

  1. Verifica se está de acordo com os requisitos necessários para obtenção do título do PPG, conforme normas da Pós-Graduação e Regimento do Programa, e, homologa a defesa.
  2. Encaminha o processo à Secretaria da Pós-graduação.

Secretaria da Pós-graduação:

  1. Preenche o documento “PROPPI Carta Convite” no SEI e envia, por e-mail, devendo conter o registro do envio no processo, juntamente com o arquivo da dissertação/tese aos(às) professores(as) convidados(as) e solicita confirmação de recebimento.

Obs.: Se for situação de sigilo, deve ser informada na Carta Convite e enviado o “Termo de Sigilo/confidencialidade” para assinatura do membro da banca. Nesse caso, o trabalho somente poderá ser encaminhado após o membro assinar o Termo de Sigilo. A Secretaria da Pós-Graduação deverá comunicar o(a)orientador(a) sobre a assinatura do Termo de Sigilo e o(a) orientador(a) será o(a) responsável por encaminhar o trabalho através do seu e-mail institucional aos membros da banca. Se for membro externo deverá seguir os procedimentos para cadastro e assinatura do Termo de Sigilo contidos.

  1. Confirma a data, o horário e o link (ou local/sala) com o(a) aluno(a), orientador(a) e professores(as) da banca por meio de comunicação escrita (e-mail via SEI ou inserção do registro de comunicação no processo).
  2. Divulga a defesa à comunidade acadêmica por meio de listas de e-mails, sites, banner virtual, etc, informando os dados da defesa e o resumo da dissertação/tese.
  3. Informa ao presidente da Banca os formulários a serem preenchidos no dia da defesa: “ PROPPI Ata de Defesa” e “PROPPI Parecer Circunstanciado do Examinador.
  1. Encaminha procedimentos ao avaliador externo, para o preenchimento de informaçõe a fim de liberar sua assinatura nos documentos SEI do processo.

 

  1. DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

Aluno(a):

  1. Realiza a defesa conforme procedimento do Programa.

Banca Examinadora:

  1. Preenche o Parecer Circunstanciado ou Despacho do Examinador (com assinatura digital via SEI).(PROPPI Parecer Circunstanciado do Examinador)

Obs.: Os membros externos da banca poderão redigir o Parecer Circunstanciado do Examinador no corpo de um e-mail pessoal contendo os dados da defesa (indicação se a banca é de mestrado ou doutorado, nome do(a)candidato(a) e do programa, título do trabalho, data e parecer com conceito indicando se aprova ou não) e encaminhar ao e-mail do presidente da banca para anexar ao processo ou envia o parecer por e-mail ao presidente da banca e este transcreve no formulário “PROPPI Parecer Circunstanciado do Examinador” para posterior assinatura.

  1. Preenche e assina (digital via SEI) a Ata de Defesa Pública da Dissertação/Tese (PROPPI Ata de Defesa).
  2. O(A) presidente da Banca assina, via SEI, a Folha de Aprovação (SISBI/Folha de Aprovação) e solicita assinatura dos demais participantes da banca para posterior inserção na dissertação/tese.
  3. O(A) orientador(a) envia a Folha de Aprovação com as assinaturas, via e-mail SEI, para o(a) discente.

 

Secretaria da Pós-graduação:

  1. Emite e assina atestado de participação para os membros da banca examinadora (

PROPPI Atestado Participação Banca ).

  1. Altera a situação do aluno no SIE para “formado”, em conformidade com a data da ata de defesa, seguindo os demais procedimentos.

 

Aluno(a):

  1. Envia, depois de feito os ajustes solicitados pela banca, ao(à) orientador(a) via e-mail:

– versão final em formato digital (PDF) com a Folha de Aprovação inserida, conforme previsto nas normas do programa e da Biblioteca, contendo as alterações e no prazo estipulado pela Banca Examinadora, da dissertação ou tese ao(à) orientador(a), conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (“Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos: ABNT”).

