ACGs | Fisioterapia

ACGs

O Curriculum do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA possui  componentes obrigatórios e flexíveis. A interdisciplinaridade e a flexibilização curricular são desenvolvidas no curso a partir de atividades em projetos de ensino-aprendizagem ou eixos que integram os componentes curriculares. Nesse aspecto, as atividades complementares de graduação, atividades semipresenciais, projetos de ensino-aprendizagem, estágios, aproveitamentos de estudo, atividades de extensão, de pesquisa, atividades práticas, além de proporcionarem a relação teoria e prática, apresentam ao currículo proposto a flexibilidade necessária para garantir a formação do perfil do egresso generalista e humanista.

A parte flexível do curriculum do Curso de Fisioterapia é constituída por atividades de extensão, e pelas atividades complementares de graduação (ACG´s), possuindo carga horária total de 610 horas assim divididas:

A) Atividades de extensão – 400 horas.
a.1) Programa Institucional “UNIPAMPA Cidadã” (100 horas);
a.2) Práticas extensionistas (300 horas).

B) ACG´s – 210 horas.
b.1) Componentes Curriculares Complementares de Graduação (CCCGs);
b.2) Atividades de ensino;
b.3) Atividades de pesquisa;
b.4) Atividades culturais e artísticas, sociais e de gestão.

O cumprimento da carga horária de 610 horas da parte flexível do curriculum é requisito obrigatório para a colação de grau. Atendendo ao artigo 105 da Resolução nº29 da PROGRAD, a carga horária mínima a ser cumprida pelo discente em ACGs, como requisito obrigatório para a integralização curricular e para a colação de grau, deverá ser realizada com carga horária mínima de 10% (dez por cento) em cada um dos grupos previstos no artigo 104, incisos I, II, III e IV da referida portaria.

Clicando aqui você encontra informações detalhadas acerca do regulamento atual dos componentes flexíveis.