Direito – Campus São Borja https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja Mon, 04 Dec 2023 19:45:49 +0000 pt-BR hourly 1 jurisCAFÉ promove aula aberta ministrada pelo prof. Thiago Rafagnin da UFOB https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/2023/12/04/2878/ Mon, 04 Dec 2023 19:40:54 +0000 https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/?p=2878 Continue lendo jurisCAFÉ promove aula aberta ministrada pelo prof. Thiago Rafagnin da UFOB ]]>

Na segunda-feira, dia 11 de dezembro, o Projeto de Ensino “jurisCaféum ambiente de diálogos jurídicos”, promove a aula aberta com o tema “Sociedade latino-americana: as lutas, os ativismos e o (res)surgimento de um constitucionalismo de raízes latinas a partir dos pilares de Direitos Humanos”, que será abordada pelo professor Dr. Thiago Ribeiro Rafagnin, do Curso de Direito da Universidade Federal do Oeste da Bahia. A atividade faz parte do componente curricular Ciência Política, Estado, Poder e Constitucionalismo – II, e ocorrerá durante o encontro EAD do prof. Flávio Bruno, tendo início às 19h.

O Dr. Thiago Ribeiro Rafagnin é professor de Direito Constitucional do Curso de Direito da (UFOB), é Pós-Doutor em Direito (UFPEL). Doutor em Política Social e Direitos Humanos (UCPel). Líder do Grupo de Pesquisas em Direitos Fundamentais, Socioambientalismo e Neoliberalismo (DGP/CNPq/UFOB). E atualmente exerce a função de Diretor do Centro das Humanidades (CEHU/UFOB).

Para acessar a atividade, que é online pelo G-Meet, basta acessar o link da turma:

–> https://meet.google.com/hbe-eacd-ooq <–

O “jurisCaféum ambiente de diálogos jurídicos” é um Projeto de Ensino vinculado ao Observatório de Direitos Fundamentais na perspectiva do Constitucionalismo, do Socioambientalismo e da Geopolítica Internacional – um Grupo de Pesquisas cadastrado no DGP/CNPq e certificado pela UNIPAMPA, sob a liderança do Prof. Flávio Bruno, e que envolve a participação de discentes, docentes e pesquisadores do campus de São Borja da UNIPAMPA e de inúmeros pesquisadores de Instituições de Ensino de diversos lugares do Brasil e da América Latina.

Para se manter sempre a par das atividades do Curso e de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, acompanhe as postagens do Site e siga as mídias sociais do Curso de Direito, campus de São Borja da UNIPAMPA:

@direitounipampasb

https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/

]]>
Antígona, de Sófocles – foi a obra Clássica do Direito objeto do Encontro do Denkpause em outubro. https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/2023/10/27/antigona-de-sofocles-foi-a-obra-classica-do-direito-objeto-do-encontro-do-denkpause-em-outubro/ Sat, 28 Oct 2023 01:34:36 +0000 https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/?p=2594 Continue lendo Antígona, de Sófocles – foi a obra Clássica do Direito objeto do Encontro do Denkpause em outubro. ]]> Antígonauma tragédia grega de Sófocles, composta por volta de 442 a.C.
Foi esta a obra clássica do Direito objeto dos debates e das reflexões ocorridas no Encontro do Grupo de Leituras do Projeto de Ensino: DENKpauseum grupo de estudos dirigidos sobre a contemporaneidade dos Clássicos da Teoria do Pensamento Jurídico, vinculado ao Observatório de Direitos Fundamentais na perspectiva do Constitucionalismo, do Socioambientalismo e da Geopolítica Internacional (DGP/CNPq/UNIPAMPA-SB).
A atividade ocorreu em 27 de outubro 2023, das 17h às 19h, na sala 1103 do campus de São Borja da UNIPAMPA.
Na trágica obra grega, o universo feminino da época clássica pode também ser conhecido a partir da personagem Antígona, apropriada pelos saberes jurídicos, para efeitos de exemplificação de direito natural. Antígona desafiou a concepção positivista de norma, invocando regras transcendentais como justificativa para sua atitude de desafio. Sua ação deve ser avaliada num contexto, onde à mulher não era deferido o uso da lei, quando desprovida de direitos, num ambiente de poder masculino, mundo de homens. Em Antígona, o pensador Sófocles, promove a reflexão sobre a disposição dos gregos em abraçar o novo ao mesmo tempo em que tenham a capacidade de questionar as leis dos governantes desviadas do interesse público para o atendimento de interesses pessoais. As lutas pelas suas convicções e a posição da mulher na sociedade, representadas na personagem  Antígona,  permitiram  comparar  o  contexto  histórico  da  obra  fictícia  com  a conjuntura  atual, como o contexto de leis justas, conflitos armados, guerras, violência contra a mulher.
O intuito essencial do DENKpause – enquanto um grupo de estudos dirigidos sobre a contemporaneidade dos Clássicos da Teoria do Pensamento Jurídico, é incentivar e promover aos alunos, o acesso e a leitura de obras clássicas do Direito e a possibilidade de reflexão coletiva destas importantes obras na sociedade contemporânea.
As atividades do Encontro do Grupo de Leituras ocorrem uma vez ao mês, e terão como objeto de leituras, diversas obras importantes na formação jurídica.
]]>
Curso de Direito recebe homenagem na Câmara de Vereadores https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/2023/10/26/curso-de-direito-recebe-homenagem-na-camara-de-vereadores/ Thu, 26 Oct 2023 18:02:50 +0000 https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/?p=2559 Continue lendo Curso de Direito recebe homenagem na Câmara de Vereadores ]]>
Por Hamilton de Lima Souza.

