PIBID – Subprojeto Ciências da Natureza 2020. | Ciências da Natureza

PIBID – Subprojeto Ciências da Natureza 2020.

Em nossa participação no PIBID (Edital PIBID Capes nº 2 de 2020): estamos atuando em duas escolas municipais (EMEF Dom Bosco e EMEF Moacyr Ramos Martins) com duas supervisoras, 16 bolsistas e 4 voluntários. Nesta edição, continuamos com a proposta do dossiê Sócio antropológico, o uso de portfólios pedagógicos como instrumento de registro. Com a pandemia ocasionada pelo coronavírus, SARS-CoV2, as atividades nas escolas e universidades tiveram que se adaptar. Todo o processo de inscrição, seleção e inserção dos pibidianos nas escolas ocorreu quase que totalmente de forma remota. Durante o ano letivo escolar de 2020 as escolas desenvolveram trabalhos exclusivamente remoto através de materiais interdisciplinares impressos. Já no ano letivo de 2021, após consulta na comunidade, as escolas continuaram com às aulas online – via plataforma Meet, mas foram retornando as aulas presenciais. (Figura 1).

Ao final do ano de 2021, seguindo todos os protocolos de saúde, o PIBID Ciências da Natureza participou da 3ª Feira de Ciências Universidade-Comunidade (Figura 2). Esta feira é organizada pelo curso de Ciências da Natureza da UNIPAMPA, campus Uruguaiana, sob a coordenação da Profª Eliade Ferreira Lima e teve como tema Ciência, Tecnologia e Inovação para a Humanidade. A Feira tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE) e foi realizada no dia 13 de novembro de 2021 na EMEI Mário Quintana.

Nesta edição do PIBID, como forma de registro das ações desenvolvidas, o PIBID Ciências da natureza, está organizando um livro impresso, em conjunto com o Núcleo Ciências da Natureza de Dom Pedrito, onde iremos relatar os diferentes olhares sobre as ações, os desafios nos processos de ensino e aprendizagem de forma remota, os registros e a importância deste programa para a formação docente.

Figura 1Figura 1

Figura 2Figura 2

Texto escrito pelo Profº. Drº Ailton Jesus Dinardi.