Docentes | Curso de Zootecnia – UNIPAMPA

Docentes

Docentes

Profa. Dra. Adriana Pires Neves

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Completou Pós-doutorado pela UFRGS em 2006. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, curso de Zootecnia do Campus de Dom Pedrito. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: sêmen, andrologia, éguas, endometrite, leucócitos, mini-pôneis.

Visualizar Currículo

Profa. Dra. Angélica Pereira dos Santos Pinho

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Atuou profissionalmente em São Paulo na área de Bovinocultura de Corte. Possui Mestrado na Universidade Federal de Santa Maria em Produção Animal (2005). Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Professora Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (Campus Sombrio). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade da carne bovina, gordura, perfil de ácidos graxos (cromatografia gasosa).

Visualizar Currículo

Prof. Dr. Eduardo Brum Schwengber

Possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia Veterinária e Agronomia de Uruguaiana (1984), mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é – Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia (Uruguaiana) . Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: peso ao desmame, peso ao nascer, bovinos de leite, melhoramento genético e herdabilidade.

Visualizar Currículo

Prof. Dr. Etiane Caldeira Skrebsky

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente é professor efetivo – assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Publicou 10 artigos em periódicos nacionais e internacionais, bem como 55 trabalhos em anais de eventos. Orientou 4 monografias de final de curso. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal. Os termos mais frequentes na contextualização da sua produção científica são cultivo in vitro, nutrição mineral e ginseng brasileiro.

Visualizar Currículo

Profa. Dra. Gladis Ferreira Corrêa

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2001), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Atualmente é professor adjunto nível 1 da Universidade Federal do Pampa e colaborador da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de leite, curva de lactação, nutrição de ovinos e qualidade de leite.

Visualizar Currículo

Prof. Dr. José Acélio Silveira da Fontoura Júnior

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito, RS) onde ministra as disciplinas de Melhoramento Animal I, Forragicultura II e Comportamento e Bem Estar Animal. Também atua como colaborador em projetos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Pelotas (NUPEEC). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo e Conservação de Pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: produção animal, bovinos de corte, pastagem nativa, melhoramento genético e modelagem de sistemas.

Visualizar Currículo

Profa. Dra. Larissa Picada Brum

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), especialização em Diagnóstico Virológico (2000), Mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Bioquimica Agricola pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: viroses de animais domésticos, diagnóstico virológico, medicina veterinária preventiva, microbiologia, imunologia, biologia molecular. Atualmente é professora da Microbiologia e Imunologia básicas, Parasitologia e Higiene e Profilaxia Animal na Universidade Federal do Pampa.

Visualizar Currículo

Profa. Dra. Lilian Kratz Vogt

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1998) , mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) . Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal.

Visualizar Currículo

Profa. Dr. Nádia Fátima Dos Santos Bucco

Dr. pela Universidad de Léon, Espanha, em Ciências Biológicas e pela UFPR em Biologia Celular. Na UNIPAMPA, professora adjunta, com as disciplinas de Histologia I e II. Tem experiência em Biologia da Comunicação Celular e com disciplinas da Educação. Tem interesse na Formação Continuada de Professores, Capacitação Docente e Educação Ambiental.

Visualizar Currículo

Prof. Dr. Nelson Ruben de Mello Balverde

Possui graduação em Agronomía pela Universidad de La República – Ururguai (1974), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo – ESALQ (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Tem experiência em pesquisa, ensino e consultoria nas áreas de Pesquisa Operacional, Gestão de Empresas e Economia Agrária e dos Recursos Naturais. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Visualizar Currículo

Prof. Dr. Paulo Rodinei Soares Lopes

Possui graduação em Zootecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Zootecnia (Nutrição Animal) pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Doutorado pela Universidade Federal de Pelotas (Nutrição Animal). Atualmente preta consultoria a Revista Brasileira de Agrociência. Tem experiência profissional, atuando vários anos em empresas rurais ligadas a atividades piscicolas, com ênfase em Reprodução de peixes nativos e exóticos e Nutricão de monogastricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Criação de peixes. alimentação e nutrição de peixes, reprodução, incubação, alevinagem e engorda, avaliação nutricional de dietas de peixes com antinutricionais (aflatoxinas) e utilização de silagem de pescado no desenvolvimento corporal, dentre outras.

Visualizar Currículo

Prof. Dr. Sérgio Ivan dos Santos

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) , mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica , com ênfase em Materiais Não-Metálicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: diamantes, ADESÃO CERÂMICA, ferramenta de corte, usinagem.

Visualizar Currículo

Profa. Dra. Tisa Echevarria Leite

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1994), mestrado em Veterinária na área de concentração Reprodução Animal pela Universidade Federal de Pelotas (1998) e doutorado em Zootecnia na área de concentração Produção Animal pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiopatologia da reprodução e obstetrícia em bovinos, ovinos e caprinos.

Visualizar Currículo

Prof. Msc. Wilson Valente da Costa Neto

Formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2005/II); Mestre em Engenharia Agrícola, área de concentração: Mecanização Agrícola, pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.Coordenador da comissão da Agronomia gestão 2008/2009 do CREA-RS; inspetoria de Pelotas. Áreas de atuação: Eng. Agrícola, Mecanização Agrícola, Ergonomia e Segurança, Processos Agroindustriais.

Visualizar Currículo