Orientador(a)

  1. Revisa a versão apresentada, de acordo com o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos: ABNT.
  2. Preenche e assina o documento “SISBI/Recebimento de Dissertações e Teses”.
  3. Aprova a versão final da dissertação ou tese inserindo o trabalho no processo SEI.
  4. Emite Termo de Autorização para publicação (SISBI/Termo Autorização Publicação Bibliotecas) via SEI,para o(a) aluno(a) assinar.
  5. Encaminha, via SEI, a versão final para a biblioteca do campus.

Obs.: (a) Nos casos de trabalho com sigilo, após a revisão e a aprovação, o(a) orientador(a) deverá anexar o documento PROPPI Sigilo Declaração Aprovação Versão Final, declarando que o trabalho foi revisado eaprovado, estando de acordo com o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos: ABNT.

(b) Encaminha, via SEI, para a biblioteca.

(d) O(a) orientador(a) deverá entrar com o pedido de registro da tecnologia na Divisão de Inovação Tecnológica (DIT).

Biblioteca

  1. Recebe o processo e emite: Declaração de Ausência de Débitos gerado pelo sistema Pergamum; Declaração de entrega da versão final na Biblioteca, datado e assinado via SEI;

Obs.: Em caso de sigilo, os documentos deverão ser emitidos com base no documento

“PROPPI Sigilo Declaração Aprovação Versão Final”, assinado pelo(a) orientador(a) da pesquisa. A dissertação/tese somente deverá ser publicada no repositório após vencido o prazo de sigilo.

  1. Insere a dissertação/tese no Repositório Digital da Universidade, respeitados os prazos para trabalhos sigilosos.
  2. Envia o processo, via SEI, para a Coordenação do curso homologar o título.

 

3. HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO (Após a entrega da versão final na Biblioteca)

Coordenação do PPGBioq:

  1. Recebe e encaminha por meio de despacho para a Comissão Coordenadora do PPG Bioq homologar.
  2. A Comissão Coordenadora do PPGBioq Verifica se está de acordo com os requisitos necessários para obtenção do título do Programa, conforme normas da Pós-Graduação e Regimento do Programa e homologa o título de Mestre ou de Doutor (PROPPI Ata de Homologação de Título).
  3. Encaminha à Secretaria da Pós-graduação o processo, via SEI, para atualização documental e registro.

Secretaria da Pós-graduação:

  1. Insere os documentos necessários no processo SEI.
  2. Preenche o documento SEI “PROPPI Requerimento Abertura Processo Diplomação”, com os dados do(a)estudante.
  3. Envia o requerimento para assinatura do aluno(a), e informa, via e-mail no processo SEI, a homologação do título pela Comissão do Programa.
  4. Quando o(a) estudante assinar o requerimento, envia o processo para a unidade no SEI “DIV-PG” para o procedimento de diplomação.

Obs.: No caso de estudantes servidores públicos, deverão solicitar à Secretaria da Pós-graduação a emissão de Declaração de Conclusão de Curso para fins de progressão funcional. (Documento SEI “PROPPI Declaração Diplomação Serv Públicos STRICTO”).

 

4. PROCESSO DE DIPLOMAÇÃO

Pró-Reitoria – PROPPI – DIV-PG

  1. Confere toda a documentação recebida referente ao processo de diplomação, verificando a conformidade comas normas para o procedimento (elabora PROPPI Check List Diplomação).
  2. Encaminha à Divisão de Documentação, Registros e Informações Acadêmicas para a confecção física do diploma e registro do mesmo.
  3. Ou devolve ao setor que originou o processo para correções, se for o caso.

Divisão de Documentação, Registros e Informações Acadêmicas – DDRIA

  1. Realiza registros necessários.
  2. Confecciona o Diploma.
  3. Envia o diploma à Secretaria da Pós-graduação do Campus para entrega ao aluno, mediante protocolo.

Secretaria da Pós-Graduação

  1. Entrega ao Aluno, mediante protocolo de recebimento na 2ª via do diploma.
  2. Anexa a 2ª via assinada no processo SEI.
  3. Encaminha o processo à Divisão de Documentação, Registros e Informações Acadêmicas (DDRIA).

Divisão de Documentação, Registros e Informações Acadêmicas (DDRIA)

  1. Encerra o processo no SEI.
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