Componentes curriculares | Curso de Especialização em Ensino de Literatura

Componentes curriculares

COMPONENTES CURRICULARES

Nome do componente: LITERATURA: REVISÃO DE CONCEITOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO
Docente responsável: Profa. Dr. Lúcia  Maria Britto Corrêa
Ementa: Reflexões sobre a prática da leitura literária na escola. A natureza do texto literário, suas especificidades e introdução aos gêneros literários.
Conteúdo Programático:- Reflexões sobre leitura:  O lugar da leitura e da literatura no currículo escolar; o professor como mediador de leitura em aula.

– Reflexões sobre literatura: especificidades do texto literário em comparação com outras formas textuais. Introdução aos gêneros literários.

Nome do componente: POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA NA ESCOLA
Docente responsáveI: : Profa. Dr. Isabel Cristina Ferreira Teixeira
Ementa:  Estudo sobre a história da leitura no Brasil;  reflexão sobre políticas públicas de leitura desenvolvidas para e na escola; pesquisa, análise e desenvolvimento de projetos de leitura.
Conteúdo Programático:

  1. A história da leitura no Brasil
    1. Políticas públicas de leitura

2.1   Campanhas de leitura públicas e privadas

2.2   A leitura na escola: da biblioteca à sala de aula

  1. Projetos de leitura: alternativas metodológicas
Nome do componente: METODOLOGIA DE PESQUISA
Docentes responsáveis: Profa. Dr Carolina Fernandes e Profa. Dr Fabiana Giovani
Ementa: Estudo sobre a metodologia de pesquisa em literatura; análise e elaboração de projetos de pesquisa sobre ensino da literatura/leitura no contexto escolar; produção de artigos.
Conteúdo Programático:

  1. Metodologia de pesquisa em letras/literatura

1.1. Desafios da prática docente

1.2. Métodos e alternativas de descrição e análise de textos literários;

  1. Projetos de pesquisa em ensino de literatura/leitura

2.1   Propostas de estudos sobre ensino de literatura/leitura no contexto escolar;

  1. Escrita formal e alternativas metodológicas

3.1. Escrita de artigo

Nome do componente: POESIA: TEORIA E PRÁTICA
Docente responsável: Profa. Dr. Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo
Ementa: Estudo da natureza e desenvolvimento da linguagem poética a partir de teorias que tenham por objeto o poema como forma de expressão da poesia. Utilização do texto poético no processo de ensino e aprendizagem. 
Conteúdo Programático:

  1. Teoria da Lírica: natureza e evolução do gênero
  2. Elementos estruturais do poema
  3. Formas  e análises de poemas
  4. Leitura de poesia na escola

 

Nome do componente: CONTO: TEORIA E PRÁTICA
Docente responsável : Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos
Ementa:Estudo dos principais suportes teóricos que servem de apoio para o estudo e análise do gênero conto. Discussão sobre este gênero e sua história a partir da literatura ocidental. Leitura de contos (de algumas tipologias: policial, moderno, etc) de autores da literatura de expressão portuguesa. Aplicação das teorias estudadas nos contos selecionados para a leitura. Discussão sobre o lugar do conto na sala de aula e sua relação com o ensino de literatura e língua.

 

Conteúdo Programático:

  1. Teorias do conto: Bosi, Gotlib, Propp.
  2. A trajetória do conto na literatura ocidental.
  3. As tipologias do gênero conto: policial, moderno, etc.
  4. Leituras e análises de contos.
  5. O conto na sala de aula.

 

Nome do componente: ROMANCE: TEORIA E PRÁTICA
Docente responsável: Profa. Dr. Miriam Denise Kelm
Ementa: Estudo das especificidades estruturais da narrativa romanesca,  das estratégias narrativas que lhe são próprias e das principais categorias narrativas que a enformam. História e Memória como elementos conjunturais e constitutivos da narrativa romanesca contemporânea
Conteúdo Programático:- O romance como manifestação narrativa específica e historicamente evoluída.

– Categorias narrativas; estratégias narrativas.

– História e Memória no romance exemplar O tempo e o vento, de Erico Veríssimo

Nome do componente: TEATRO: TEORIA E PRÁTICA
Docente responsável: Profa. Dr. Lúcia Maria Britto Corrêa
Ementa: Conceituação das formas e conteúdos do texto dramático. História. O teatro como forma de expressão literária e cênica. O teatro como instrumento de ensino e aprendizagem
Conteúdo Programático:UNIDADE 1: Estudo das diversas formas e conteúdos do texto dramático. História do Teatro Ocidental e no Brasil.

UNIDADE 2: Estudo de teatro como texto e como expressão cênica. Leitura de textos dramáticos.

UNIDADE 3: Desafios do ensino do teatro na escola formal, estudos de textos adequados aos diversos espaços na escola formal, possibilitando vivências dos estudantes

Nome do componente: LITERATURA BRASILEIRA
Docente responsável: Profa. Dr. Vera Lúcia Cardoso Medeiros
Ementa: Literatura Brasileira nos PCN’s; revisão de conceitos relativos à História da Literatura Brasileira; releituras do cânone e estudo da produção contemporânea para elaboração de metodologias de leitura e estudo de textos literários brasileiros no Ensino Médio. 
Conteúdo Programático:-PCN’s e Literatura Brasileira;

-Revisão de conceitos relevantes para estudo e problematização da historiografia da Literatura Brasileira;

-Cânone literário e livro didático;

– Releituras do cânone: estudo de contos de Machado de Assis e da poesia de Carlos Drummond de Andrade;

– Produção literária contemporânea: canção popular e formas narrativas.

 

Nome do componente: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Docente responsável (com titulação): Profa. Dr. Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo
Docente(s) colaboradores (com titulação): Profa. Dr Carolina Fernandes
Ementa: A leitura da literatura infantil e juvenil: aspectos conceituais de texto, leitura e leitor infantil e juvenil. A história, a representação e os modos de ler na infância e na adolescência. O papel da fantasia e a interação texto / leitor. As fontes da literatura infantil e a produção cultural para a infância e para a adolescência: da raiz popular às produções contemporâneas.O ensino da literatura infantil e juvenil e a formação do leitor.
Conteúdo Programático:1. Leitura e literatura infantil e juvenil: o texto, a leitura e o papel do leitor no processo de leitura

 

  1. Leitor infantil e juvenil

2.1 A história da infância e da adolescência

2.2 Aspectos sociológicos, psicológicos e cognitivos da infância e da adolescência

 

3. Leituras da infância e da adolescência

3.1 As narrativas e os contos fundadores

3.2 A poesia e a raiz folclórica

3.3 A produção cultural para a infância e para a adolescência

4.A literatura infantil e juvenil na escola

As alternativas metodológicas para formação de leitores

5. A historicidade da ilustração como constitutiva da memória visual infanto-juvenil.

4.1. O sujeito artista-escritor e o sujeito leitor na construção do texto visual

4.2. A imagem artístico-literária na produção do efeito narrativo.