12. Projetos de Extensão | Ciências da Natureza

12. Projetos de Extensão

1 – Cientistas do Pampa.

  • Modalidade: Extensão
  • Período: 10/02/2018 a 10/02/2020
  • Coordenação: Prof.ª Drª  Eliade Ferreira Lima
  • Descrição do projeto: Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as mulheres representam 55% dos estudantes que ingressaram em uma graduação presencial até 2013 e 60% dos que se formaram. Contudo, conforme o grau de instrução aumenta percebe-se uma diminuição da participação feminina nas universidades. Um estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mostra como as bolsas de estudo se tornam mais escassas para as mulheres à medida que o nível de pesquisa avança. Entre as bolsas de iniciação científica, 59% está em poder das alunas, enquanto apenas 36% das bolsas de pesquisa de excelência são delas. A explicação para esse resultado se encontra em diversos obstáculos que acompanham as mulheres desde a escolha de suas carreiras e seguem prejudicando sua permanência. Antes mesmo de entrarem na graduação, a maioria das garotas são desencorajadas a seguir carreiras na área de exatas. Dessa forma, este programa propõe a atuação de cientistas da UNIPAMPA atuando diretamente com o público feminino nas escolas visando o incentivo à participação destas meninas nas ciências exatas.

2 –  O Cerro do Jarau: Um laboratório cultural e astronômico .

  • Modalidade: Extensão
  • Período: 01/03/2017 a 01/03/2020
  • Coordenação: Prof.ª Drª  Eliade Ferreira Lima
  • Descrição do projeto:  A estrutura do Cerro do Jarau está localizada no Estado do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com o Uruguai, a cerca de 105 Km da cidade de Uruguaiana. Possui forma circular que se destaca na topografia contrastando com a região plana dos Pampas Gaúchos. Esta região é já é bem conhecida em termos culturais, pois envolve a lenda da Salamanca, que é ensinada às crianças Ururuguaianenses desde seus primeiros anos escolares. Alguns autores confirmaram que o padrão circular observado na região resulta do impacto de um meteorito. Crateras de impacto são estruturas formadas quando um planeta ou satélite é atingido por meteoritos, asteroides ou cometas. Estudos planetários mostraram que não só a Lua como também todos os corpos sólidos do nosso Sistema Solar sofreram intenso bombardeio por corpos desses tipos durante sua história. Embora a Terra tenha sido consideravelmente bombardeada, principalmente nas fases iniciais de sua história, todo esse registro não se encontra preservado devido à dinâmica intensa da superfície de nosso planeta. Atualmente são reconhecidas cerca de 181 crateras em todo planeta. No Brasil são conhecidas 7 crateras de impacto e várias outras que possivelmente foram formadas pela colisão meteorítica, mas que ainda necessitam de estudos conclusivos. Em função da importância dessa região, este trabalho, a ser desenvolvido pela UNIPAMPA junto ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, propõe a partir da atuação nas escolas, feiras e eventos públicos, conscientizar a população local sobre a preservação de tal formação não só no âmbito histórico-cultural, mas também em função da questão astronômica e geológica. A população de Uruguaiana desconhece a origem do Cerro e por isso faz-se necessária a atuação da Universidade como mediadora do conhecimento. Logo, também é necessária a conscientização da população em torno do Cerro. Este trabalho tem por objetivo divulgar a importância científica do Cerro do Jarau para a população das cidades de Uruguaiana e Quaraí através da divulgação nas escolas, em eventos públicos e em meios de comunicação em massa, bem como por meio a elaboração de exposições com fotografias produzidas por escolares. Pretende-se aproximar a cultura e a Ciência por meio da ligação entre a lenda da Salamanca e a existência da cratera do Cerro do Jarau, a fim de conscientizar tais população sobre a conservação de áreas que nos servem como laboratórios de pesquisa para a compreensão da formação do nosso planeta e da continuação das espécies terrestres. Nesta proposta a Universidade desempenha o seu papel de extensionista mostrando-se preocupada em desempenhar seu papel social atingindo grupos sociais específicos como populações rurais do entorno do Cerro e também aproxima-se da sociedade geral, compreendendo a cultura local e regional, numa perspectiva interdisciplinar apoiada no diálogo com os sabres científicos e popular.

3 – “Eletromagnetismo” para alunos de nível médio a partir de um circuito elétrico que transforma energia sonora em elétrica num sistema de som automotivo.

