Objetivo do Curso e Perfil do/a egresso/a | Mestrado Acadêmico em Serviço Social e Proteção Social

Objetivo do Curso e Perfil do/a egresso/a

Objetivos:

O objetivo geral do Mestrado Acadêmico em Serviço Social e Proteção Social é “formar docentes, pesquisadores(as) e recursos humanos de alto nível que atendam às necessidades e particularidades da Região de Fronteira, com possibilidades de inserção nacional e internacional, dada a localização geográfica do programa”.

Objetivos específicos:

– Preparar profissionais de Serviço Social e áreas afins para o exercício da docência numa perspectiva crítica e propositiva, tendo em vista a indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão.

– Constituir programa público de pós-graduação stricto sensu em Serviço Social e Proteção Social de referência, a fim de ampliar a oferta de mestrado acadêmico na Região Sul do Brasil.

– Fomentar a interiorização e a descentralização da oferta de programa público de pós-graduação stricto sensu em Serviço Social e Proteção Social na abrangência da metade Sul do estado do Rio Grande Sul.

– Estimular a internacionalização de projetos de pesquisa, intercâmbios e produções de conhecimento na região fronteiriça.

– Propiciar ensino de pós-graduação com sólida difusão da prática da pesquisa, conforme os objetivos e metas do PDI institucional.

– Realizar pesquisas que possibilitem diagnósticos socioeconômicos da realidade local, regional, nacional e internacional, a partir da necessidade de produção de conhecimento que promovam o desenvolvimento.

– Ofertar qualificação e aperfeiçoamento de profissionais que atuam no campo da proteção social em órgãos públicos e privados.

– Inserir egressos(as) do curso de Serviço Social e áreas afins em programa público de pós-graduação stricto sensu, frente à demanda reprimida.

– Possibilitar estudos e pesquisas sobre as configurações do estado capitalista e dos sistemas de proteção social, tendo em vista os processos de resistência e as estratégias de enfrentamento das expressões de desigualdades.

Perfil do/a egresso/a:

O perfil do(a) egresso(a) do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Proteção Social pressupõe, por meio da teoria social crítica, a formação de mestres(as) qualificados(as) para intervirem nas demandas da realidade social, considerando os diferentes espaços sociocupacionais, seja no exercício da docência, da pesquisa e da atuação profissional no âmbito das políticas de proteção social.

Nesse sentido, os(as) egressos(as) deverão demonstrar:

– Atitude investigativa e capacidade de propor políticas sociais no âmbito governamental e não governamental. Essas devem se constituir em estratégias que impactem no enfretamento de índices de pobreza, desemprego, formas de inserção precária no mundo do trabalho, situações de desigualdades, combate às violências e demais formas de exploração/opressão que interferem no desenvolvimento da região em que o programa está localizado e também em nível nacional e internacional.

– Compromisso com a materialização do projeto ético-político da profissão em Serviço Social, considerando os fundamentos ético-políticos, teórico-metodológico e técnico-operativos na análise e na intervenção junto às expressões da questão social, tendo em vista o desenvolvimento de estratégias de atendimento criativas e inovadoras com famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.

– Aptidão para articular estudos ou pesquisas comparativas em nível nacional e internacional, para desvendar as particularidades das políticas de proteção social que podem ser aprimoradas ou desenvolvidas junto à realidade de inserção da oferta do programa, visando desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social.