Em 2011, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em seu congresso anual, elencou os cinco grandes desafios da pesquisa em computação no país. Dentre estes desafios, dois são abordados dentro desta proposta de curso, são eles: A gestão da informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos, e o Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos. Dentro deste escopo, o curso está inserido dentro das novas exigências de mercado por profissionais de Administração de Banco de Dados com conhecimento em sistemas distribuídos, aptos a implementarem estruturas de bancos de dados em clusters computacionais com requisitos de alto desempenho e alta disponibilidade.
A concepção do curso prevê a formação de profissionais que prestem serviços de alta qualidade através da apropriação de conhecimento em três aspectos distintos:
- na estrutura computacional que suporta o banco de dados,
- na estrutura de comunicação que suporta a estrutura computacional, e
- no conhecimento específico dos conceitos básicos de banco de dados e conhecimentos avançados de otimização do banco em função da estrutura de computação e comunicação disponível.
O curso está dividido em 5(cinco) eixos, totalizando 12(doze) componentes curriculares (CCs), sendo 360 horas-aula, que abordam os principais conceitos relativos às áreas de Banco de Dados e Sistemas Distribuídos.