Ciências Humanas – Licenciatura | Página: 13

Lançado Edital para seleção de Residentes – Núcleo Geografia

Está aberto o período de inscrição para seleção de bolsistas do Programa Residência Pedagógica – Núcleo Geografia.
PERÍODO:   17/6 a 13/7
Docente Orientador: Prof. Dr. Muriel Pinto

Informativo sobre Residência Pedagógica

O Subprojeto do Programa Residência Pedagógica da Unipampa, São Borja – Núcleo de Geografia, informa aos estudantes de Ciências Humanas, que nos próximos dias abrirá o edital para seleção de bolsistas do programa (fiquem atentos).

– Aptos para concorrem as bolsas (24 bolsas): estudantes a partir do 5º semestre (cadastrar currículo na plataforma Capes Educação Básica).https://eb.capes.gov.br/portal/

Iremos realizar lives no facebook para informar sobre o cadastro do currículo e edital).

Link divulgações do Programa: https://www.facebook.com/groups/1435369070102214/?ref=bookmarks

Coordenador do Programa – Prof. Dr. Muriel Pinto

O Curso de Ciências Humanas – Licenciatura teve subprojetos PIBID e do RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA aprovados pela Capes

APROVADO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELA CAPES PARA UNIPAMPA SÃO BORJA

     

Serão bolsas para alunos do curso de Ciências Humanas

A Unipampa teve aprovados pela CAPES dois projetos institucionais – PIBID (em História) com a coordenação da professora Yascara Michele Neves Koga Guindani e o de Residência Pedagógica (em Geografia) com a coordenação do professor Muriel Pinto. 

O campus foi contemplado com dois subprojetos e dois subnúcleos.
Ao todo são 40 bolsas, sendo 24 em Residência Pedagógica e 16 no PIBID, no valor de R$ 400,00 com duração de um ano e meio. Além disto – haverá seis bolsas para professores da rede pública no valor R$ 800,00, um para cada escola beneficiada com os projetos. 

Os alunos contemplados serão do curso de Ciências Humanas. Para o PIBID (História) devem estar matriculados do primeiro ao quarto semestre, sendo que as escolas ainda serão escolhidas nos próximos dias. 

Já para a residência pedagógica (Geografia) – deverão ser do quinto ao oitavo semestre, sendo que serão atendidas as escolas Apparício Silva Rillo, CESB e Ubaldo Sorrilha da Costa. 

Alunos interessados em concorrer às Bolsas – devem ficar atentos no site da Unipampa São Borja e do curso de Ciências Humanas – pois em breve deve ser publicado edital para selecionar professores e alunos.

O tema “Formação Docente” será objeto de reflexão no Ciclo de Palestras no mês de Junho

O curso de Ciências Humanas – Licenciatura e o Grupo de Estudos em Formação Docente, Inovação Pedagógica e Interdisciplinaridade irá promover Ciclo de Palestras online direcionado à Comunidade Acadêmica do Campus São Borja e à comunidade externa (Profissionais da Educação Básica e egressos).

As palestras ocorrerão nos dias 15/06; 23/06 e 30/06 às 19h

Inscrições até dia 14/06 no link: https://forms.gle/fW6WLFURpaJaj8nP8

Treinamento para Estudantes sobre a utilização da Plataforma Minha Biblioteca 05/06 às 15h

O treinamento será na sexta-feira (05/06) às 15h.

Para participar  acesse o Google Meet pelo link:
Participar por telefone‪+1 470-485-9331‬ PIN: ‪371 173 313‬#
 
Preencha o levantamento de interesse, clicando no link: https://forms.gle/CAVdj79ViAdVTn8b6
A atividade será gravada e posteriormente, será disponibilizada com janela para intérprete de Libras.
 
Será emitido certificado aos participantes que preencheram a lista de presença no dia do evento.
 

Comunicado sobre planejamento de retorno às aulas em Julho

https://unipampa.edu.br/portal/comunicado-comunidade-academica?fbclid=IwAR27lRIgthsqL2AO1-OkqprCuTUwJ2Jli0DzrC4rCIA1R_0X0SDNWrejWxQ

A proposta para a retomadas das atividades de ensino prevê um Calendário Acadêmico estruturado em cinco fases:
1⃣ Realização e análise dos resultados de uma pesquisa com a comunidade acadêmica sobre o nível de acesso aos meios digitais, bem como, a proposição de um Grupo de Trabalho (GT) composto por servidores da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), diretores e coordenadores acadêmicos das dez Unidades Universitárias;
2⃣ Sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o novo momento da educação e a necessidade de novas metodologias para o ensino superior;
3⃣ Definir o funcionamento da oferta de componentes curriculares, produzir uma campanha direcionada aos ingressantes e um plano de recuperação de aulas aos discentes que não puderem assistir às atividades;
4⃣ Preparar os discentes para o uso de ambientes virtuais de aprendizagem como o Moodle, o Google Classroom e outras ferramentas que sejam indicadas pelas Unidades Universitárias;
5⃣ Início do semestre letivo, com a abertura oficial das atividades acadêmicas prevista para o dia 20 de julho.
➡ Para entender detalhadamente cada uma das fases, acesse: bit.ly/3crKsOQ

Palestras organizadas pelo PET História da África serão nos dias 03/06; 10/06; 17/06 e 24/06

O Programa de Educação Tutorial – PET História da África do campus São Borja, sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Paniágua convidam para o ciclo de palestras  “Desafios entre a Covid 10 e as Ações Afirmativas”.

Será realizado todas as quarta-feiras, às 19h através do google meet. 

Mais informações  clique no link:    CONVITE PET HISTÓRIA DA ÁFRICA

Feedback dos participantes sobre o Painel Ciências Humanas e a Educação no contexto da pandemia: Uma abordagem interdisciplinar

No período de 05/05 a 13/05 realizou-se painel sobre “As ciências Humanas e a Educação no contexto da Pandemia: Uma abordagem interdisciplinar”.  Os painelistas, docentes do Curso, realizaram reflexões sobre temas como:  A pandemia e o papel do Estado e das políticas públicas; Dilemas morais e experiências traumáticas, memória coletiva, evidenciando o quanto a coletividade (macro) influenciam no ambiente ético; o tema “Práticas dos círculos de construção de paz”  estimulou a pensar no nível micro, isto é, acerca do papel do indivíduo na construção de um ambiente ético/cultura de paz; No painel, educação e pandemia, foram evidenciadas os aspectos relacionados as desigualdades sociais/digitais e a aprendizagem por meio das tecnologias; e por fim, a questão da relação entre política e aspectos sócio-econômicos, sanitários local, nacional e internacional.  Abaixo, seguem as considerações realizadas pelos participantes em relação a cada painel.

Gratidão aos participantes e aos docentes do Curso.