 

Nesta quinta-feira (26/10/2023), em sessão da Câmara de Vereadores de São Borja, o curso de Direito foi homenageado com uma Moção de Aplauso e Congratulações. A moção, de autoria do vereador Valério Cassafuz (PDT) é uma forma da comunidade de São Borja reconhecer a nota obtida pelo curso em recente avaliação do MEC, nota 5, a máxima. Desta maneira, a comunidade são-borjense se manifesta pelo trabalho realizado pelo corpo de professores, técnicos e alunos para o ótimo desempenho do curso na avaliação. Participaram da sessão o coordenador acadêmico, professor  Thiago Sampaio, o coordenador administrativo, Gustavo Carvalho, a professora Viviane Coitinho, coordenadora do curso do Direito, a professora Aline Leves, e o professor Airton Berger, integrantes do curso.

Fotografia: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

 

]]>
Curso de Direito é agraciado com Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de São Borja https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/2023/10/09/curso-de-direito-e-agraciado-com-mocao-de-aplauso-da-camara-de-vereadores-de-sao-borja/ Tue, 10 Oct 2023 02:48:44 +0000 https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/?p=2555 Continue lendo Curso de Direito é agraciado com Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de São Borja ]]> A Câmara de Vereadores de São Borja, encaminhou ao Curso de Direito, a Moção n° 222-2023, de autoria do Vereador Djalma Pires Leal Júnior, aprovada no Plenário da Sessão de 09/10/2023. Um ato de reconhecimento a nota máxima em avaliação de reconhecimento  de Curso de Graduação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O processo avaliativo ocorreu no período de 11 a 13 de setembro. O resultado, que aponta conceito 5 em todos os critérios avaliados – Todos os indicadores, dentro dos três eixos avaliados, foram contemplados com a nota máxima, que é cinco.

Na pessoa do Presidente da casa Legislativa do munícipio Vereador Elvio Luiz Langendolff Feltrin, o Curso de Direito agradece aos Vereadores e Vereadoras pelo ato de reconhecimento das atividades desenvolvidas pelo Curso em São Borja, registrando que o apoio dos órgãos municipais têm sido fundamental no sucesso do ensino jurídico da UNIPAMPA.

O ato da Câmara de Vereadores é muito significativo a comunidade acadêmica de discentes e docentes do Curso de Direito, e reconhece o empenho e entrega de toda a equipe do campus de São Borja que têm atuado diariamente, para a entrega de um ensino público, gratuito e de qualidade para a cidade e região.

Confiram abaixo o teor da Moção n° 222-2023.

