Histórico do PPG-SSPS | Mestrado Acadêmico em Serviço Social e Proteção Social

Histórico do PPG-SSPS

No ano de 2019, anterior ao período pandêmico, o Grupo de Trabalho (GT) formado pelas professoras Elisângela Maia Pessoa, Jaina Raqueli Pedersen e Rosilaine Coradini Guilherme, iniciou o processo de planejamento e elaboração de uma proposta de Mestrado acadêmico na área do Serviço Social, com o objetivo de ofertar a formação stricto sensu no interior do estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente na região da fronteira oeste. Este planejamento considerou a trajetória histórica do primeiro curso  de Graduação em Serviço Social público ofertado no estado gaúcho, que teve o início de suas atividades em 2006 no Campus São Borja, representando uma grande conquista no que diz respeito ao acesso ao ensino superior, numa região carente de unidades de formação e distante das cidades onde, até então, o curso de Serviço Social era ofertado.

Assim, considerando a trajetória do curso de Serviço Social da UNIPAMPA, a comunidade local, regional e nacional poderá, a partir de 2024, contar com a oferta de um programa de mestrado acadêmico em Serviço Social e Proteção Social (PPG-SSPS) para alavancar o aprimoramento de recursos humanos, estímulo à docência, pesquisas científicas e produção de conhecimento. Entende-se que este programa poderá produzir impacto crítico reflexivo a ponto de estimular o desenvolvimento regional que leve em conta o indicado na APCN 2021 quanto: “(I) priorizar a redução de assimetrias regionais pela oferta de vagas em municípios e estados carentes de PPGs, ou (II) contemplar conhecimentos ainda não atendidos pelos programas em funcionamento” (MEC, 2021, p. 17).

O PPG-SSPS representa o compromisso com o fortalecimento dos programas de pós-graduação na área e a consolidação e qualificação do Serviço Social como área de conhecimento, conforme as intenções da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. Para tanto, em dezembro de 2023, o programa obteve homologação pelo Ministério da Educação e Cultura, e a partir disso, projeta uma primeira turma de ingressantes para o segundo semestre de 2024.  Em janeiro de 2024 a professora Dra. Rosilaine Coradini Guilherme (coordenadora) e a professora Dra. Jaina Raqueli Pedersen (coordenadora substituta) assumiram a primeira gestão da coordenação do PPG/SSPS, mediante Portaria emitida pelo Reitor da Universidade.