Apresentação relatório de políticas educacionais de São Borja

Os alunos do Mestrado Profissional em Políticas Públicas apresentaram a autoridades locais, na tarde desta quinta-feira, 18 de maio, o relatório técnico de análise das políticas educacionais de São Borja. O relatório é resultado da pesquisa de três grupos da turma da disciplina de Políticas Educacionais, ministrada pelo professor Muriel Pinto, em que os mestrandos avaliaram o Plano Municipal de Ensino (PME) e propuseram inovações nas políticas educacionais do município.
O secretário de educação de São Borja, João Carlos Reolon, a representante do Conselho Municipal de Educação da cidade, Adilce Woiciechoski, a coordenadora da 35ª Coordenadoria Regional de Educação, Tânia Maria Almeida Guerreiro, e o coordenador administrativo da Unipampa Campus São Borja, Luis André Padilha, estiveram presentes para conhecer a análise feita pelos mestrandos. Os convidados também fizeram propostas a respeito do estudo apresentado, além de comentarem a atual situação da aplicação das políticas públicas para o ensino básico e superior.
O mote da realização da análise são os dados acerca do cenário da educação local. São Borja não vem conseguindo atingir a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ensino médio, e no ensino fundamental vem atingindo a mesma média nacional, que é considerada baixa principalmente na rede pública de ensino. A apresentação teve por objetivo debater junto às autoridades as possíveis formas de o PME contemplar a nova realidade do ensino fundamental, médio e técnico, bem como pensar maneiras de acompanhar as metas do Plano Nacional de Educação.