Grupo de Pesquisa: Trabalho, Formação Profissional em Serviço Social e Política Social na América Latina (GTFOPPS)
Descrição: Os processos de precarização presentes no mundo do trabalho que resultam da ofensiva neoliberal e da reestruturação do capital, exigem entre outros, a flexibilização das relações de trabalho e a mercantilização e desmonte dos direitos e políticas sociais. Em consequência põe-se em xeque a proteção social enquanto direito. Diante desse contexto há consequências para o ensino superior e, principalmente, para a formação profissional dos/as assistentes sociais, as quais repercutem diretamente no fortalecimento da direção social crítica da profissão. O presente grupo de pesquisa é constituído por docentes, técnicos/as, discentes da Universidade Federal do Pampa e profissionais de Serviço Social, por meio de estudos e pesquisas que abordem de forma transversal os temas: Trabalho e Questão Social, Formação Profissional em Serviço Social e Projeto Ético Político, Política Social na América Latina.
Líder do grupo: Professora Dra. Rosilaine Coradini Guilherme
Vice-Líder do grupo: Professora Dra. Solange Emilene Berwig
Linha de pesquisa 01) Trabalho e Questão Social
Objetivo da linha de pesquisa 01:
A compreensão da categoria trabalho como central na formação da totalidade das relações sociais é fundamental para a apreensão da questão social tanto na sua gênese, como em suas expressões. Considerando tal premissa, a linha tem a finalidade de produzir discussões e pesquisas referentes aos processos estruturais e conjunturais que perpassam o trabalho e seus impactos na vida cotidiana na qual emergem expressões de desigualdades e resistências.
Linha de pesquisa 02) Formação, Trabalho Profissional em Serviço Social e Projeto Ético Político
Objetivo da linha de pesquisa 02:
Compreende estudos, sistematização de experiências e pesquisas acerca da formação e trabalho profissional em Serviço Social, buscando subsidiar os processos de educação permanente em que os/as profissionais se inserem. Estuda as atribuições privativas e competências profissionais requeridas aos assistentes sociais nos diferentes espaços sociocupacionais. Analisa as particularidades do estágio supervisionado em Serviço Social, e a materialização do projeto ético-político profissional.
Linha de pesquisa 03) Política Social na América Latina
Objetivo da linha de pesquisa 03:
A linha comporta estudos que se fundamentam na apreensão crítica da realidade, visando produzir conhecimentos orientados à construção de políticas sociais pautadas na universalidade, na abrangência do continente latino-americano. Contempla estudos sobre os determinantes estruturais do modo de produção capitalista, dos processos de resistências que envolvam a participação e o controle social e das configurações das políticas sociais, destacando análises de políticas de enfrentamento da pobreza.
Grupo de Pesquisa: Políticas Sociais, Questão Social e Relações de Exploração/Opressão (GPEXO)
Descrição: Considerando a radicalização das politicas neoliberais e o consequente agravamento das mais diversas expressões da questão social, produzidas pelas relações de exploração/opressão na perspectiva de destruição de direitos sociais, emerge a necessidade de pesquisas sobre as politicas sociais e possibilidades de movimentos de resistência. O grupo, constituído por docentes, técnicos/as e discentes da Universidade Federal do Pampa busca por meio da produção de conhecimento ampliar discussões sobre Políticas Sociais, Expressões de Violência e Resistência e Questão Social enquanto objeto de investigação e intervenção do Serviço Social.
Líder do grupo: Professora Dra. Jaina Raqueli Pedersen
Vice-Líder do grupo: Professora Dra. Elisangela Maia Pessoa
Linha de pesquisa: Políticas Sociais, Expressões de Violência e Resistência
Objetivo da linha de pesquisa:
Comporta discussões e pesquisas acerca das diversas expressões de violência, considerando os diferentes segmentos da sociedade. Estuda as diferentes políticas sociais, considerando as demandas atendidas pelas políticas de seguridade social (previdência social, saúde e assistência social) e educação. Também analisa como o serviço social e áreas afins contribuem para o enfrentamento das relações de exploração/opressão na perspectiva de garantir processos de resistência e materialização de direitos