Moção Câmara

]]>
jurisCafé promove aula aberta sobre Métodos de Pesquisa Qualitativa e Quantitativos com a prof.ª. Aline Leves https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/2023/10/05/juriscafe-promove-aula-aberta-sobre-metodos-de-pesquisa-qualitativa-e-quantitativos-com-a-prof-a-aline-leves/ Thu, 05 Oct 2023 15:58:42 +0000 https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/?p=1510 Continue lendo jurisCafé promove aula aberta sobre Métodos de Pesquisa Qualitativa e Quantitativos com a prof.ª. Aline Leves ]]>

Nesta segunda-feira, 9 de outubro o Projeto de Ensino “jurisCaféum ambiente de diálogos jurídicos”, promove a aula aberta com o tema “Métodos de Pesquisa Qualitativa e Quantitativa”, que será abordada pela professora Drª. Aline Michele Pedron Leves, do curso de Direito do campus São Borja. A atividade faz parte do componente de Trabalho de Conclusão de Curso I, durante a aula da professora Drª. Viviane Coitinho, tendo início às 19h.

O “jurisCaféum ambiente de diálogos jurídicos” é um Projeto de Ensino vinculado ao Observatório de Direitos Fundamentais na perspectiva do Constitucionalismo, do Socioambientalismo e da Geopolítica Internacional – um Grupo de Pesquisas cadastrado no DGP/CNPq e certificado pela UNIPAMPA, sob a liderança do Prof. Flávio Bruno, e que envolve a participação de discentes, docentes e pesquisadores do campus de São Borja da UNIPAMPA e de inúmeros pesquisadores de Instituições de Ensino de diversos lugares do Brasil e da América Latina.

Para se manter sempre a par das atividades do Curso e de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, acompanhe as postagens do Site e siga as mídias sociais do Curso de Direito, campus de São Borja da UNIPAMPA:

@direitounipampasb

https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/

]]>
Prof.ª. Luiza Rosso Mota assume a Coordenação do NPJ, campus de São Borja. https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/2023/10/02/prof-a-luiza-rosso-mota-assume-a-coordenacao-do-npj-campus-de-sao-borja/ Mon, 02 Oct 2023 16:19:00 +0000 https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/?p=1528 Continue lendo Prof.ª. Luiza Rosso Mota assume a Coordenação do NPJ, campus de São Borja. ]]>
Professora Luiza Rosso Mota, Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro é a nova Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Unipampa, Campus São Borja tem como perspectiva dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido, com seriedade e comprometimento.
Buscando fomentar a capacidade prática e preparar o estudante para a atuação jurídica futura, com ênfase no papel social, contribuindo para o acesso à justiça, através da permanência do serviço de assistência jurídica gratuita à população menos favorecida.
A ideia, também, é propiciar aos estudantes uma maior conscientização sobre a função social inerente ao exercício das profissões jurídicas, além de estimular a capacidade de relacionamento, de comunicação e de habilidade prática.
Os serviços prestados priorizam a área do Direito da Família. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, com agendamento através do e-mail npjsb@unipampa.edu.br
Para se manter sempre a par das atividades do Curso e de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, acompanhe as postagens do Site e siga as mídias sociais do Curso de Direito, campus de São Borja da UNIPAMPA:
]]>
Inscrição para o Encontro do Grupo de Leituras do Projeto de Ensino: DENKpause – um grupo de estudos dirigidos sobre a contemporaneidade dos Clássicos da Teoria do Pensamento Jurídico. https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/2023/10/01/inscricao-para-o-encontro-do-grupo-de-leituras-do-projeto-de-ensino-denkpause-um-grupo-de-estudos-dirigidos-sobre-a-contemporaneidade-dos-classicos-da-teoria-do-pensamento-juridico/ Sun, 01 Oct 2023 16:12:05 +0000 https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/?p=1522 Continue lendo Inscrição para o Encontro do Grupo de Leituras do Projeto de Ensino: DENKpause – um grupo de estudos dirigidos sobre a contemporaneidade dos Clássicos da Teoria do Pensamento Jurídico. ]]>
O DENKpause convida a comunidade discente do campus de São Borja a participar do Encontro do Grupo de Leituras que terá como enfoque uma abordagem dialética e reflexiva sobre as obras Clássicas do Direito. Neste encontro os diálogos serão sobre a obra da Trilogia Tebana de Sófocles:
  • Antígona – uma tragédia grega de Sófocles, composta por volta de 442 a.C.
Mediação: prof. Flávio Bruno
O Encontro de debates sobre a leitura realizada, ocorrerá em:
27/10, das 17h00 às 19h00 – presencialmente.
No campus de São Borja da UNIPAMPA.
Certificação de 02 horas em participação como ouvinte em eventos de ensino.
Inscrições até a data de 05/10 no link:
O DENKpause– grupo de estudos dirigidos sobre a Contemporaneidade dos Clássicos da Teoria do Pensamento Jurídico, é um Projeto de Ensino vinculado ao Observatório de Direitos Fundamentais na perspectiva do Constitucionalismo, do Socioambientalismo e da Geopolítica Internacional – um Grupo de Pesquisas cadastrado no DGP/CNPq e certificado pela UNIPAMPA, sob a liderança do Prof. Flávio Bruno, e que envolve a participação de discentes, docentes e pesquisadores do campus de São Borja da UNIPAMPA e de inúmeros pesquisadores de Instituições de Ensino de diversos lugares do Brasil e da América Latina.
Para se manter sempre a par das atividades do Curso e de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, acompanhe as postagens do Site e siga as mídias sociais do Curso de Direito, campus de São Borja da UNIPAMPA:
]]>
Pré-Inscrição no Minicurso sobre Elaboração de Projetos de Pesquisa oferecido pelo Projeto de Ensino: WORKjuris – workshops de formação jurídica complementar.  https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/2023/10/01/pre-inscricao-no-minicurso-sobre-elaboracao-de-projetos-de-pesquisa-oferecido-pelo-projeto-de-ensino-workjuris-workshops-de-formacao-juridica-complementar/ Sun, 01 Oct 2023 16:05:18 +0000 https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/?p=1515 Continue lendo Pré-Inscrição no Minicurso sobre Elaboração de Projetos de Pesquisa oferecido pelo Projeto de Ensino: WORKjuris – workshops de formação jurídica complementar.  ]]>

