O Curso | Especialização em História e Cultura Africana Afro brasileira e Indígena

O Curso

Origem e papel do curso de Especialização Lato Sensu em “História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena”.

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O curso de Especialização em História e Cultura Africana, Afro brasileira e Indígena da Unipampa, é mais um produto de quatro anos de estudos da HiCABI – Comissão Especial de Estudos sobre a História e cultura Afro brasileira e Indígena, ligada ao gabinete da reitora e composta por docentes, TAEs e discentes dos diferentes cursos e campis da instituição. A comissão foi instituída em 2010 com o papel de coordenar a implantação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos processos de ensino na UNIPAMPA, as quais tratam da obrigatoriedade da inclusão das temáticas de “História da África e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” e da “Educação das Relações Étnico-Raciais” nos currículos da Educação Básica, bem como ser um suporte técnico na implementação das ações afirmativas na instituição.

O curso de especialização oferecido aos professores e gestores da educação básica da região oeste, tem como objetivo: Formar educadores embasados nas temáticas da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, buscando qualificá-los para uma prática pedagógica comprometida com o combate ao racismo, focada no respeito à diversidade e na promoção da igualdade racial.

Enquanto concepção pedagógica o curso tem um enfoque multidisciplinar, pois parte-se da constatação de que as áreas dos estudos africanos e das relações étnicas e raciais não podem ser adequadamente abordadas seguindo-se a tradição disciplinar clássica, nem devem estar a ela circunscritas. Neste sentido, busca-se mobilizar profissionais da área, da Educação, das diversas matrizes das ciências humanas e das grandes áreas do conhecimento (CNPq/CAPES). Ao abordar o eixo principal composto pela diversidade, identidade e etnicidade sendo contempladas as diferentes dimensões sobre a desigualdade racial e o racismo.  Busca-se situar os estudantes no contexto da história africana e afro brasileira, com ênfase na sua contribuição histórica e cultural, o mesmo enfoque abrangendo a questão indígena e seu desafio na relação integração-distanciamento.

O pressuposto epistemológico que fundamenta o Projeto Pedagógico do Curso é a construção histórico-social do conhecimento, onde o mesmo é construído na relação tensa entre o conhecimento popular (tradicional) e os conhecimentos científicos, estes assumindo o papel de desnaturalizar as desigualdades sociais, étnicas e raciais, (des) construindo os mitos que sustentam o racismo que subjaz as relações entre classes, gênero, geração e etnia.

Marta I. C. Messias da Silveira

Coordenadora do curso