Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado em Bioquímica na Unipampa
O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBioq) da Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos.
O processo seletivo oferece 15 vagas para o Mestrado e 11 para o Doutorado, com inscrições gratuitas até o dia 3 de novembro. Podem se candidatar graduados e graduandas em áreas afins, conforme especificado no edital.
O PPGBioq se destaca pela produção científica de relevância nacional, infraestrutura qualificada e formação voltada à pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. A Unipampa é uma instituição pública e gratuita, avaliada com nota máxima pelo MEC, o que reforça a qualidade do programa.
O edital completo e o link para inscrição estão disponíveis em: posgraduacao.unipampa.edu.br

Docente do PPG Bioquímica entre os pesquisadores mais influentes do mundo
A professora Daiana Silva Ávila, do PPG em Bioquímica da Unipampa, está entre os 2% de pesquisadores mais influentes do mundo, segundo o ranking internacional World’s Top 2%, da Universidade de Stanford (EUA).
Daiana lidera pesquisas em Bioquímica e Toxicologia em Caenorhabditis elegans, que contribuem para entender doenças, além de avaliar impactos ambientais de pesticidas e novos compostos farmacêuticos.
O ranking também inclui o professor Felipe Bovolini Grigoletto, do Campus Alegrete, da área de Engenharia Elétrica.
Pesquisadoras do PPGBioq participam de desenvolvimento de suplemento alimentar para pacientes com transtorno do espectro autista
Pesquisadoras do PPGBioquímica, em parceria com pesquisadores de outras universidades e com a indústria farmacêutica Elleven Healthcare/Volcanic, trabalharam no desenvolvimento de um suplemento chamado Neurobalance ASD. Este suplemento alimentar combina Vitamina D, Coenzima Q10, Palmitoiletanolamida, Proantocianidinas e Trans-resveratrol. A escolha desses compostos em associação se originou de um estudo de revisão da literatura realizado pelo grupo que indicou os efeitos benéficos individuais desses compostos em ensaios pré-clínicos e clínicos como suplementares na redução de alguns sintomas do autismo. Além disso, foi feito um estudo farmacotécnico para avaliar a viabilidade de se combinar estes componentes em um único suplemento. As profas. Sandra Haas e Daiana Ávila e a doutoranda do PPGBioq Heloísa Aiolfi Padilha participaram deste estudo.
O desenvolvimento do suplemento foi conduzido em parceria com uma médica pediatra, a Dra Camila Milagres, e contou com a colaboração da profa Priscila Gubert- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Prof. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O Neurobalance ASD já está disponível no mercado. O review da pesquisa foi publicado na revista Behavioral Brain Research e pode ser acessado neste link:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/40409375/

