Objetivo: Formar educadores embasados nas temáticas da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, buscando qualificá-los para uma prática pedagógica comprometida com o combate ao racismo, focada no respeito à diversidade e na promoção da igualdade racial.
Concepção Pedagógica: o curso terá um enfoque multidisciplinar, pois parte-se da constatação de que as áreas dos estudos africanos e das relações étnicas e raciais não podem ser adequadamente abordadas seguindo-se a tradição disciplinar clássica, nem devem estar a ela circunscritas. Neste sentido, busca-se mobilizar profissionais da área, da Educação, das diversas matrizes das ciências humanas e das grandes áreas do conhecimento (CNPq/CAPES). Ao abordar o eixo principal composto pela diversidade, identidade e etnicidade serão contempladas as diferentes dimensões sobre a desigualdade racial e o racismo. Busca-se situar os estudantes no contexto da história africana e afro brasileira, com ênfase na sua contribuição histórica e cultural, o mesmo enfoque abrangendo a questão indígena e seu desafio na relação integração-distanciamento. O processo pedagógico filia-se à concepção freireana, onde o conhecimento é construído a partir da problematização da realidade dos educandos, representada objetivamente pelas suas vivências e experiências não necessariamente objeto de reflexão.