O currículo do curso se organiza em quatro módulos.
Módulo 1 – Perspectivas Históricas do Desenvolvimento Social e Territorial brasileiro
– A formação da sociedade brasileira: Estado, Economia e Desenvolvimento
– História das lutas populares e as lutas pelo direito à escola
– Dinâmica territorial e sustentabilidade
Módulo 2 – Organização do trabalho pedagógico: princípios epistêmicos, diretrizes legais e normativas e projetos políticos pedagógicos da educação do campo
– Legislação da Educação e da Educação do Campo
– Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Pesquisa em Educação em Ciências
– Perspectivas Históricas da Organização do Trabalho Pedagógico
– Organização do trabalho pedagógico na educação do campo
Módulo 3 – Processo de ensino-aprendizagem da Ciências da Natureza nas escolas do campo
– Práticas experimentais para o Ensino de Ciências (Q/F/B)
– Metodologia do Ensino de Ciências (Q/F/B)
– Educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)
– Educação Ambiental e sustentabilidade
– Planejamento e elaboração de artefatos pedagógicos (oficinas)
– Agroecologia e produção do conhecimento
Módulo 4 – Elaboração e apresentação de Trabalhos de Conclusão
– Orientações coletivas;
– Encontros de orientação;
– Salão de apresentação, defesa e publicização de trabalhos