Programa de Residência Pedagógica – 2020/2022 | Ciências da Natureza

Programa de Residência Pedagógica – 2020/2022

O Programa Residência Pedagógica EDITAL Nº 1/2020 – CAPES, teve início em 01/10/2020, com previsão de término em 31/03/2022. Nesse período, em que a educação foi impactada pela pandemia, COVID-19, surgiu a necessidade de adotar atividades de ensino remoto ( ERE).

O Subprojeto interdisciplinar na área de Matemática, Química e Física – Municípios de articulação: Bagé e Uruguaiana, Núcleo: Física e Química do curso CN – Uruguaiana teve como coordenadora a professora Carla Beatriz Spohr e coordenadoras voluntárias Elena Maria Billig Mello, Fabiane Ferreira da Silva e Simone Pinton. O núcleo contou com a participação de 3 professores(a) da educação básica (preceptores das escolas-campo) e 29 acadêmicos(as) do curso CN – 24 bolsistas e 5 voluntários.

Um dos principais eixos articuladores do Projeto Institucional do Residência Pedagógica é, justamente, a inovação pedagógica e a construção de saberes.

Nesse sentido, em tempos de isolamento social, foi necessário “reinventar-se”, enquanto sujeitos e também “reinventar” os espaços escolares, na busca de uma “representação virtual” dos participantes do PRP núcleo de química e física do curso de Ciências da Natureza – Licenciatura do campus Uruguaiana. Sendo assim, os residentes encontraram uma alternativa criativa para que sua “identidade visual” fosse utilizada para facilitar a interlocução entre as Escolas/Redes parceiras: 

Algumas ações também foram adotadas:

  1. Programa de rádio: “Ciência na Residência” .

 Os primeiros encontros entre a coordenadora do núcleo e os preceptores das escolas-campo permitiram evidenciar o abismo existente entre as inúmeras possibilidades do uso das tecnologias de comunicação e informação (TICs), ferramentas digitais (FD) e a acessibilidade às TICs das famílias de um número expressivo de alunos da educação básica, especialmente de alunos das escolas públicas. Levando em consideração o caos em que o ensino esteve imerso, especialmente neste momento da pandemia, o núcleo do PRP Física e Química de Uruguaiana viabilizou a transmissão do conhecimento científico via rádio, chegando com facilidade na residência dos estudantes, especialmente dos mais carentes. Em parceria com a Rádio São Miguel AM 880, o programa “Ciência na Residência” foi ao ar semanalmente com objetivo de transmitir conhecimento científico confiável, desmistificando as Fake News e contribuindo com a divulgação científica. 

Uma das atividades para a divulgação do programa foi a produção de um cartaz de divulgação criado pelos residentes, enviado para fixação nas escolas, em mercados e locais estratégicos nos bairros das escolas-campo. A divulgação também aconteceu via grupos de WhatsApp e material impresso enviado juntamente com as atividades que as famílias retiravam nas escolas.

Essa estratégia foi ao encontro de um dos objetivos do PRP, que era o de inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. O objetivo era buscar a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Levando em consideração a conjuntura vivenciada, o projeto tornou-se significativo pelo cunho inovador na busca de superação dos problemas enfrentados pelos alunos, no que diz respeito ao acesso ao conteúdo científico.

  1. Feira de Ciências Integradora da Unipampa – FECIPAMPA

Outra ação significativa  do PRP foi a participação na  equipe coordenadora da Feira Integradora (FECIPAMPA). Com essa ação foi possível mobilizar dois municípios (Uruguaiana e Barra do Quaraí) e homologar 7 trabalhos de três escolas de educação básica (níveis fundamental e médio).

Abaixo, podemos conferir o link para acesso ao vídeo para divulgação dos trabalhos homologados na Feira Integradora de Uruguaiana e selecionados para a FECIPAMPA.

https://drive.google.com/drive/u/1/my-drive. A Feira Integradora contou com a participação de Pibidianos na orientação de trabalhos juntamente com as professoras das escolas.

