Curso de Especialização teve aula inaugural


O Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) sediou a aula inaugural do Curso de Especialização em Culturas, Cidades e Fronteiras, no último dia 16 de abril. O tema da aula foi O desafio da modernidade líquida no contexto da fronteira, e a palestra foi proferida pelo professor convidado Luiz Antônio Bogo Chies, docente do Programa de Mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Conforme o coordenador da Especialização, professor Alan Dutra de Melo, do Campus Jaguarão, o professor Luiz Antônio abordou na palestra a sociedade contemporânea através do paradigma da pós-modernidade, com foco nos trabalhos desenvolvidos pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman.
– A aula ministrada trouxe uma contribuição reflexiva e oportuna para compreender as relações sociais sob a ótica da influência de um liberalismo veloz e voraz e a sua influência na estruturação de um “mundo líquido”, no dizer de Bauman, onde a forma fluída vai se estruturando e influenciando a perspectiva pessoal e profissional em oposição a um período anterior da modernidade, mais sólido e seguro com uma perspectiva mais clara de presente e futuro – explica o professor Alan.
A abertura contou ainda com a presença da professora colaboradora Drª Maria de Fátima Bento Ribeiro, que atua hoje nos cursos de Relações Internacionais e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Pelotas. Presentes também os professores do curso Carlos Rizzon, Coordenador substituto e professores Clovis Da Rolt e Vagner Cunha.