Crédito da foto: Alexander Lima.
O Programa Residência Pedagógica trata-se de uma Política pública vinculada à Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática; induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica, além de fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores e promovendo a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A participação do Campus São Borja ocorreu por meio de uma seleção nacional de projetos para integrar o programa realizado pela CAPES. O campus São Borja vinculado ao Projeto Institucional concorreu com o Subprojeto “Multidisciplinar de Geografia e História”, com a coordenação da professora Drª Claudete Robalos da Cruz; além do Núcleo São Borja, há mais cinco núcleos da Unipampa que integram ao Programa.
O programa prevê a seleção de professores responsáveis da Educação Básica que irão supervisionar os residentes nas escolas-campo. As escolas-campo foram indicadas pelos Secretários de Educação.
Atualmente, há três professores responsáveis, 19 residentes atuando em três escolas-campo: Instituto Arneldo Matter, Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e Escola Municipal Duque de Caxias.
O programa foi estruturado em quatro etapas distintas. Sendo a etapa 1 – Preparatória (processo de formação do residente e preceptor, ocorreu em agosto de 2018); etapa 2 – Ambientação do residente na escola-campo (ocorreu em outubro de 2018 ); etapa 3 – Imersão e Regência na escola-campo (iniciou em março deste ano e encerra em dezembro), e por fim, etapa 4- Elaboração de relatórios e socialização das experiências (com término previsto para janeiro de 2020).
Os residentes que estão na segunda metade do curso, acadêmicos do Curso de Ciências Humanas, estão realizando a etapa três do Programa, que se refere às atividades de regência nas escolas-campo, que iniciou em março deste ano e o término previsto para dezembro.
A percepção em relação ao programa é bastante positiva em relação à questão da formação do acadêmico, pois promove a imersão do licenciando no campo de atuação/da prática. Trata-se de um importante espaço-tempo no qual os acadêmicos em formação aprendem com os professores da educação básica e com o contexto escolar. Nessa relação de Comunidade de Aprendizagem (Universidade e Escola) que se estabelecem as conexões entre os saberes acadêmicos e profissionais, reconhecendo assim a importância da parceira entre Universidade e Escola na qualificação do profissional em formação.