3.Algumas das produções dos residentes: 

  • 32 relatos de experiências referentes ao período de outubro/20 a março/21 (módulo I).
  •  32 relatos de experiências escritos no período de abril/21 a outubro/21 (módulo II) 
  •  23 relatos de experiências produzidos entre novembro/21 e março/22 (módulo III). 

4. Participação em eventos:

4.1 5º Simpósio Integrado dos Programas de Pós-Graduação da Unipampa Campus Uruguaiana DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES FRENTE A PANDEMIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Jean Rodrigo Thomaz, Carla Beatriz Spohr (anais do evento estão em construção);

4.2 XVII Encontro sobre Investigação na Escola: Experiências, diálogos e (re)escritas em rede

REFLEXÕES SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DURANTE A PANDEMIA Jean Rodrigo Thomaz, Carla Beatriz Spohr (link:  https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EIE/article/view/15758)

O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO NO ENSINO REMOTO. Glória Felícia Boaventura de Oliveira, Jean Rodrigo Thomaz, Carla Beatriz Spohr. https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EIE/article/view/15729

EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO REMOTO. Vitória Alícia Boaventura de Oliveira, Jean Rodrigo Thomaz, Carla Beatriz Spohr. https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EIE/article/view/15728

SUPERANDO OBSTÁCULOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Sandra Genara de Araujo Nunes, Carla Beatriz Sphor, Jean Rodrigo Thomaz. https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EIE/article/view/15785

5. Socialização de experiências em residência

As experiências em residência foram socializadas através do Seminário de Socialização das Experiências ao final de cada módulo. Muitos desses relatos foram submetidos para publicações em e-books, periódicos, eventos (até esse momento registra-se que  não houve retorno).

Os licenciandos do Curso CN campus Uruguaiana e professores da educação básica também foram convidados a participar dos seminários de socialização de experiências em RP ao final dos Módulos I e II.

Para o evento de socialização do Módulo I contou-se com a participação de membros do PRP da edição anterior para compartilhar suas experiências em residência durante o ensino presencial, com ênfase na superação de desafios, expectativas, reflexões sobre a prática docente, entre outros aspectos significativos para a formação inicial. Além dos residentes, houve a participação dos acadêmicos do curso de Ciências da Natureza – Licenciatura do campus Uruguaiana (figura abaixo).

O evento de socialização das experiências em RP ao final do Módulo II, Encontro sobre Investigações no Residência (EIR), foi organizado pelos núcleos de Química e Física (Uruguaiana), Educação Física (Uruguaiana) e Geografia (São Borja). O evento foi evidenciado pela participação ativa dos residentes, preceptores e comunidade externa (acadêmicos dos cursos de Ciências da Natureza, Educação Física, Geografia, PPG Educação em Ciências: Química  da Vida e Saúde) e professores da educação básica. Na primeira noite os participantes foram divididos em rodas de conversa, organizadas a partir de cinco eixos temáticos (Metodologias de ensino, contextualização, prática docente, ensino remoto e (re) adaptação da comunidade escolar). Os eixos foram gerados a partir da análise prévia de categorias emergentes nos resumos enviados pelos residentes participantes do evento. A segunda noite foi marcada pela participação especial da  coordenadora institucional, professora Claudete de Lima Martins, que palestrou sobre “Prática docente” e, para finalizar o evento os representantes dos grupos participantes dos eixos temáticos debatidos na noite anterior puderam socializar as experiências emergentes na mesa redonda.

A seguir, duas figuras ilustram o material utilizado para divulgação do evento.



Articulação com o curso CN

Os residentes participaram de ações visando integração entre os acadêmicos do curso CN, especialmente nas semanas de acolhida, com oficinas para uso de recursos tecnológicos para utilização em diferentes metodologias para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), tais como a utilização do Canva.