Sobre o Curso

O Curso de Bacharelado em Biotecnologia da UNIPAMPA, sediado no Campus São Gabriel tem como principal foco a formação de biotecnologistas para atuar nas áreas de empreendedorismo e produção de produtos e processos biotecnológicos. O Curso é turno integral, com duração mínima de quatro anos.

No que se refere à formação o Curso tem como eixo principal o desenvolvimento econômico sustentável a partir de ações transdisciplinares para a transformação da matéria viva, e/ou suas partes integrantes, na criação, desenvolvimento e aplicação de produtos e processos biotecnológicos. Desta forma a formação empreendedora pretende que o egresso possua a capacidade de identificar demandas anteriormente negligenciadas e propor empreendimento para saná-las. Já a formação de indivíduos competentes para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos é fundamental para o sucesso destes empreendimentos.

Em se tratando de um curso de bacharelado, os graduandos recebem a devida capacitação para o desenvolvimento de pesquisa baseada no método científico. Para tanto, o curso se volta à indissociabilidade entre ensino-pesquisa e extensão, executando ações das duas primeiras dentro do ambiente universitário e estimulando o espírito extensionista dos futuros egressos sempre que possível.

Além disso, cabe destacar que o Curso está em consonância com o que é previsto pelo decreto 6041 de 8 de fevereiro de 2007, cujo texto principal institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia,  que tem por objetivo o estabelecimento de ambiente adequado para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos inovadores, o estímulo à maior eficiência da estrutura produtiva nacional, o aumento da capacidade de inovação das empresas brasileiras, a absorção de tecnologias, a geração de negócios e a expansão das exportações.  Estabelecendo, entre outras prioridades, o incentivo à formação e capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de C&T e inovação em biotecnologia, com foco na bioindústria.

Assim, o Bacharelado em Biotecnologia da UNIPAMPA no campus São Gabriel está inserido neste contexto, visto estarmos numa região ainda inexplorada biotecnologicamente.

Para finalizar, evidenciamos o compromisso do curso de Biotecnologia em promover o desenvolvimento econômico e de conhecimentos sobre a região, por meio da utilização de abordagens didático-científicas baseadas na interação constante entre a teoria e a prática.

 

 BEM-VINDOS!