  • Período: 20/08/2015 a 10/07/2016

4 – Difusão e Popularização da Ciência na Educação Básica: a Experimentação como Recurso Pedagógico

  • Período: 15/03/2016 a 31/12/2021
  • Bolsa PDA: Edital PDA 2017 extensão

5 – A Praça do Parcão (Praça Dom Pedro ii) como espaço para atividades educacionais

  • Período: 01/04/2016 a 20/12/2017
  • Bolsa PDA:  Edital PDA

6 – XIV Encontro sobre Investigação na Escola: “Educar para a Democracia e para Justiça Social”.

  • Período: 11/05/2016 a 30/09/2016

7 – IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação: avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades

  • Período: 01/06/2016 a 30/11/2017
  • Bolsa: Edital Nº 59/2017 – PROFOR

8 – Semana Mundial do Espaço – 2016

  • Período: 19/06/2016 a 10/10/2016

9 – Águas passadas também movem moinhos: incentivo às de boas práticas de saneamento básico.

  • Período: 01/09/2016 a 20/12/2017

10 – Visibilidade: A UNIPAMPA em foco

  • Período: 03/01/2017 a 31/12/2018

11 – Seminário “Inovação pedagógica: repensando estratégias de formação acadêmico-profissional em diálogo entre Educação Básica e Educação Superior”

  • Período: 11/09/2017 a 24/11/2017
  • Bolsa: Edital 59/2017 – PROFOR

12 – 1ª Feira de Ciências Universidade-Comunidade: Escola Inclusiva

  • Período: 26/09/2017 a 30/11/2017
  • Bolsa: Chamada CNPq/MCTIC/SECIS No 24/2016 Feiras de Ciências e Mostras Científicas

13 – Fontes Alternativas de Energia: Metodologias para uma Aprendizagem Significativa.

  • Período: 01/03/2018 a 01/03/2019

14 – Ampliação da Educação Ambiental nas escolas municipais de Uruguaiana-RS

  • Período: 01/04/2018 a 20/12/2018
  • Bolsa: PROFOR 2018

15 – A Praça do Parcão (Praça Dom Pedro II) como espaço para o Ensino de Botânica

  • Período: 01/04/2018 a 20/12/2018

16 – II Seminário de inovação pedagógica: formação acadêmico-profissional

  • Período: 21/05/2018 a 22/12/2018
  • Bolsa: Edital 77/2018 – PDA 2018 Iniciação à extensão /  Edital 63/2018 – PROFOR

17 – Semana de prevenção e combate ao assédio sexual

  • Período: 28/08/2018 a 28/10/2018

18 – Nós: Adolescência, saúde e direitos sexuais e reprodutivos

  • Período: 01/05/2019 a 30/11/2019

19 – Mulheres na Bioquímica- um projeto de Cientistas do Pampa

  • Período: 01/05/2019 a 01/05/2021

20 – III Seminário de inovação pedagógica: vivências acadêmico-profissionais acadêmico-profissionais 

  • Período: 24/05/2019 a 20/12/2019
  • Bolsa: Edital 69/2019 PDA 2019 Extensão e Cultura

21 – Capacitação na modalidade EaD para profissionais da Educação Básica – Educação Ambiental: do pensar global ao agir regional

  • Período: 11/09/2019 a 15/12/2019
  • Bolsa: Edital nº 209/2019 – PROFOREaD

22 – II Semana de prevenção e combate ao assédio sexual e moral

  • Período: 01/11/2019 a 20/12/2019

23 – II Jornadas de Pesquisa do Tuna: conhecimento e resistência nas Ciências Humanas

  • Período: 13/11/2019 a 20/12/2019

24 – Clube de Astronomia de Uruguaiana

  • Período: 01/03/2020 a 31/12/2022
  • Bolsa: PDA 2021 – Extensão e Cultura – Ampla concorrência

25 – IV Seminário de inovação pedagógica: vivências democráticas na relação ensino-aprendizagem

  • Período: 02/05/2020 a 21/12/2020
  • Bolsa: 1 bolsa Edital 181/2020 – PROFOR

26 – O uso do QRCode como ferramenta para a organização de trilhas urbanas

  • Período: 15/06/2020 a 30/06/2020

27 – Formação profissional docente centrada na escola e a utilização de metodologias ativas e mídias educacionais na escola e a utilização de metodologias ativas e mídias educacionais

  • Período: 20/08/2020 a 31/12/2022

28 – Saúde, docência e autocuidado em tempos de pandemia

  • Período: 20/10/2020 a 30/12/2020

29 – Tuna em ação: 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

  • Período: 20/11/2020 a 10/12/2020

30 – 3ª Feira de Ciências Universidade-Comunidade

  • Período: 01/06/2021 a 31/12/2021
  • Bolsa: Chamada CNPq/MEC/MCTIC/SEPED No 27/2018 – Feiras de Ciências e Mostras Científicas