Grupos de Pesquisa | Curso de Zootecnia – UNIPAMPA

Grupos de Pesquisa

Núcleo de Pesquisa em Pequenos Ruminates- NUPPER

Fotos das atividades desempenhadas pelo NUPPER

O NUPPER é um grupo de pesquisa, ensino e extensão. Tem como lideres a Profª Dra. Gladis Correa e Profº Dr. Julio Rohenkhol e colaboradores os professores Paulo Lopes, Eduardo Brum, Acelio da Fontoura, Maria Teresa Moreira Osorio, Jose Carlos da Silveira Osorio e a Eng. Agronoma Neuza Maria Fajardo Campos. Os alunos selecionados, do Curso de Zootecnia e Tecnólogo do Agronegócio, participam ativamente dos projetos do grupo, bem como de publicações e apresentações em eventos e congressos.
O grupo tem seis anos de criação e já apresentou trabalhos em diversos congressos no Brasil, enviou estagiários para trabalhos no Uruguai e desenvolveu, com sucesso, vários projetos de pesquisa e extensão, através do apoio de seus bolsistas.
O NUPPER tem como lema a frase: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir” (Sêneca). E cresce e trabalha para o desenvolvimento e crescimento da ovinocultura.

 

Grupo de Estudo Pesquisa Extensão em Sistemas Produtivos do Pampa – GESPampa

Sobre orientação do Prof° Dr° Acélio Fontoura Júnior o GESPampa, busca desenvolver atividades, em parceria com órgãos públicos e privados, que proporcionem geração de conhecimento científico no setor pecuário, bem como a qualificação profissional dos integrantes do grupo através da construção de modelos de simulação para posterior utilização pelos usuários em sistemas de inteligência artificial.

Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Aquacultura – NAQUA

Imagens das atividades do NAQUA

O Grupo NAQUA/Cnpq (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Aquacultura) está localizado na Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito que disponibiliza de um Laboratório de Piscicultura e Aquicultura (LAPA) no qual contém estruturas adequadas para praticas experimentais. O grupo iniciou no ano de 2008 e teve seu reconhecimento no Cnpq no mesmo ano. Sobre orientação  do Profº Paulo Rodinei Soares Lopes, Doutor em Nutrição de Monogástricos – Piscicultura, Zootecnista (CRMV: 591/Z).  O foco da área de pesquisa é sobre criação de peixes, incubação, alevinagem, engorda, fabricação de rações experimentais, avaliação ambiental e comportamental de animais silvestres, avaliação de carcaça, cultivo de camarões em meio heterotrófico (BFT), melhoramento genético, nutrição de peixes, produção animal, produção de camarão em cativeiro, reprodução de peixes nativos e exóticos e toxicologia. O Grupo tem projetos de extensão rural, com foco na piscicultura em propriedades vizinhas, e também conta com diversos projetos de pesquisa no qual desenvolvem trabalhos acadêmicos com ótimos índices de aprovação. Contam com uma linha tênue de egressos participando de programas de mestrado e doutorado.