O WORKjuris – workshops de formação jurídica complementar, convida a comunidade discente do campus de São Borja, a encaminharem solicitações de inscrição no Minicurso sobre Elaboração de Projetos de Pesquisa, com foco nas pesquisas jurídicas.
A primeira turma ofertada conta com o máximo de 50 (cinquenta) vagas.
Ministrante: Prof. Flávio Bruno.
Os encontros ocorrem nas seguintes datas:
• 06/10, das 17h00 às 19h – presencialmente.
• 09/10, das 17h00 às 19h – presencialmente.
Nas dependências do campus de São Borja da UNIPAMPA.
Certificação de 04 horas em participação como ouvinte em eventos de ensino.
Pré-Inscrições até a data de 05/10 no link:
O WORKjuris – workshops de formação jurídica complementar, é um Projeto de Ensino vinculado ao Observatório de Direitos Fundamentais na perspectiva do Constitucionalismo, do Socioambientalismo e da Geopolítica Internacional – um Grupo de Pesquisas cadastrado no DGP/CNPq e certificado pela UNIPAMPA, sob a liderança do Prof. Flávio Bruno, e que envolve a participação de discentes, docentes e pesquisadores do campus de São Borja da UNIPAMPA e de inúmeros pesquisadores de Instituições de Ensino de diversos lugares do Brasil e da América Latina.
Para se manter sempre a par das atividades do Curso e de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, acompanhe as postagens do Site e siga as mídias sociais do Curso de Direito, campus de São Borja da UNIPAMPA:
]]>
Curso de Direito da Unipampa – Campus São Borja, recebe nota máxima em avaliação do MEC https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/2023/09/18/curso-de-direito-da-unipampa-campus-sao-borja-recebe-nota-maxima-em-avaliacao-do-mec/ Mon, 18 Sep 2023 20:38:10 +0000 https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/?p=1504 Continue lendo Curso de Direito da Unipampa – Campus São Borja, recebe nota máxima em avaliação do MEC ]]>

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) inicia a semana com motivos para celebrar: o curso de Direito, ofertado no Campus São Borja, recebeu a nota máxima em avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O processo avaliativo ocorreu no período de 11 a 13 de setembro. O resultado, que aponta conceito 5 em todos os critérios avaliados, foi divulgado nesta segunda-feira, 18.

