Informativo sobre Residência Pedagógica
O Subprojeto do Programa Residência Pedagógica da Unipampa, São Borja – Núcleo de Geografia, informa aos estudantes de Ciências Humanas, que nos próximos dias abrirá o edital para seleção de bolsistas do programa (fiquem atentos).
– Aptos para concorrem as bolsas (24 bolsas): estudantes a partir do 5º semestre (cadastrar currículo na plataforma Capes Educação Básica).https://eb.capes.gov.br/portal/
Iremos realizar lives no facebook para informar sobre o cadastro do currículo e edital).
Link divulgações do Programa: https://www.facebook.com/groups/1435369070102214/?ref=bookmarks
Coordenador do Programa – Prof. Dr. Muriel Pinto
Atenção Acadêmicos! Atividade prática de imersão no Google Meet e Classroom
Quartas-feiras, 19h estará ocorrendo imersão no Google Meet e Classroom.
Acesse o link e participe: https://meet.google.com/vqv-zbnd-gpz
O Curso de Ciências Humanas – Licenciatura teve subprojetos PIBID e do RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA aprovados pela Capes
APROVADO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELA CAPES PARA UNIPAMPA SÃO BORJA
Serão bolsas para alunos do curso de Ciências Humanas
A Unipampa teve aprovados pela CAPES dois projetos institucionais – PIBID (em História) com a coordenação da professora Yascara Michele Neves Koga Guindani e o de Residência Pedagógica (em Geografia) com a coordenação do professor Muriel Pinto.
O campus foi contemplado com dois subprojetos e dois subnúcleos.
Ao todo são 40 bolsas, sendo 24 em Residência Pedagógica e 16 no PIBID, no valor de R$ 400,00 com duração de um ano e meio. Além disto – haverá seis bolsas para professores da rede pública no valor R$ 800,00, um para cada escola beneficiada com os projetos.
Os alunos contemplados serão do curso de Ciências Humanas. Para o PIBID (História) devem estar matriculados do primeiro ao quarto semestre, sendo que as escolas ainda serão escolhidas nos próximos dias.
Já para a residência pedagógica (Geografia) – deverão ser do quinto ao oitavo semestre, sendo que serão atendidas as escolas Apparício Silva Rillo, CESB e Ubaldo Sorrilha da Costa.
Alunos interessados em concorrer às Bolsas – devem ficar atentos no site da Unipampa São Borja e do curso de Ciências Humanas – pois em breve deve ser publicado edital para selecionar professores e alunos.
O tema “Formação Docente” será objeto de reflexão no Ciclo de Palestras no mês de Junho
O curso de Ciências Humanas – Licenciatura e o Grupo de Estudos em Formação Docente, Inovação Pedagógica e Interdisciplinaridade irá promover Ciclo de Palestras online direcionado à Comunidade Acadêmica do Campus São Borja e à comunidade externa (Profissionais da Educação Básica e egressos).
As palestras ocorrerão nos dias 15/06; 23/06 e 30/06 às 19h
Inscrições até dia 14/06 no link: https://forms.gle/fW6WLFURpaJaj8nP8
Treinamento para Estudantes sobre a utilização da Plataforma Minha Biblioteca 05/06 às 15h
O treinamento será na sexta-feira (05/06) às 15h.
ATENÇÃO COMUNIDADE ACADÊMICA! PARTICIPE!
Comunicado sobre planejamento de retorno às aulas em Julho
Palestras organizadas pelo PET História da África serão nos dias 03/06; 10/06; 17/06 e 24/06
O Programa de Educação Tutorial – PET História da África do campus São Borja, sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Paniágua convidam para o ciclo de palestras “Desafios entre a Covid 10 e as Ações Afirmativas”.
Será realizado todas as quarta-feiras, às 19h através do google meet.
Mais informações clique no link: CONVITE PET HISTÓRIA DA ÁFRICA
Feedback dos participantes sobre o Painel Ciências Humanas e a Educação no contexto da pandemia: Uma abordagem interdisciplinar
No período de 05/05 a 13/05 realizou-se painel sobre “As ciências Humanas e a Educação no contexto da Pandemia: Uma abordagem interdisciplinar”. Os painelistas, docentes do Curso, realizaram reflexões sobre temas como: A pandemia e o papel do Estado e das políticas públicas; Dilemas morais e experiências traumáticas, memória coletiva, evidenciando o quanto a coletividade (macro) influenciam no ambiente ético; o tema “Práticas dos círculos de construção de paz” estimulou a pensar no nível micro, isto é, acerca do papel do indivíduo na construção de um ambiente ético/cultura de paz; No painel, educação e pandemia, foram evidenciadas os aspectos relacionados as desigualdades sociais/digitais e a aprendizagem por meio das tecnologias; e por fim, a questão da relação entre política e aspectos sócio-econômicos, sanitários local, nacional e internacional. Abaixo, seguem as considerações realizadas pelos participantes em relação a cada painel.
Gratidão aos participantes e aos docentes do Curso.