Para a coordenadora do curso, professora Viviane Teixeira Dotto Coitinho, entre os fatores que contribuíram para o resultado obtido estão o empenho e a colaboração de todos os colegas. “Foram 24 dias de trabalho árduo”, conta a docente ao se referir à preparação para a avaliação in loco. “A nota 5 representa a consolidação de um trabalho sério e comprometido”, afirma. Viviane Coitinho ressalta ainda que a “comunidade são borjense ganha com o 5 também, pois temos profissionais qualificados sendo colocados no mercado”.

A avaliação considerou três eixos principais: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. No primeiro eixo foram avaliados indicadores como políticas institucionais no âmbito do curso; os objetivos da graduação; o perfil profissional dos egressos, a estrutura e os conteúdos curriculares; metodologia; estágios; trabalhos de conclusão de curso; apoio ao discente; gestão do curso; uso de tecnologias da informação e comunicação; processos de acompanhamento e avaliação do ensino-aprendizagem, entre outros critérios. Já o eixo de corpo docente e tutorial considerou Núcleo Docente Estruturante (NDE); equipe multidisciplinar; atuação da coordenação; corpo docente e sua experiência; e a produção científica, cultural, artística ou tecnológica. No eixo da infraestrutura, os avaliadores observaram o espaço de trabalho para os docentes e para a coordenação; salas de aula; acesso dos alunos a equipamentos de informática; bibliografia; Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ); e Comitê de Ética em Pesquisa.

Todos os indicadores, dentro dos três eixos avaliados, foram contemplados com a nota máxima, que é cinco. O diretor do Campus São Borja, professor Valmor Rhoden, destaca a alegria da equipe diretiva em receber esse resultado. “A gente entende que esse conceito cinco foi possível porque em todas as questões avaliadas, a gente conseguiu ter esse reconhecimento. Isso envolve desde a questão do número de docentes, que nós conseguimos viabilizar junto com a Reitoria, os espaços para o júri simulado, o NPJ, o envolvimento dos professores, enfim, toda uma sincronia que se concretizou no momento do reconhecimento avalizado pelos avaliadores e pelo MEC”, afirma Rhoden.

O reitor da Unipampa, professor Roberlaine Ribeiro Jorge, aponta – além da excelência acadêmica de todo o corpo docente, técnico-administrativos, discentes, direção do campus e organização pedagógica -, a relação com a comunidade como um dos diferenciais do curso de Direito ofertado pelo Campus São Borja. “A nota cinco é um coroamento desse trabalho: da excelência acadêmica com o trabalho que vem sendo feito junto à comunidade”.

Créditos: Francieli Couto Jorge

Fonte: https://unipampa.edu.br/portal/curso-de-direito-da-unipampa-campus-sao-borja-recebe-nota-maxima-em-avaliacao-do-mec

]]>
Avaliação externa virtual in loco para o ato de reconhecimento do Curso de Direito https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/2023/09/06/1433/ Wed, 06 Sep 2023 18:35:54 +0000 https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/direitosaoborja/?p=1433 Continue lendo Avaliação externa virtual in loco para o ato de reconhecimento do Curso de Direito ]]>

🗓 No período de 11 a 13 de setembro de 2023, deve ocorrer a avaliação externa virtual in loco para o ato de reconhecimento do Curso de Direito na modalidade presencial da Unipampa.

👉🏿 No primeiro dia de avaliação (11/09), deverão ocorrer reuniões no período da manhã e, no turno da tarde, haverá a visita on-line às instalações de infraestrutura de todos os setores do Campus, de modo que possa ser realizada a geolocalização da Instituição de Ensino Superior (IES). O dia seguinte será destinado para trabalho interno da comissão (solicitação adicionais de documentos), em dois turnos (manhã e tarde). No último dia de avaliação (13/09), pela manhã acontecerá a continuação do trabalho interno da comissão e, pela tarde, a reunião final com dirigentes, gestores e coordenação do curso.

fonte: Direção do Campus de São Borja.

]]>